Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


01064000001 - Environment Commodities  - 22 de Abril - Dia da Terra - Trade Emission e Carbon Sequestration - REDE INTERAMERICANA DE RECURSOS HÍDRICOS - Tradução Por Maria do Carmo Zinato

Environment Commodities  - 22 de Abril - Dia da Terra

Trade Emission e Carbon Sequestration

REDE INTERAMERICANA DE RECURSOS HÍDRICOS
 www.iwrn.net  e www.waterweb.org

REDE IPANEMA ÁGUAS - ipanema-aguas@eGroups.com

Tradução Por Maria do Carmo Zinato*

O ambiente onde vivemos é um só. Pensando assim, celebrar o dia da Terra é também celebrar a Água. Defender a Terra, é defender as populações que sofrem com as mudanças climáticas, causadas pelo aquecimento global, mas que usam a água como instrumento de catástrofes: inundações, derretimento da capota polar, tempestades, erosões, etc. Assim, trago a vocês algumas informações traduzidas do www.earthday.org, para fomentar idéias sobre como mostrar a interrelação entre poluição atmosférica e água, aquecimento global e água, na mídia e nos grupos, lutando pela mesma causa comum que é a saúde do meio ambiente (incluindo o homem).

Bom proveito!

Maria do Carmo Zinato

Dia da Terra - 22 de abril

No dia da Terra, mais de meio bilhão de pessoas em todo o mundo estará nas ruas erguendo sua voz contra a destruição ambiental e o aquecimento global, um problema ecológico significativo que pode arruinar todo o seu milênio.

O aquecimento global é uma questão complexa e longe de ser alcançada, mas os básicos são:  nosso consumo de combustível fóssil causam gases como o Dióxido de Carbono que se acumulam na atmosfera da Terra. Isso acelera o efeito estufa e aumenta a temperatura do planeta. Acredite: isso não é bom. Nós estamos recebendo um chamado de alerta na forma de mudanças climáticas significativas, frequentemente destrutivas. A menos que nós comecemos a mudar de direção substancialmente agora, de combustíveis fósseis para energia renovável, os resultados serão muito mais catastróficos do que ter suas férias no Disneyworld destruídas por um furacão louco.

As boas novas são que juntos podemos fazer algo! O Network do Dia da Terra e seus afiliados globais estão usando a rede de trabalho eletrônica, de base, para organizar eventos, planejar estratégias e compartilhar soluções que centrem o tema Energia Limpa Agora! A Internet está realizando um papel importante, permitindo-nos alcançar e mobilizar um audiência internacional enorme  mais efetivamente do que nunca.

1. Eventos que iniciam no fim de semana 8/9 de abril incluem:

1. EUA: Feira da Terra 2000 - Washington, D.C. - 22 de Abril

Agora é tempo de lutar contra o aquecimento global antes que seja muito tarde. Um multidão no evento no Mall enviará uma mensagem de que todos queremos Energia Limpa agora!"

2. Itália: Para despertar a consciência para a poluição atmosférica e a necessidade de melhores opções de transporte, será iniciada no dia 8 de abril a campanha "Cidades sem Carros"  da Legambiente em 500 cidades italianas. Mais de 2000 ruas no país serão fechadas, incluindo aquelas próximas da conhecida Piazza del Popolo em Roma, onde se esperam 100 mil participantes para tranformara a área em uma grande feira de entretenimentos, jogos, alimentos e informação educativa no dia 9.

3. África do Sul: Alertando para uma transição nacional para a produção de combustível mais limpo e tecnologias de energia limpa, o Ground Work está coordenando um rally no dia 15 de abril em centros de cidades do South Durban para reunir os residentes afetados pela poluição de óleo das refinarias dali.  Um dossiê de preocupações sobre as refinarias de óleo será apresentado aos representantes das companhias de combustível fóssil operando no Sul da África, como parte do esforço "Comunidade luta para um Futuro de Energia Limpa" do Dia da Terra 2000.

4. México: atividades em todo país começarão no dia 12 de abril com uma coletiva de imprensa e terminarão nos eventos do fim de semana de 15/16 de abril. Um rally de bicicletas na manhã do dia 15 circulará o Parque Chapultepec na Cidade do México. O rally será seguido pela inauguração oficial de eventos que incluirão apresentações, concertos e plantio de árvores. Estima-se que um milhão de pessoas participará das festividades.

Contato para divulgar eventos:

Anne Roda - International Communications Coordinator -  Earth Day Network - Email: anne@earthday.net

Como tudo começou

O dia da Terra 2000 marça o 30o aniversário do nascimento do movimento ambientalista moderno. Entre outras coisas, 1970 nos EUA, trouxe consigo o advento da fibra ótica, "Bridge Over Troubled Water",  Apollo 13, o último álbum dos Beatles, a morte de Jimi Hendrix, o nascimento de Mariah Carey e a fusão de combustível na planta nuclear do  Rio Savannah, perto de Aiken, Carolina do Sul - um incidente não reconhecido oficialmente por outros 18 anos.

O fundador do Dia da Terra, Gaylord Nelson, na época um senador dos EUA de Wisconsin, relembra sua motivação em propor o primeiro protesto ambiental nacional: "O objetivo era organizar uma demonstração nacional da preocupação pelo meio ambiente tão grande que sacudiria o estabelecimento político e forçaria a entrada dessas questões em sua agenda. Era uma aposta, mas funcionou."

Numa época em que os americanos estavam esbanjando gasolina nos sedans V8. A poluição do ar era aceita de modo geral como o cheiro da prosperidade.  O meio ambiente era um mundo que aparecia muito mais frequentemente em abelhinhas do que nos noticiários. Até 1970... quando 20 milhões de americanos encheram as ruas e parques e auditórios para se manifestar em nome da saúde e do meio ambiente. Dennis Hayes, o coordenador nacional, e sua equipe jovem, organizou vários rallies de costa a costa. Milhares de faculdades e  universidades organizaram protestos contra a deteriorização do meio ambiente. Grupos que estavam lutando contra vazamento de óleo, poluição industrial e geradores de eletricidade, esgoto sem tratamento, lixo tóxico, pesticidas, a perda da vida selvagem, e a extinção de espécies, de repente constataram que compartilhavam os mesmos valores.

O Dia da Terra de 1970 conseguiu um raro alinhamento político, com apoio de Republicanos e Democratas, ricos e pobres, cidadãos e campesionos...

O primeiro Dia da Terra levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e a passagem dos Atos do Ar Puro, da Água Limpa e de Espécies Ameaçadas.

O Senador Nelson foi premiado com a Medalha Presidencial de Liberdade - a honra mais alta dada a um ciivl nos EUA - por seu papel como fundador do Dia da Terra.

Maria do Carmo Zinato é Arquiteta-UFMG- Mestre em planejamento urbano e rural pela Technical University of Nova Scotia (Canadá). Assessora de Planejamento Municipal de Ponte Nova, Professora da Universidade Federal de Viçosa, coordenadora do projeto nacional Adote uma Bacia junto à SRH/MMARHAL, pesquisadora visitante do Florida Center for Environmental Studies email: mariacz@ces.fau.edu.

"Fonte d'água" é o Serviço de Informações sobre ÁGUA em português do
FLORIDA CENTER FOR ENVIRONMENTAL STUDIES - www.ces.fau.edu

Rede IpanemaAguas- coordenação Ninon Machado email

lemefranco@ax.apc.org -   ipanema-aguas@eGroups.com


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico