Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


01060000001- Environment Commodities - Belo Horizonte, Minas Gerais - Centro Cultural Maria Lívia de Castro - Projeto Latanet - da latinha à Internet

08/06/00 02:58:28

Environment Commodities - Belo Horizonte, Minas Gerais
Centro Cultural Maria Lívia de Castro

Projeto Latanet - da latinha à Internet

Hoje, no chamado "mundo da informação", o jovem passa uma parte do seu tempo ativo na escola e outra parte diante da TV, do computador, do rádio, jornais, revistas... e recebe um turbilhão de informações e imagens! Mas nem sempre é possível interpretar tantas mensagens que chegam até ele pelos meios de comunicação... Aprender a selecionar e a ler criticamente as mensagens, bem como a produzir e a veicular as próprias informações, idéias e opiniões faz parte da formação do cidadão participativo do mundo de hoje!

O que uma lata de alumínio tem a ver com um computador? O que o Renascimento tem a ver com a televisão? O que as matérias da escola têm a ver com a produção de um programa de rádio ou de um jornal? O que os meios de comunicação têm a ver com sua vida? São relações e reflexões como estas que o Projeto Latanet - da latinha à Internet vai provocar nos adolescentes participantes.

Produto de pesquisas sobre as possibilidades de interação entre os campos da Educação e da Comunicação, a metodologia do Projeto Latanet envolve o participante em um percurso no qual ele se torna capaz de produzir informações em diferentes meios e suportes de comunicação, como fotografias, jornais, programas de rádio e Internet. Durante o percurso o participante passa a perceber relações entre as ciências - os conteúdos das disciplinas da escola - com a arte, a vida cotidiana e a cidadania. Trata-se de uma ação educativa que procura preparar o sujeito para se situar em seu mundo de forma crítica e autônoma, atuante e participativa, sendo responsável por seu destino.

Depois de produzir informações e expressar suas idéias e opiniões através dos meios de comunicação os participantes do Latanet irão entrar em comunicação com jovens de outros lugares do mundo através da Internet. Nesta fase do projeto serão realizados debates entre os jovens, que além das questões sobre a própria Educação discutidas durante o projeto, irão debater também temas como "Infância, Adolescência e Mídia" e temas propostos pelos próprios jovens. Para animar os debates muitas fotografias produzidas artesanalmente pelos alunos.

A primeira exposição do material produzido pelos alunos já está programada para julho e reunirá vários tipos de "câmeras escuras" construídas a partir de modelos usados por pintores no Renascimento (inclusive uma câmera gigante para várias pessoas), câmeras fotográficas artesanais - construídas com latas de alumínio e outros materiais reciclados - e fotografias produzidas nestas câmeras. No segundo semestre os alunos irão produzir dois programas de rádio - que serão veiculados em uma rádio de Belo Horizonte - e um jornal-xerox.

Latanet – da latinha à Internet. Participe com a gente desse desafio!!!


Projeto Latanet

Centro Cultural Maria Lívia de Castro

Rua Tereza Motta Valadares, 603 – Buritis Belo Horizonte/MG – CEP 30.575-160

FAX.:(0**31 377-2864)

e-mail: ccmlc@net.em.com.br

As atividades do projeto terão início no dia 29 de março e serão realizadas no Centro Cultural Maria Lívia de Castro. Será um encontro semanal, de 14:30 hs às 17:30 hs, e o aluno que se inscrever para a seleção terá que optar na carta pela 3ª ou 5ª feira. O projeto Latanet vai contar com a participação de 4 alunos da APAE/Contagem, além de 01 professor da própria APAE/Contagem, 01 professor da rede pública e 01 professor da rede privada de Belo Horizonte. Os professores serão sensibilizados para a importância da introdução de novas práticas pedagógicas em seu trabalho.

Contatos para maiores informações:

· Associação Educacional e Cultural Oficina de Imagens

Bernardo Brant – 0**31 222-9061; Luiz Guilherme Gomes – 0**31 463-5435 / 9949-2673

· Centro Cultural Maria Lívia de Castro - 0**31 378-8470

Divulgado por Joelma Cavalcanti email:jorj@gbl.com.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico