02125000003 - Space Commodities - Coletânea Reflexões JMA - Editora Paulus - É Possível Ser Feliz - Introdução - Por Vilmar Berna 27/01/01

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


Space Commodities - Coletânea Reflexões JMA
Editora Paulus

É Possível Ser Feliz - Introdução

Por Vilmar Berna*

"O simples fato de que a mensagem talvez nunca seja recebida não significa que não valha a pena ser enviada." Segaki

Para viver uma vida mais feliz e produtiva, ninguém precisa ser especialista ou técnico, ou ainda ingressar em urna religião ou adotar filosofia especial, pois felicidade não se aprende na escola, nem em livros, mas é uma responsabilidade consigo mesmo, verdadeira arte, que exige teoria, sem dúvida, mas principalmente prática diária.

Há pessoas que lêem livros sobre a felicidade, e depois reclamam que deles nada aproveitam. Deveriam examinar sinceramente a quem responsabilizar por isso, pois nem sempre a culpa é dos autores. Se você lê simplesmente um texto e ele deixa a certeza de que aquilo é bom e que um dia, quando tiver mais tempo, você vai se esforçar sinceramente para conquistar o que se propôs, então continuará lendo muitos livros e se esquecendo deles depois. Se você quer felicidade, comece a lutar por ela neste mesmo instante. Não espere um dia, no futuro, para começar; afinal, sua vida é vivida no agora e a qualquer momento — nunca se sabe qual poderá ser tarde demais para começar a ser feliz.

Não se trata de concordar ou não comigo, mas de assumir o compromisso com você mesmo de tornar a vida digna de ser vivida, pois só nos convencemos quando queremos nos convencer. Ou seja na verdade ninguém, convence ninguém, pois ouvimos e compreendemos em função de nossos valores, convicções, preconceitos e educação pessoal.

Foi isso que um médico descobriu ao tentar provar a um grupo de alcoólatras que o álcool fazia mal para a saúde e podia até matar. Ele colocou sobre a mesa dois recipientes idênticos de vidro, um com água pura e outro com álcool. Pôs então um pequeno verme num dos frascos e os alcoólatras observaram atentamente o animalzinho nadar de um lado para o outro, até aproximar-se da parede do recipiente e arrastar-se tranqüilamente para a borda. O médico então pegou o mesmo verme e o colocou no recipiente cheio de álcool. O animal contorceu-se e morreu em seguida sob as vistas de todos.

Satisfeito pelo efeito conseguido, o médico perguntou:

— Aí está. Qual é a moral da história?

Meio encabulado, um ouvinte levantou o dedo e arriscou:

— Doutor, deduzo que se a gente bebe álcool, nunca tem vermes.

Mudar comportamentos e pensamentos é tarefa difícil e intransferível. Você pode até compreender, concluir que precisa mudar, mas muitas vezes seu comportamento o contradiz. Estas contradições, no entanto, não devem fazê-lo se sentir culpado ou infeliz. Você está tentando mudar e ser feliz, e isso é o que importa. E, depois, são essas contradições e diferenças que tornam as pessoas tão interessantes e fazem a vida palpitar. Assumir os paradoxos e diferenças é o primeiro esforço de qualquer um para alcançar a tranqüilidade, despreocupação e tolerância suficientes para se dedicar à principal tarefa de nossa existência: ser feliz.

O livro: É possível ser Feliz

Escrevi este livro de coração aberto, sem pretensões de fazer uma obra técnica ou dirigida a intelectuais ou especialistas. Minha intenção é contribuir para que as pessoas e o mundo se tornem um pouco melhor. "É possível ser feliz" foi escrito antes de "O desafio do mar" e "A parábola da felicidade" e serviu de base para estes outros dois livros, mas só agora reuni coragem para publicá-lo. Espero que você goste e que ele seja útil de alguma forma em sua vida, Se "É possível ser feliz" ajudar você a ser uma pessoa um pouco mais feliz — por menor que seja esse pouco — , então terá valido a pena publicá-lo.

Sobre o Autor

Vilmar Berna nasceu em 11/10/56, em Porto Alegre (RS) e mora em Niterói, no estado do Rio de Janeiro e tem dois filhos, Leonardo e Gustavo. Em 1999, foi homenageado pela ONU com o Prêmio Global 500 de Meio Ambiente, sendo o único representante ambientalista do Brasil e da América do Sul naquele ano. Entre os laureados com o Global 500 da ONU estão Chico Mendes, Betinho, Margareth Mee e Fábio Feldmann, entre outros. Recebeu ainda moção de aplausos do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por suas contribuições para a 'formação da cidadania ambiental planetária'.

Vilmar fundou inúmeras entidades como as ONGs ambientalistas, sem fins lucrativos, Univerde e Defensores da Terra, quando criou e coordenou projetos como Vamos Tirar a Natureza do Papel, SOS Lagoas, Terralerta, Gincana do Lixo, Campanha Adote Uma Árvore que resultaram em maior conscientização da sociedade para os problemas do meio ambiente. Fundou e preside a Coopernatureza – Associação Cidadã dos Cooperadores Pela Natureza e o Instituto Cidadão dos Voluntários Ambientais, ambos com sede no Estado do Rio de Janeiro. Também foi fundador do Clube dos Amigos do Planeta. Criou o Projeto PRO-AMB – Programa Estadual de Apoio às ONGs Ambientalistas no Estado do Rio de Janeiro.

É jornalista e edita desde janeiro de 1996 o Jornal do Meio Ambiente, um veículo especializado, de circulação nacional, destinado aos multiplicadores de opinião em meio ambiente no Brasil. O site do Jornal (www.jornaldomeioambiente.com.br) tem recebido prêmios nacionais e internacionais como o melhor site de meio ambiente da internet brasileira. Fundou e é um dos coordenadores da Ecomídias - Associação Brasileira das Mídias Ambientais, um movimento independente pela democratização da informação ambiental no Brasil. Em 1999, foi eleito, pela segunda vez, Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, sendo responsável pela criação de núcleos de jornalismo ambiental no Estado. Também foi o articulador e incentivador da criação de diversas redes de discussão na internet, especialmente as Redes Ambiente-BR, sobre meio ambiente no Brasil e de redes regionais como Ambiente-RJ, Ambiente-SP, Ambiente-AM, entre outras.

Escritor, em 1979 publicou O Livro do Camping - O Prazer da Vida ao Ar Livre pela Editora Tecnoprint e, a partir de 1986, publicou dez livros pela Editora Paulus: O Desafio do Mar já está em 10ª edição, É Possível Ser Feliz, em 3ª edição, foi traduzido para o espanhol, circulando na América Latina desde 1995, assim como a série de cinco livros da coleção "Conversas Para Quem Não Tem Tempo", com os títulos Deus Existe?, Bicho Tem Alma?, Por Que eu Nasci?, Quem Ama Também Briga?, Por Que Deus Não Acaba com a Pobreza?. Publicou ainda Ecologia Para Ler, Pensar e Agir, O Tribunal dos Bichos (3ª edição) e Parábola da Felicidade (4ª edição).

Atuou por mais de sete anos como Consultor Parlamentar de Meio Ambiente no Gabinete do Deputado Estadual Carlos Minc (PT/RJ) e na Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, sendo responsável pela elaboração de inúmeros projetos de lei em meio ambiente, transformados em Lei no Estado. Como consultor ambiental da presidência da FAMERJ (Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro) criou e coordenou a Campanha Aliança Pela Vida, de combate à fome e ao desemprego, em cooperação com Betinho. Coordenou o curso de educação ambiental para o setor ONGs/Entidades de Classe como parte do programa Reconstrução Rio (Feema/Multicoop). Coordenou o setor de Educação Ambiental e Projetos Comunitários da Companhia de Limpeza da Prefeitura de Niterói (RJ), quando implantou o projeto Sábado É dia de Faxina nas comunidades de baixa renda de Niterói. Como Diretor de Meio Ambiente na Prefeitura de São Gonçalo, lançou as bases da atual Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Como consultor ambiental, tem contribuído para que empresas públicas e privadas adotem princípios ambientalistas nas suas administrações. Como consultor pelo PNUD (Programa da ONU para o desenvolvimento) tem contribuído nos componentes de Educação Ambiental e Comunicação do PDBG - Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente/RJ. Como consultor da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade de Niterói (RJ), tem contribuído com planejamento estratégico ambiental. Como consultor da INB, tem contribuído para a implantação da Política Ambiental com enfoque holístico e sob princípios ambientalistas. Como consultor da INB tem contribuído para a implantação da Política Ambiental da empresa, apropriando à gestão empresarial conceitos ambentalistas.

Coletânea Reflexões JMA -Jornal do Meio Ambiente

A Rede CTA-UJGOIAS estará editando o livro É possivel ser Feliz de Vilmar Berna produzirdo já a uns 10 anos, na forma de livro pela Paulus e que já está na 3ª edição (traduzido para o espanhol, circula na América Latina, a partir da Venezuela, desde 1995) como parte da Coletânea Reflexões JMA - Jornal do Meio Ambiente.

Abaixo segue a relação dos textos, e boa leitura!

A felicidade vem de nós

A natureza cria os prazeres, nós os excessos

Precisamos recarregar nossas baterias na natureza

É preciso liberdade para ser feliz

O prazer está na felicidade, mas a felicidade não está no prazer

Compreendendo nossos instintos

Deixe a cauda vir atrás de você

A descoberta do amor

O amor não exclui os conflitos

Podemos transformar o mundo. Importa saber se queremos

Verdadeira é a religião que nos conduz à felicidade

Uma mensagem do Oriente Linha direta com o Vilmar: Correio eletrônico: vilmarberna@jornaldomeioambiente.com.br

Home page: http://www.jornaldomeioambiente.com.br

Tel/fax: (21) 610-2272/7365 Celular: (21)9994-7634

Endereço para correspondência: Travessa Gonçalo Ferreira, 777 (casa da Ponta da Ilha), bairro Jurujuba, Niterói, RJ CEP 24370-290


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"A hora em que você precisa fazer alguma coisa é quando ninguém
mais quer fazê-la ou quando todos dizem que é impossível."      Eudora Welty

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico