Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


03027000075 - Environment Justice x Finance - Engenheiro Agrônomo - Por Gert Roland Fischer 17/10/00

Environment Justice x Finance

Engenheiro Agrônomo

Por Gert Roland Fischer*

Conhecido como médico das plantas, esse profissional tem hoje um gigantesco compromisso com o Planeta e com a sociedade do século 21.

Um provérbio declinado nos círculos universitários define o profissional :

" os erros da agronomia a terra mostra "

Os "erros" do profissional da agronomia mostram: o ambiente e alimentos contaminados por agroquímicos; as queimadas brasileiras no preparo do solo; a promiscuidade com as sementes transgênicas sem contestação; a falta de programas de uso do solo em relação aos ecossistemas brasileiros e a grande ausência do profissional nos magnos problemas nacionais.

Os desafios que enfrenta o profissional da agronomia são muitos, mas destaco de maneira especial :

Agricultura e o meio ambiente

A agenda 21, o código do Meio Ambiente, o Gerenciamento dos recursos hídricos, o código do consumidor, a lei dos crimes ambientais, entre outros instrumentos legais, sinalizam a presença de um profissional extremamente competente, sempre atento para com as responsabilidade assumidas, permanentemente atualizado com as técnicas da sustentabilidade, visão e presença profissional na participação dos problemas sociais.

  1. Ética.

A atuação profissional com ética promove: a integração dos novos engenheiros agrônomos que estão chegando às frentes de trabalho; a ampla possibilidade da prestação de serviços do profissional liberal; o prestigiamento e promoção de parcerias com os prestadores de serviços da iniciativa privada pela terceirização; prestigiamento, promoção da competência e oferecimento de amplas oportunidades para todos.

A ética na produção de alimentos e na sustentabilidade do Planeta é uma tarefa difícil, principalmente, quando analisamos os currículos escolares que continuam formando engenheiros agrônomos alopáticos, vendedores de agroquímicos, ou simples burocratas públicos.

Esta mesma ética arremete esforços implementando e diversificando competências profissionais, deste modo privilegiando a agricultura com menos agroquímicos, a criação de cultivares adaptados para os ecossistemas brasileiros, a valorização da agricultura familiar, a substituição da monocultura e principalmente o respeito à Terra que não nos pertence.

Este novo engenheiro agrônomo da sustentabilidade, tem a profunda consciência do seu compromisso sócio-ambiental com a nave terra e seus passageiros.

Engenheiro Agrônomo é formado em 1959 na Escola Nacional de Agronomia no Rio de Janeiro - RJ email: gfischer.joi@zaz.com.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico