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03027000052 - Environment Justice x Finance - Revista Digital Águaonline -www.aguaonline.com.br - Agosto/2000 - Especial - Brasil pode exportar commodities ambientais 29/08/00

Environment Justice x Finance -

Revista Digital Águaonline -www.aguaonline.com.br - Agosto/2000 - Especial

Brasil pode exportar commodities ambientais

Por Cecy Oliviera*

Economista mostra situação privilegiada do país neste novo mercado

O Brasil poderá se tornar um grande exportador de um novo tipo de commodity - a ambiental. O conceito, formulado pela economista Amyra El Khalili, foi apresentado no seminário "O Setor Financeiro e o Meio Ambiente", promovido pela Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos, no Rio de Janeiro. Esse termo - genuinamente brasileiro - engloba sete matrizes: água, energia, minério, biodiversidade, madeira, reciclagem e controle de emissão de poluentes.

Segundo a economista, responsável pela Rede CTA (Consultant, Trader and Adviser - do Sindicato dos Economistas de São Paulo), se chama de ambiental qualquer commodity produzida de acordo com critérios de desenvolvimento sustentável. Um exemplo é a água mineral, desde que produzida segundo os critérios de preservação ambiental, como a conservação dos aqüíferos e da mata ciliar. Ela avalia que o Brasil possui todas essas commodities em abundância e esse é um mercado em expansão. Um dos setores que poderá crescer é o de projetos de reflorestamento destinados ao sequestro de carbono. Até novembro deverá sair a regulamentação desse mercado, com a continuidade do debate sobre o Protocolo de Kyoto.

Água mineral

A indústria engarrafadora de água mineral e potável de mesa teve em 1999 uma produção de mais de 3 bilhões de litros, dos quais 779.000 litros foram exportados, principalmente para o Paraguai, Bolívia e Uruguai. Em contrapartida, foram importados 1.376.000 a maior parte foi procedente da França, Trinidad-Tobago, Portugal e Reino Unido.

Conforme Amyra El Khalili "o Brasil tem potencial de exportação dos insumos vitais para a agricultura e a indústria, (e principalmente para a sobrevivência do homem e do planeta) ou seja, as commodities ambientais, as sete matrizes que interligadas entre si compõem o conceito commodities ambientais que estabelece a necessidade da agregação de valor com uma contabilidade oposta ao conceito de lucro imediato e linear das commodities tradicionais. Ela ressalta que o Brasil é o único país/continente do mundo que possui em abundância todas as sete matrizes e que devem ser exploradas através da filosofia do desenvolvimento sustentável, na construção de um "mercado" consciente que promova o bem-estar social e a paz no mundo. "As commodities ambientais são a arma mais poderosa para estabelecer a paz, e se mal utilizadas podem fomentar (e já geram há milênios - Israel, Africa, Timor, Kosovo) as guerras" disse.

Entre as commodities ambientais, segundo a economista, a água é uma das mais importantes. "Devemos lidar com a água com o devido respeito. Ela pode ser tratada como uma "commodity ambiental", ou seja, mercadoria originada de recursos naturais em condições sustentáveis, somente se as variáveis sociais - nível de educação, distribuição de renda, saúde, empregabilidade dos cidadãos - forem levadas em consideração e se houver a participação da sociedade na manutenção, destinação, administração e principalmente na comercialização, de acordo com leis claramente estabelecidas. Isso preservaria a soberania nacional dos povos e também contribuiria para erradicar a fome e a miséria em nível global, com respeito às leis naturais" declarou Amyra El Khalili.

Agua

"A água é uma oferenda que não pode ser desprezada, nem controlada por alguém que queira fazer monopólio desta riqueza. Mas nunca na história dos desertos a água deixou de fazer parte da vida comercial, parte de tudo que nasce e circula no mundo dos mercadores. Infelizmente, ao contrário dos valores dos povos nômades, a água é o principal instrumento econômico, presente em acordos de guerra, tão potencial e voraz quanto o petróleo".

Amyra El Khalili é economista, com experiência de 15 anos em derivativos e commodities, e coordena o projeto Consultant, Trader and Adviser- Geradores de Negócios nos Mercados Futuros e de Capitais do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, e representante no Brasil de tradings Libanesas: Ameaster Tanker Services, Promoteam Advertising Younicorp sarl, Sarkis Group Internacional sarl.

Cecy Oliveira é editora da revista Águaonline, representante do Brasil no Comitê de Comunicação da Associação Mundial da Água  email:  cecyhi@uol.com.br - - www.aguaonline.com.br


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