Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


02060050001 - Space Commodities - Ouro Preto, Minas Gerais - Documento - XVIII SINCE -Simposio Nacional dos Conselhos Regionais de Economia - Construindo o Profissional do Século XXI - Interdisciplinaridade e novos requisitos do Mercado de Trabalho - Coordenado por Claudio Schuller Maciel 12/09/00

Space Commodities - Ouro Preto, Minas Gerais - Documento

XVIII SINCE  -Simposio Nacional dos Conselhos Regionais de Economia

Construindo o Profissional do Século XXI

Interdisciplinaridade e novos requisitos do Mercado de Trabalho

Coordenado por Claudio Schuller Maciel*

As profundas mudanças políticas, econômicas e sociais das economias centrais e periféricas nos últimos 20 anos acarretaram desafios de compreensão dessas nossas realidades e restrições de ingresso no mercado de trabalho por muitos profissionais. Suas formações especializadas, presas ao padrão fordista de produção, tornaram-nos inadaptáveis aos novos requisitos dos processos produtivos.

Nesse sentido, a necessidade de uma visão mais abrangente, associada ao termo "generalista", tem sido defendida como essencial. Ressalvando-se que tal visão não deriva de uma formação assemelhada enciclopedismo.

Ora, o ensino de economia, tal como praticado nos últimos 15 anos, veio ao encontro desse novo perfil intelectual e de atuação profissional. Sua pluralidade, sua capacidade de habilitar o profissional a tomar decisões em um mundo de inverteza é exemplar, e deve ser preservada.

As discussões em torno da denominada "interdisciplinaridade" podem ser incorporadas – enriquecendo-o – ao processo de formulação e implementação dos projetos pedagógicos das escolas de Economia. Tais discussões remetem a duas posturas de suma importância.

  1. trabalho interdisciplinar ou a capacidade de convívio entre profissionais especializados de várias áreas para, juntos, diagnosticar um objeto de estudo complexo e apresentar respostas;

  2. – aprendizado contínuo – aprender a aprender – ou desenvolvimento de capacitações de busca independente de conhecimentos e de resolução de problemas.

Proposta de intervenção Cofecon/Corecons

Claudio Schuller Maciel é professor e Chefe do Departamento de Teoria Economia do Instituo de Economia da UNICAMP – Diretor Administrativo da Fundação Economia de Campinas e Delegado do Conselho Regional de Economia – Corecon- Campinas, SP e Coordenador do Grupo de Interdiciplinaridade do Since - email:maciel@eco.unicamp.br

É importante registrar que a categoria econômica representada por suas entidades de classe está receptiva por contribuições e demonstrou o íntimo e ansioso desejo de aprofundar suas relações institucionais com os diversos setores que compõe da sociedade civil organizada pela construção de uma nova ordem econômica nacional.

Amyra El Khalili

Coordenadora do Projeto CTA - Consultant, Trader and Adviser - Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico