Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


02036000001 - Space Commodities  - São Paulo - Instituto Paulo Freire e Universidade da Água - Programa de TV - Reciclagem da Cidadania

19/06/00 20:53:04

Space Commodities  - São Paulo
Instituto Paulo Freire e Universidade da Água

Programa de TV - Reciclagem da Cidadania

O projeto Reciclagem da Cidadania é um programa semanal de TV que pretende promover três aspectos da cultura nacional que mostram a defasagem do Brasil em relação aos países desenvolvidos:

Estas questões, fundamentais para o desenvolvimento do País, não dizem respeito apenas à preservação do meio-ambiente ou do equilíbrio ecológico, mas à valorização da própria Natureza Humana.

Não é suficiente, num país como o Brasil, fazer a reciclagem do lixo: precisa-se também fazer uma reciclagem da cidadania, promovendo, antes de mais nada, o ser humano e o cidadão.

O Brasil "joga no lixo", todo ano, R$ 4,6 bilhões, ao mesmo tempo em que uma parcela de sua população vive na miséria. Por outro lado, muitos daqueles que vivem de catar lixo o fazem sem qualquer proteção, sem estarem organizados em cooperativas, sem terem reconhecida sua dignidade humana.

OBJETIVOS E FILOSOFIA DO PROGRAMA

Desta forma, o programa estará atraindo a atenção da imprensa, governos, empresas compromissadas com o meio-ambiente e a cidadania, instituições e organizações nacionais e internacionais, de acordo com a ECO 92, ao valorizar um tipo de riqueza até hoje ignorada pela opinião pública em nível nacional: a educação ambiental e o material reciclável e reaproveitável.

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

O programa é participativo e apresentado a cada semana em um município diferente, onde grupos da sociedade organizada de duas cidades (ONGs, escolas, Soc. Amigos de Bairro, cooperativas etc.) realizam gincanas competitivas, com premiações semanais.

A disputa consiste em mostrar as realizações de cada município na área da educação ambiental e, especialmente, da reciclagem.

O programa é dividido em quadros e apresenta, na prática, cenas relacionadas aos seguintes temas:

Os materiais básicos usados nas atividades e trabalhos exibidos são sucatas, material reciclável e reaproveitável.

Público-Alvo

O programa destina-se a dois tipos de público:

Faixas etárias atingidas: todas – crianças, adolescentes, adultos, meia- e terceira idade.

PROPOSTAS ESPECIAIS ADICIONAIS A SEREM ESTUDADAS

Subprodutos vinculados ao programa:

IDEALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO

Idealização: Maria Aparecida Gomes, vinte anos de atuação profissional como orientadora social, presidente de entidade em defesa dos direitos constitucionais, Conselheira Tutelar e membro da Subcomissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP.

Educação Ambiental, Arte e Reciclagem. O programa de televisão que vai envolver o Brasil inteiro numa imensa gincana educativa, divertida e lucrativa pela educação ambiental, a reciclagem do lixo e a cidadania.

Idealização: Maria Aparecida Gomes

Parcerias: Instituto Paulo Freire

Universidade da Água

Apoio: Emerson Iser Bem (Campeão da São Silvestre)

Cempre

Tel. (011) 3497-6544 ou 9722-0412

Av. Santo Amaro, 4.162 - 04556-000 São Paulo - SP

Paulo Olivie - e-mail reciclo@bol.com.br - lcgp@uol.com.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico