Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


03027000081 - Environment Justice x Finance - Especial para Eduardo Viola* - Commodities Ambientais em Missão de Paz! - Por Amyra El Khalili 17/10/00

Environment Justice x Finance - Especial para Eduardo Viola*

Commodities Ambientais em Missão de Paz!

Por Amyra El Khalili*

O território brasileiro é o único a possuir, em abundância, todas as sete matrizes das commodities ambientais, mercadorias originadas de recursos naturais em "condições sustentáveis", ou seja, água, energia, minério, biodiversidade, madeira, reciclagem e controle de emissão de poluentes.

Digo "em abundância" porque o Brasil tem hoje muito mais recursos naturais do que outros países jamais tiveram ou tiveram e esgotaram. Podemos dizer mais: nosso país ainda possui o suficiente para abastecer o mundo. Daí a necessidade crescente em lidar com tais recursos em "condições sustentáveis".

As tais "condições sustentáveis" reportam, inicialmente, à idéia de desenvolvimento sustentável; mas elas têm implicações mais profundas do ponto de vista sócio-econômico do que a teoria que alimenta o sentimento ambientalista.

Essas "condições sustentáveis" dizem respeito principalmente à questão da gestão dos recursos naturais, à manutenção e à divisão das receitas obtidas com as divisas dos bens naturais. Dividir, repartir, doar recursos e, acima de tudo, garantir espaço para a emergência de manifestações religiosas, raciais, gênero, ideológicas, sociais ou de qualquer outro tipo, constituem a tão esperada "condição sustentável". Raros são os países do resto do mundo que as possuem.

O Brasil é um território de dimensões continentais, que abriga diversas raças, numa espécie de pluralismo religioso miscigenado. Mesmo os grupos mais sectários e reacionários conseguem um diálogo racional com um bom senso existente em poucos.

Sim, temos sérios problemas raciais, sociais, ambientais, econômicos e políticos, entre outros, mas, felizmente, o país está longe de ser o caos que impera na crescente indústria do terrorismo nos grandes centros urbanos e se alastra como pólvora pelas principais capitais financeiras, Bolsas de Valores, de Commodities e de Futuros dos países ditos "ricos".

As "condições sustentáveis" que o Brasil possui, na dianteira das potências econômicas, atribuem também ao país uma responsabilidade para com os povos em guerra. Temos o dever de dividir o pão, a água e o paraíso com os que sofrem o inferno por não tê-los, numa verdadeira missão de paz. E essa bandeira da PAZ tem um nome: Commodities Ambientais.

In Memorian as vítimas das guerras

Amyra El Khalili é economista, com experiência de 15 anos em derivativos e commodities, é coordenadora do projeto Consultant, Trader and Adviser-Geradores de Negócios nos Mercados Futuros e de Capitais do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, coordenadora da Rede CTA-UJGOIAS de comunicação e representante no Brasil de tradings Libanesas: Ameaster Tanker Services, Promoteam Advertising YOUNICORP sarl, Sarkis Group Internacional sarl.

Participou em 93 do projeto de reconstrução Economica do Líbano, do apoio ao Estado da Palestina nos debates de coalisão dos governos de diversas facções religiosas para acordos de PAZ - email: amyra@netdoctors.com.br

Especial para Eduardo Viola*

Dedico este artigo especialmente ao professor Eduardo Viola - Depto. de Relações Internacionais da Universidade de Brasília pelo apoio e atenção a Proposta BECE - Brazilian Environment Commodities Exchange (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais) compreendendo na essência o importante papel das Commodities Ambientais do Brasil para o mundo.

Obrigado Prof. Eduardo!

Amyra El Khalili
Coordenadora do Projeto CTA - Consultant, Trader and Adviser
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico