Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


03027000047 - Environment Justice x Finance - Folha de São Paulo/Folha Ciência - 18.08.2000 - ONG propõe "Commodity ambiental" 21/08/00

Environment Justice x Finance -

Folha de São Paulo/Folha Ciência - 18.08.2000

ONG propõe "Commodity ambiental"

Ambiente

Para economista, Brasil tem abundância de bens para o novo mercado

Enviado Especial ao Rio

O Brasil poderá se tornar um grande exportador de um novo tipo de commodity - a ambiental. O conceito, formulado pela economista Amyra El Khalili, foi apresentado ontem no seminário "O Setor financeiro e o Meio Ambiente", promovido pela Câmara do Comércio Brasil-EUA no Rio.

Segundo El Khalili, da organização Não Governamental CTA (Consultant, Trader and Adviser), commodity ambiental é qualquer commodity produzida de acordo com critérios de desenvolvimento sustentável.

Um exemplo: água mineral que fosse explorada obedecendo as regras de proteção da mata ciliar. Ou produtos orgânicos.

Segundo a economista, há sete matrizes para as commodities ambientais: água, energia renovável, minérios, biodiversidade, madeira, reciclagem e controle de emissão de poluentes. "O Páis tem tudo isso em abundância",  afirmou a economista. "Há um mercado novo a se explorar."

Os compradores dessas commodities seriam fundos de investimento em terceiro setor. Eles atuariam em uma bolsa de commodities ambientais.

Mercado de carbono

A posição do Brasil no mercado mundial de carbono também foi discutida. Esse mercado, que deverá ser regulamentado em novembro, com a continuidade da discussão do Protocolo de Kyoto, pode ser fonte de investimentos.

"O aquecimento global é uma realiadade inegável. Se ele não for tratado pelo mercado financeiro, algum outro mecanismo terá de ser criado para fazêr-lo",  disse o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat'sitica (IBGE), Sérgio Besserman Vianna.

Uma maneira de negociar o caborno é vender "créditos"   aos países poluidores - obrigados pelo Protocolo de Kyoto a reduzir suas emissões. Os créditos viriam de carbono sequestrado por projetos de reflorestamento. (CA)


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico