Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


03004053001 - Environment Justice x Commodities - Seção Remember... - Programa TV Comunitária - ECONOMIA DIA A DIA - 04.Jan.2000 - Transcrição da Entrevista - Os Economistas e o Projeto CTA - Por Jairo Silva 15/08/00

Environment Justice x Commodities - Seção Remember...

Programa TV Comunitária - ECONOMIA DIA A DIA

04.Jan.2000

Transcrição da Entrevista

Os Economistas e o Projeto CTA

Por Jairo Silva*

Coordenado pela Economista Amyra El Khalili, o projeto CTA 51; Consultant Trader and Adviser, que visa a criação de uma bolsa de commodities ambientais, está ganhando cada vez mais força dentro da sociedade. Para esclarecer os objetivos desse projeto, a Economista concedeu uma entrevista ao nosso programa Economia Dia-a-Dia, que vai ao ar semanalmente na TV Comunitária e que o Informe/ESP reproduz a seguir, na íntegra:

O que é o CTA?

O projeto CTA nasceu dentro do Sindicato dos Economistas com o objetivo de valorar a categoria econômica.

Necessariamente para ser CTA não é&127;preciso ser economista. Os CTA´s são geradores de negócios dos mercados futuros e de capitais e o seu objetivo é ter uma equipe multidisciplinar, com vários profissionais, engenheiros, agrônomos, pesquisadores florestais e advogados para discutir a questão financeira, o mercado de bolsas e os mercados ambientais, que são os novos mercados.

As commodities ambientais são mercadorias originadas de recursos naturais e envolvem sete matrizes: Água, Energia, Biodiversidade, Minério, Reciclagem, Emissão de Poluentes e Madeira.

O que envolve esse complexo?

São os insumos essenciais para a produção industrial e agrícola, quer dizer, sem esses insumos não existe produção industrial e/ou agrícola no mundo. Elas estão correlacionados diretamente com a qualidade de vida, geração de empregos, meio ambiente e, inclusive, com a industrialização. É o que move a sociedade capitalista, hoje, no mundo.

Essa é uma proposta do projeto CTA para o inventário da Mata Atlântica, como uma solução para a questão da extração ilegal dos produtos da mata. Então nós chegamos à conclusão que seria necessária a criação de um grande centro de comercialização que exigisse a certificação e a qualidade dos produtos e que esses produtos não fossem extraídos ilegalmente. Não adiantaria só ter regulamentação, legislação, normas e regras, até porque o mercado é soberano e fala acima das regras e normas.

Portanto, concluímos que seria necessária a criação desse centro de comercialização.

O nome Bolsa se dá em função de que?

Esse centro de comercialização reuniria o conhecimento das melhores e maiores Bolsas de Commodities, Valores e Mercadorias do mundo. Seria necessário realmente haver um profissionalismo, uma marca, um trabalho de marketing, equipes multidisciplinares, compradores, vendedores, ou seja, tudo o que move o mercado, tudo o que é&127;preciso para se ter um mercado organizado. Por isso é que a proposta chama-se Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais. O nome inclusive está em Inglês em função também da globalização.

Essa Bolsa estaria colocando no mercado internacional todos esses produtos. Estaria colocando a leilão no mercado internacional com o aval de bancos estrangeiros, inclusive papéis do Banco do Brasil. Sem o Banco do Brasil nenhum banco estrangeiro financia o "risco Brasil" e é necessária a participação do Governo nesse processo, goste ou não a sociedade.

Qual é o papel do Economista nesse projeto?

O papel do Economista no projeto CTA é justamente criar a inter-relação entre as outras profissões. Ter uma identidade, se valorar enquanto profissional e dar um suporte para todas as outras atividades. Esse projeto nasceu no Sindicato dos Economistas porque ele é eminentemente econômico. Pensa, raciocina e age de forma econômica. Ele pensa macroeconomicamente e microeconomicamente. O papel do Economista também é de educador da sociedade para que ela tenha o seu plano econômico. Para que ela participe do processo econômico do País, de mudança de valoração. É importante que o Economista tenha uma identidade, a partir do momento em que a profissão de Economista perdeu a sua identidade ao longo dos anos. Muitos Economistas são especialistas em Indústria, Agropecuária ou área de Treinamento e Qualidade Total e acabam se confundindo com as outras profissões e perdendo a sua identidade. O projeto tem a função de resgatar e fazer com que o Economista dê apoio às outras atividades porque ele não é soberano. Ele não é o dono da verdade, ele tem que discutir com a sociedade e a sociedade tem que participar também do processo da responsabilidade da decisão do projeto econômico.

Também não dá só para delegar ao Economista a responsabilidade social por todo plano econômico do país. Não é ele quem decide sozinho. Ele tem que dividir essa responsabilidade, essa decisão com a sociedade e o projeto CTA tem essa função: interagir com outros grupos, com outras categorias, com outras atividades e dividir os seus projetos em equipes multidisciplinares.

Este texto é a transcrição da entrevista no Programa Economia Dia a Dia com apresentação do Jornalista Jairo Silva

Economia Dia a Dia

O programa Economia Dia a Dia foi ao ar em agosto de 1999, durante as comemorações do dia do Economista. Uma iniciativa do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, o programa aborda temas de interesse da população. Avaliando a Conjuntura Econômica, o Índice de Custo de Vida e traduzindo palavras e expressões do economês numa linguagem simples e acessível, o programa procura acima de tudo prestar serviço ao cidadão.

Economia Dia a Dia aborda também assuntos de interesse da categoria. O programa vai ao sempre na primeira terça-feira do mês, às 22h 30min, com a reapresentação quinze dias depois.

O programa é apresentado pela jornalista Sandhra Mello e tem direção de Jairo Silva. Economia Dia a Dia é produzido pela Idea Produções e é uma realização do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo.

Jairo Silva* -É diretor do programa Economia dia a dia, porduzido pela Idea Produções- Email: idea-p@uol.com.br

É sempre bom relembrar...


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico