Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


01014015001 - Environment Commodities - Agropecuária x Goiás - Pivôs e Zona Livre de Aftosa no Circuito Pecuário do Centro-Oeste - CECOMP

27.05.2000

Environment Commodities x Agropecuária - Goiás
UJGOIÁS - http://www.ujgoias.com.br
Pivôs e Zona Livre de Aftosa no Circuito Pecuário do Centro-Oeste

Justiça atende Ministério Público e embarga pivôs em Aparecida de Goiânia

Atendendo ao pedido da promotora de justiça Miryam Belle Moraes da Silva, Atendendo ao pedido da promotora de justiça Miryam Belle Moraes da Silva, constante em ação civil pública ambiental, o juiz Desclieux Ferreira da Silva Júnior, da comarca de Aparecida de Goiânia, concedeu liminar no sentido de embargar o funcionamento de pivôs clandestinos instalados na propriedade rural de WiIly Vendeth, naquele município. Na ação, a promotora destaca que os pivôs foram instalados a partir da construção de uma represa em área de preservação permanente do Ribeirão das Lajes, que é o responsável pelo abastamento de água de Aparecida de Goiânia.

Na ação, Miryam Belle ressalta que a represa e os pivôs clandestinos estão provocando sérios danos ao meio ambiente, com a ocorrência de erosão em sulcos, o que provoca o assoreamento daquele ribeirão. Alem disso, argumenta a promotora de justiça, há "o risco de contaminação das águas por resíduos agrícolas,. inclusive agrotóxicos em razão da proximidade dos pivôs e das lavouras ao ponto de captação da Saneago colocando em risco o abastecimento de água. da cidade, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa"

Em sua decisão, o juiz destaca que os vários relatórios e fotografias incluídos nos autos, todos elaborados por profissionais dos órgãos ambientais de proteção ao meio ambiente e pela própria Saneago, "apontam de forma bastante preocupante os vários danos ao ecossistema que as atividades do requerido vem provocando em área de preservação permanente. Por conta disso, entendeu, "há a necessidade da imediata paralisação das atividades nocivas ao meio ambiente, que representam grande risco para o abastecimento de água da região e, principalmente, para a saúde da população.

Além do embargo de funcionamento dos pivôs situados na propriedade de WiIIy Vendeth, o juiz determinou que o proprietário protocole imediatamente o pedido de averbação de reserva legal junto aos órgãos competentes, bem como requeira, à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a outorga do uso da água da represa existente na sua propriedade, liberando, de imediato, 80% da água para as propriedades a jusante. Outras decisões do juiz em relação aos pedidos do Ministério Público dizem respeito à proibição de pulverizar as plantações com agrotóxico, à elaboração e execução de projeto de recuperação da área de preservação permanente ao longo do Ribeirão das Lajes, e ao afastamento do depósito de produtos químicos a urna distância mínima de 200 metros das margens do ribeirão.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público - CECOMP

Goiânia, 26 de maio de 2000 - 15:55

Organização Internacional de Epizootias (OIE) declara o Circuito Pecuário Centro-Oeste área livre de aftosa, com vacinação.

A 63ª sessão geral da OIE aprovou, dia 24, os pedidos brasileiros para que o Circuito Pecuário Centro-Oeste (Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal) fosse declarado área livre de aftosa, com vacinação, e o Circuito Sul, área livre sem vacinação.

A decisão era esperada com ansiedade pelos produtores goianos que, em festa, foram recepcionar no aeroporto o Governado que fora a Paris buscar o Certificado.

"É um momento histórico para a pecuária goiana, que, a partir de agora, terá melhor condição de conquistar o mercado externo, com perspectivas de dobrar as exportações de carne bovina nos próximos 12 meses" - afirmou o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura.

A certificação coincide com a 55ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.

Matéria compilada pela Consultoria de Conteúdo do UJGOIÁS.


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico