Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


03027000048 - Environment Justice x Finance - Cresce a industria de insumos alternativos para a agricultura orgânica - Por Gert Roland Fischer 22/08/00

Environment Justice x Finance -

Cresce a industria de insumos alternativos para a agricultura orgânica

Por Gert Roland Fischer*

Em 1997 um grupo de pesquisadores, produtores orgânicos e representantes de eco-ONGs ligadas a produção limpa e sustentada de alimentos, delimitaram os parâmetros de um livro que já está com mais de 8.000 exemplares vendidos: Práticas alternativas de controle de pragas e doenças na agricultura.

Sobre a filosofia dessa publicação, foi realizado o I Encontro de processos de Proteção de Plantas - Controle ecológico de pragas e Doenças. Realizado entre os dias 23 e 25 de Fevereiro de 2.000 em Campinas tendo sido sediado no IAC - Instituto Agronômico de Campinas-SP.

Um número médio de 200 participantes, entre profissionais de agronegócios, pesquisadores oficiais, produtores rurais orgânicos e fabricantes de insumos alternativos e biológicos lotaram o auditório do IAC.

As conclusões tiradas nesse primeiro encontro da inteligência rural orgânica foram animadoras. Instituições que sempre se mantinham a distancia das inovações propiciadas pelos movimentos pró-agricultura orgânica , como o IAC, Cati, Cena, Fundacentro, Banco do Brasil entre outros, desta vez chegaram perto e participaram ativa e decisivamente para consolidar a produção de alimentos sem agroquímicos.

O encontro mostrou também, que hoje é perfeitamente possível, programar qualquer produção orgânica em Campinas e região, diante das condições favoráveis existentes, quer em tecnologias sedimentadas e comprovadas, quer em treinamento de agricultores e técnicos e disponibilidade de insumos alternativos.

O mais surpreendente é que essa produção sadia, farta e vistosa, não custa mais para ser produzida, que os tradicionais plantios químicos.

Adubos orgânicos, minhocas, biofertilizantes, caldas sulfocálcicas especiais, extratos e compostos inseticidas fabricados com o Azadiracta indica - Neem, micro vespas, fungos entomopatógenicos, concentrados de micronutrientes foliares, equipamentos especiais para plantio direto, micro vespas, entre outros, destacaram-se como as novas commodities rurais da mostra apresentada no portal de entrada do IAC.

Negócios de milhões foram entabulados entre produtores de insumos e agricultores ávidos por informações e suprimentos.

Mostra de produtos orgânicos como café, açúcar, alimentos confeccionados com proteína limpa produzida a partir de minhocas, entre outros, foram calorosamente apreciados por centenas de participantes que ocorreram ao evento.

Entre os palestrantes oficiais destacaram-se técnicos da CATI, Embrapa, UFRG, Fundação Meio Ambiente da Rep. Dominicana, Instituto de química da USP, Emater-RJ, UFV, ESALQ, MA-Costa Rica, Pesagro, IB, CENA-USP, entre outros. Destaques foram APAN, Ana Maria Primavesi, Instituto Biodinámico, Eco-Link-auditores ambientais certificados, Trofolabo, Agroecológico, Fertibon, Campical, MB4, MIBASA entre outros.

O tema central da Mesa redonda versou sobre a certificação de produtos, legislação de registros de produtos orgânicos e certificação de propriedades e responsabilidade técnica dos produtos SELO VERDE.

Os insumos biológicos no Brasil já movimentam somas superiores a US$ 60 milhões ao ano. A transferência de tecnologias específicas para a transformação de propriedades rurais químicas em orgânicas, projetos de agricultura, pecuária e silvicultura orgânicos, absorvem atualmente 100 técnicos com forte tendência a dobrar esse número ao ano faturando somas equivalentes, mostrando a consolidação desse importante setor de qualidade de vida.

Gert Roland Fischer - é engenheiro agrônomo alternativo, auditor líder e titular da eco-LINK - auditores ambientais certificados operando em gestão ambiental, treinamento e auditorias ambientais para eco-agronegocios.  E-mail gfischer.joi@zaz.com.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico