Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


01067000001 - Environment Commodities  - Madeira Certificada - Grupo de Empresas Cria Demanda para Madeira Certificada - Por Elizabeth Gut

Environment Commodities  - Madeira Certificada

Convite

Grupo de Empresas Cria Demanda para Madeira Certificada

Por Elizabeth Gut*

O Brasil, maior consumidor de madeira tropical do mundo e com fama de vilão na destruição das florestas, é o primeiro país em desenvolvimento a desenvolver uma significativa demanda interna por madeira com selo de procedência ambiental e social. A fundação do grupo Compradores de Madeira Certificada acontecerá dia 11 de abril de 2000 em São Paulo.

O grupo reunirá empresas com a intenção de comercializar produtos de origem florestal certificados (madeira, papel, embalagens, etc.), na medida em que estes produtos estiverem disponíveis no mercado. As empresas assinarão compromissos de médio ou longo prazo para adquirir madeira com selo do FSC (Conselho de Manejo Florestal), o mais conhecido e respeitado mundialmente.

Em outubro de 1999, em um encontro realizado em Manaus com a presença do Banco Mundial e outras instituições financeiras públicas e privadas, a ONG Amigos da Terra–Programa Amazônia foi encarregada de conduzir o processo de criação do grupo de empresas, que já existe em 12 países do Hemisfério Norte. Varias entidades ambientais e sociais – como Imazon, Imaflora, SOS Mata Atlântica, WWF-Brasil, Greenpeace-Brasil, FASE e sindicatos – apoiam ativamente a criação do grupo.

No encontro de fundação, as empresas irão definir as normas e o calendário que cada setor econômico utilizará para atingir os objetivos de longo prazo, com base na disponibilidade de matéria-prima. Pelo menos quarenta empresas participarão da reunião de fundação. O grupo assistirá as empresas participantes na obtenção do acesso aos produtos florestais certificados, estimulando seus fornecedores a obter a certificação de suas florestas.

Roberto Smeraldi, coordenador de Amigos da Terra – Programa Amazônia e diretor do grupo, declarou:

 "Depois de demonstrar, ao longo desta década, a ilegalidade de 80% da madeira da Amazônia brasileira, estamos agora demonstrando à indústria que os ambientalistas têm também capacidade para trabalhar nas soluções. A demanda para madeira certificada já é uma realidade no Brasil. Agora é tarefa dos produtores conseguir atender essa demanda".

Coletiva de Imprensa no dia 11 de abril em São Paulo (16horas)

A reunião de fundação será realizada em 11 de abril no restaurante Rubaiyat (Al. Santos, 86), que a partir desta data utilizará exclusivamente carvão com certificado do FSC. A coletiva de imprensa será no mesmo local das 16h00 às 17h00. Os jornalistas poderão se registrar via fax ou telefone (veja contatos abaixo). Maiores informações sobre a iniciativa e as empresas estarão disponíveis para a imprensa através do site www.amazonia.org.br/compradores .

Registros com Elizabeth Gut - Rua Bento de Andrade, 85 - 04503.010 – São Paulo – SP – Brasil - Tel.: 55 11 3887.9368 – Fax.: 55 11 3884.2795 Compradores@amazonia.org.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico