Lgcta2.gif (7527 bytes)


Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br

03027000030 - Environment Justice x Finance - Coletânea - Série "A Doença do Racismo" - "Química de Pele" é uma questão de Amor - Por Amyra El Khalili - 26/07/00,15:37:21

Environment Justice x Finance - Coletânea

Série "A Doença do Racismo"

"Química de Pele" é uma questão de Amor

Por Amyra El Khalili*

São Paulo, 16 de Novembro de 1996

Querida Tia Irmã Maria do Carmo,

Estou enviando-lhe, conforme prometido à minha mãe, a coleção de revistas de trabalhos manuais, entre elas estão os livros "Mãos maravilhosas" que herdei de Tia Geralda, os mesmos foram guardados com muito amor e carinho durante 20 anos.

Tinha então apenas doze anos quando minha tia presenteou-me com seus preciosos livros, foi um estímulo para motivar-me a tricotar e crochetar, quando então invejava a habilidade dos dedos de suas alunas na igreja onde lecionava e sentia-me envergonhada por não saber fazê-lo. Afinal possuía o cargo de sobrinha da poderosa e consagrada professora. Como se não bastasse, a vergonha piorava por que além de poderosa e consagrada, a digníssima era também casada com o então não menos poderoso e consagrado Tio Geraldo. Isto mesmo, o Sr. Geraldo Costa das Indústrias Matarazzo. Não era dono do império mas tinha fama e delegava mais que o próprio.

Ora querida Tia não me pergunte por que. É tudo muito simples,poder, fama e consagração de fato não se consegue com dinheiro, mas com credibilidade, muito trabalho e um histórico de vida construído com humanísmo e muito respeito ao próximo.

Foi assim a vida deste casal, foi também esse o espelho de família que um dia quis dar ao meu filho Gustavo. Viver uma vida simples, humilde, porém digna, ser feliz com o que tem e brigar pelo que lhe é de direito comunitariamente. Não com o umbigo.

Mas o destino não foi tão generoso comigo, escolhi mal o parceiro. O Sérgio era muito desorientado, triste e amargurado, também não tinha nenhum referencial de família, era filho de uma mulher negra com um homem branco muito racista que nunca o assumiu, sempre carregou no coração muito ódio e preconceito. Quando o menino nasceu as coisas pioraram, as dívidas aumentaram e perdi o controle sobre as contas, por que tinha que dar atenção ao bebê.

Minhas Tias Geralda e Maria do Carmo devotas em seu sacerdócio sempre me ensiram a rezar para conquistar a serenidade e equilíbrio nas soluções dos problemas. Segui seus conselhos e tomei decisões radicais como por exemplo me separar, trocar de profissão (de Dançarina de Shows para Economista), e voltar para a casa da Dona Elisa.

Voltar para a casa da Dona Elisa foi a parte mais complicada, é um capítulo que não interessa. Você assistiu aquela novela mexicana Maria Mercedez? Isto mesmo se encaixa. Vamos pular esta parte.

Como todos nós assistimos em Maria Mercedez, muita choradeira, pouca reza e nada de útil. Mais uma vez o espelho de família relfletiu no meu consciente. Meninos precisam de pai, meninos são pequenos homens...meninos, meninos, meninos, bem; o casal Costa tinha 03 meninos lindos, era apaixonada por todos eles, então projetei para o meu ter a criatividade e sensibilidade do Eduardo, o espírito empreendedor e agressivo para os negócios do Maurício e a disciplina e conduta do Zé Airton, temperado com a paciência e pré-disposição da Tia Geralda e uma boa pitada de credibilidade e liderança do Tio Geraldo, sem a teimosia é claro, da Dona Elisa, dela ele levaria a metodologia e técnica.

Ora mas como? Que pergunta minha Tia, é muito simples. Tudo isso só é possível com uma família normal, com pai, mãe, irmãozinhos, hora para comer, lazer, escola e todos os predicados que o casal Costa "tem".

Minhas Tias Geralda e Maria do Carmo sempre me disseram que tudo o que você pede pra Deus ele manda. Cuidado pra não pedir besteira!

Pedi uma família pro meu menino, e Deus mandou uma Mãe Di e um Pai Lico através da linda Dulce, e por ironia do destino e o inconformismo dos "racistas", eles são belíssimamente negros, lindamente Africanos e orgulhosamente Guerreiros.

Quanto ao meu menino?

Está ótimo. É devoto de Nossa Senhora Aparecida, tem a criatividade e a sensibilidade do Eduardo, o espirírito empreendedor e agressivo para os negócios do Maurício, a disciplina e a conduta do Zé Airton, temperado com a paciência e pré-disposição da Tia Geralda. Está conquistando na escola e na vila a credibilidade e liderança do Tio Geraldo, a metodologia e técnica da dona Elisa está adquirindo na UNICAMP, mas a teimosia é impossível tirar. Bem, ninguém é perfeito!

Te amo muito minha querida. Sua sobrinha (que responsabilidade!)

Amyra

Amyra El Khalili é economista e coordenadora do Projeto Consultant, Trader and Adviser - Geradores de Negócios no Mercados Futuros e de Capitais - do Sindicato dos Economistas no Estado de são Paulo e da Rede CTA-UJGOIAS de comunicações.Email: amyra@netdoctors.com.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo
amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

.

UJGOIÁS - O Universo Jurídico

.