Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


03027000055 - Environment Justice x Finance - Jornal do Economista - CORECON SP - www.coreconsp.org.br - Nº 138 - Agosto/2000 - Uma profissional de visão e ações ecléticas - Por Jorge Salles 05/09/00

Environment Justice x Finance

Jornal do Economista - CORECON SP - www.coreconsp.org.br - Nº 138 - Agosto/2000

Uma profissional de visão e ações ecléticas

Por Jorge Salles*

A economista Amyra El Khalili é uma profissional eclética, que gostaria que o dia tivesse o dobro de horas. Como está restrito a 24 horas, ela gasta a maior parte do tempo enfurnada em projetos de consultoria, conectada à internet enviando e recebendo informações sobre negócios na sua área de atuação, ou seja, o mercado futuro e de capitais dentro de um ângulo mais humanista, ou debatendo assuntos de interesse de uma ONG voltada para divulgação da cultura árabe-brasileira.

Amyra, formada em Economia na Faculdade Santana, turma de 1992, trabalhou quase 15 anos no mercado de futuro e de capitais, sendo (uma das) a primeira (s) operadora (s)* de pregão da BM&F. Nesse tempo todo, deixou como resultado um trabalho invejável: desenvolveu quatro corretoras de commodities, treinou cerca de 1,6 mil operadores de mesa, pregão e liquidação. "Eu falava tanto de Economia que a maior parte dos meus alunos optaram pela carreira de economista", relembra Amyra.

Em 1996, Amyra deixou o mercado para se dedicar com exclusividade ao seu mais sonhado projeto: o CTA – Consultant, Trader and Adviser-Geradores de Negócios nos Mercados Futuros e de Capitais, que tem como principal objetivo formar novos especialistas para o mercado, com características bem diferentes do corretor tradicional de bolsas. Ou seja, aquele profissional que exerce a função de consultor em operações de bolsas de físico e de futuro, indica negócios e desenvolve estratégias de operações. "Ele tem de se tornar conselheiro do cliente, não somente no que diz respeito ao mercado de capitais, mas em todos os negócios financeiros, como aplicações em fundos, títulos de renda fixa e demais aplicações", explica a economista.

O projeto CTA, que não interessou à Bolsa de Valores de São Paulo, em 1997 foi abraçado e um ano depois viabilizado pelo Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, já que atendia às metas de valorização profissional da entidade. O CTA já desenvolveu dois cursos de formação de corretores que, juntos, somam cerca de 80 formandos. O curso é ministrado por 40 profissionais de várias áreas. "O mais marcante é que o CTA possibilitou trabalhar com economistas e outros profissionais, tanto professores como alunos, com idade acima de 45 anos e muitos já fora do mercado de trabalho", orgulha-se Amyra.

Crítica do papel de alguns colegas, "que só querem defender os interesses das grandes corporações e, em nome destes, ainda têm coragem de dizer que falam em nome do mercado como um todo", Amyra entende que o profissional economista tem que enxergar o lado social, trabalhar em prol do bem-estar da população mais necessitada. Tanto que seu projeto, no CTA, é fazer com que os instrumentos financeiros sirvam para a sociedade e não para ser utilizados em negócios escusos ou de interesse de uma minoria. "Além de desenvolver novos instrumentos econômicos, como as commodities ambientais (mercados originados de recursos naturais em condições sustentáveis – água, energia, minérios, madeira, reciclagem e biodiversidade), os corretores ainda podem interferir nos instrumentos e contratos já existentes", garante.

O CTA trabalha interligado com o Universo Jurídico do Estado de Goiás, da 23ª Procuradoria de Justiça Criminal do Ministério Público, através do procurador Paulo Maurício Serrano Neves. Também tem parceria com outras instituições nacionais e internacionais. Além de seu trabalho no CTA, das várias atividades como consultora institucional e da coordenação do Genoma – Grupo dos Estudos dos Negócios e de Operações de Marketing em Agribusiness, Amyra ainda arranja tempo, e fôlego, para se dedicar a uma outra atividade, esta mais voltada para o social: dirigir a organização "Samba do Ventre", uma ONG voltada para a difusão da cultura árabe-brasileira.

*Correção da entrevistada.

Jorge Salles é reporter do Jornal do Economista-do Conselho Regional de Economia, 2a. Região - São Paulo com edição de 26.000 exemplares.Email: meccanica@maccanica.com - Editado pela Mecanica Comunicações

Não é a minha pessoa que a categoria econômica está reconhecendo, e sim a força produtiva da Rede CTA-UJGOIAS e a competência de um Projeto comprometido com o desenvolvimento limpo por um novo mercado financeiro.

Por que "nínguem faz nada sózinho"!

Amyra El Khalili
Coordenadora do Projeto CTA - Consultant, Trader and Adviser
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico