Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


03027000025 - Environment Justice x Finance - Aqui! - Polêmica www.aqui.com.br - Justiça Ecológica (lógica à brasileira!) - Por Marcelo Baglione - 25/07/00 15:49:29

Environment Justice x Finance

Aqui!  - Polêmica www.aqui.com.br

Justiça Ecológica (lógica à brasileira!)

Por Marcelo Baglione*

Sou um entusiasta deste "tutti fruti" chamado Brasil.

Encanta-me a afetividade e o mixer étnico que nos forja até a alma. É o caráter sincrético deste povo que criou goiabada com queijo, farofa, cozido, feijoada, carnaval e — o verdadeiro — futebol que me seduz.

O Brasil é um país tão especial que consegue criar situações simultaneamente surreais e cômicas. Verdadeiras contradições fazem parte de nossa cultura tragicômica.

Neste mês de junho, comemorou-se o aniversário de 30 anos do tricampeonato no México.

Veja só o que aconteceu...

Naquele tempo, no finalzinho dos anos 60, João Saldanha, um declarado comunista cuja sensibilidade futebolística estava acima de qualquer suspeita, foi convidado para ser o técnico da seleção brasileira, numa época em que a cidadania estava sendo amordaçada e acuada por um regime militar cruel. Este inesquecível botafoguense terminou armando a espinha dorsal do tri, mas pagou um preço alto por suas posições.

A utopia , então, chegou ao fim. O Saldanha saiu antes da copa, o Pelé não era míope e o Dada Maravilha, o Peito de Aço Dada beija-flor — o centroavante do General Medice que fazia gol que só uma máquina — foi convocado por Zagalo que levou as "feras do Saldanha" ao tri.

Os comunistas não comeram as nossas criancinhas: a seleção brasileira é que terminou papando todos os seus adversários. Inclusive a Tchecoslováquia e a Romênia. A seleção nem tomou conhecimento do regime, e passou o rodo neles.

Ditaduras e o esporte, tiranos e o futebol; na Romênia de Ceausescu foi muito pior.

Exemplo interessante, não?

Acho que este tutti fruti que nos forma é uma receita hora tão adocicada, hora tão apimentada que às vezes sofremos fortes indigestões de paradoxos.

Vou contar mais uma...contradição de nossa terra, este caldeirão mágico de todas as raças.

A situação ambiental no Brasil anda preta. Com exceção do Rio de Janeiro que, nos últimos dois anos, está "vermelha e preta": o bicampeonato do mengão pôs a pique, por mais um vez, a nau vascaína do colérico e linguarudo deputado Eurico Miranda que não se cansa de dizer besteiras que fedem e terminam caindo sobre sua própria cabeça.

Dias após esta retumbante glória rubro negra nos 50 anos do Maracanã, onde devem excetuar-se as vergonhas goleadas sofridas contra o Santos, um absurdo de fazer inveja ao Dali ocorreu em Brasília — mais um vez, Autista! Só poderia mesmo ser lá.

O brasileiro Josias Francisco dos Anjos, um humilde lavrador de 55 anos foi preso por raspar cascas da árvore Almesca; as mesmas seriam usadas num chá que ele daria à sua mulher que encontrava-se doente. Josias ficou sete dias presos na gaiola da Polícia Federal de Brasília, junto com bandidos por ter cometido este gravíssimo (???) crime ambiental, sendo penalizado a plantar cem árvores num período de dois anos. Este cidadão foi considerado CULPADO.

Enquanto isso, há bem pouco tempo, lá mesmo, em Autista/DF, o Olimpo de Z(d)eus Henrique II, um grupo de parlamentares liderados pelo deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), todos com imunidade parlamentar, tentaram criar a terra encantada da motosserra que reduziria dramaticamente a reserva florestal na Amazônia e no serrado amazônico.

A proposta foi rejeitada a custa de uma fragorosa indignação nacional.

A infecção é generalizada. A pústula que já estava à mostra, com este fato, abriu-se, expondo uma contradição doentia num corpo sócioambiental moribundo e depauperado por descalabros como este que só enlameiam a cidadania e a justiça no Brasil.

Gostaria que o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho respondesse:

Se tivéssemos que imputar uma pena para esta comissão que defende a "lei da motosserra" quantas árvores eles deveriam plantar em dois anos?

O que me deixa profunda consternado é saber que Moacir Micheletto e todos os seus "serraboys" são INOCENTES, enquanto que Josias Francisco dos Anjos é CULPADO porque não tem acesso à saúde, à justiça e a tudo que os parlamentares ecocidas tem a dar com rodo.

Hoje em dia, existe uma fístula em nossa organização socioambiental que mistura permissivamente os brasileiros decentes com toda a sorte de injustiças. Feliz, portanto, quem tem imunidade parlamentar nesta terra onde a justiça é igual a nossa capital e seus parlamentares: cega, surda e muda; lógica, porém, antiecológica.

Links sugeridos.

1. Lavrador é preso por raspar casca de árvore
http://www.oglobo.com.br/Pais/PAIS90.htm

2. REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL 5 deputados, 5 senadores 10 TRAIDORES

http://aqui.cade.com.br/polemica/20000524/polemica.htm

3. GREENPEACE: OS (POLÍTICOS) DESMATADORES

http://www.greenpeace.org.br/campanhas/sos_florestas/osdesmatadores/index.html

4. Comissão Mista do Congresso. DESMATADORES.

http://www.greenpeace.org.br/campanhas/sos_florestas/lista.html

Assinatura: A Petrobras gentilmente voltou a poluir a Baía da Guanabra com mais um derramamento de óleo. Será que impunidade e injustiça querem por a natureza à nocaute? Ultimamente, Ela só vem apanhando. Se depender de nossos políticos ecocidas, Gaia vai à lona rapidinho.

Marcelo Baglione é jornalista e escritor. Formado em Comunicação Social pela PUC/RJ. Assina a sessão Biosfera do site Aventure-se www.aventurese.com.br, no IG. Também assina as sessões Polêmica e Televisão/Documentário no Aqui! www.aqui.com.br. E-mail: mabaglione@rionet.com.br e paxbiosferica@rionet.com.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker
==================================================
Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico