02053000003 - Space Commodities   - Seção Remember... - UJGOIAS - www.ujgoias.com.br - Quem não se comunica se estrumbica! - Por Amyra El Khalili 07/12/00


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br

Quem não se comunica se estrumbica!

Por Amyra El Khalili*

Ja dizia um dos maiores "genios" da comunicação de massa no Brasil,  Aberlardo Barbosa, mais conhecido como Chacrinha: "Quem não se comunica se  estrumbica!".

É fato que, com o advento internet, parece-nos que o mundo dominou nossas  casas, entrou pela porta da cozinha, passou pelo banheiro literalmente invadindo sua  praia.

Chacrinha já pregava, no seu estilo buzina e fantasia, o poder da  comunicação, a importância de ser didático e popular e a de falar os vários "dialetos" do portugues: a língua da doméstica, do professor, do engenheiro,  do empresário, do advogado, do economista, do médico e por ai vai, na  multidiciplinaridade que compõe os vários seguimentos da economia e da sociedade.

Poucos foram os que entenderam o recado continuamente dado por anos na  discoteca do Chacrinha, mas a estes poucos, muito de concreto foi  conquistado, são hoje os mais novos "bem sucedidos".

Agora a internet prova o quanto se estrubica quem não se comunica. Ou  melhor: quem não sabe e nunca se comunicou; quem sempre achou que o mundo se  resumia a uma sala de reuniões com meia dúzia de colegas com os mesmos  questionamentos e as mesmas conclusões; quem pensa que o mundo é dividido  por sexo, cor, raça, credo, e categoria profissional; quem quer fazer das  boas chances o clube das luluzinhas e dos bolinhas; quem se fecha em copas  nas idéias e toma de canudinho as idéias alheias, como vampiros no abismo de  sombras; quem tem mente de cabresto, cuja percepção escapa a verdade: a  de que sempre tivemos duas divisões reais, tal qual num jogo de futebol -o time dos bons e o time dos maus.

Outra lição do velho guerreiro foi o carisma, a tolerância, e o espaço que  abria para novos talentos, artistas e nomes. Dessa escola que o maior  comunicador deste país nos deixou, tiramos a liçao da ajuda mútua, o  carro-chefe que empurrará para o sucesso uma gama de pessoas que podem e  devem escrever a história da economia brasileira sem corporativismos classistas e posicionamentos elitistas.

A multidiciplinaridade será a alavanca principal, a única ferramenta capaz  de dar novo impulso a roda, ha séculos enferrujada, mas que hoje move a  engrenagem financeira, a serviço de uns poucos em detrimento de muitos  outros.

E é na interdiciplinaridade, ou seja, na troca de conhecimentos com diversas  áreas de atuação e com base na experiência dos veteranos -dos bons guerreiros da Terezinha- que conseguiremos crescer, produzir e consumir conscientemente.

Alô, Alô Terezinha, a vida começa aos 50!

Amyra El Khalili, 35 anos (mas louca para chegar aos 50),  é economista, coordenadora do Projeto e da Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser - do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo e Universo Jurídico do Estado de Goias em parceria com Serrano Neves - email: amyra@netdoctors.com.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano.
Mas sem ele, o oceano seria menor..."   Madre Teresa de Calcutá

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico