03027000101 - Environment Justice x Finance - Permacultura, uma pequena introdução - Por Marcelo Bueno 07/11/00


ctapeq.gif (3027 bytes) Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br

Permacultura, uma pequena introdução

Por Marcelo Bueno*

Estamos enfrentando um grande dilema mundial, o homem já percebeu que seus hábitos consumistas estão levando a uma catástrofe ambiental no planeta.

Quanto mais rico o país, mais matéria prima necessitam para seu dia a dia e deste consumo produzem resíduos que irão poluir o meio ambiente. É um círculo vicioso sem fim, e se não acharmos uma solução para este problema, nossas reservas naturais irão ficar cada vez menores e o mundo mais poluído.

Como a população está em crescimento e com o consumo em alta, em poucos anos vamos ter um grande problema que irá afetar a todos nós, todos nós somos responsáveis pelo que esta acontecendo.

O nosso grande problema é que na maioria das vezes estamos centralizando nossas necessidades de consumo básico nas mãos de poucas empresas fornecedoras. Muitas vezes, estas empresas retiram matéria prima de um mesmo lugar para atender milhões de consumidores, isto causa um grande impacto ambiental, sem controle e equilíbrio.

A centralização de consumo básico como a energia elétrica, agua, esgoto e alimentos, esta causando grandes impactos ambientais, o consumo sempre estará crescendo e nossas empresas estarão sempre precisando ampliar seu fornecimento o mais rápido possível.

O Brasil já enfrenta crise no setor energético,com a agua ocorre o mesmo, segundo algumas previsões, a agua pode se tornar um artigo raro e caro daqui a 25 anos; A china já enfrenta grandes problemas por falta de agua, por causa disto, limitaram seu crescimento por não terem mais agua para atender as industrias e a agricultura.

Todos nós precisamos consumir em nossas habitações, agua, energia e alimentos, e produzimos poluição em forma de esgoto e lixo

Temos que ser mais auto sustentáveis no que diz respeito a estes consumos básicos e de massa, o grande desafio é mudarmos nossos hábitos consumistas para sermos mais auto sustentáveis.

A Permacultura poderia definir-se literalmente como "cultura permanente".

Esse conceito foi desenvolvido nos anos 70 por dois australianos: David Holmgren e Bill Mollison, e foi resultado da criação e desenvolvimento de pequenos sistemas produtivos, junto com a integração harmônica do entorno, as pessoas e suas casas, proporcionando responder às necessidades básicas de uma maneira que se tornassem auto-sustentáveis com o tempo.

O design de Permacultura se caracteriza por projetos que visam a sustentabilidade e conexões entre os elementos, utilizando métodos ecológicos e viáveis economicamente. Este projeto tem como objetivo atender as necessidades básicas sem poluir ou causar impactos ao meio ambiente, e que se tornem auto sustentáveis.

Entende-se que tanto o habitante quanto a sua morada e também o meio ambiente em que estão inseridos, fazem parte de um mesmo e único organismo vivo.

A Permacultura trata as plantas, animais,construções, infra-estruturas(água,energia,comunicações) não apenas como elementos isolados, mas como sendo todos parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado.

Para a elaboração de um Design em Permacultura, temos que observar a natureza ao nosso redor e combinar vários aspectos da natureza, técnicas,qualidades e necessidades dos elementos disponíveis ao nosso redor.

Também se faz o uso da maior quantidade de funções possíveis de cada elemento presente na composição natural do espaço. Mesmo os excedentes e dejetos produzidos por plantas, animais e atividades humanas são utilizados para beneficiar outras partes do sistema.

As plantações são organizadas de modo que se aproveite da melhor maneira possível toda a água e a luz disponíveis. Os pomares são cobertos de leguminosas imitando o ambiente das florestas.

Os galinheiros são rotativos, para que as galinhas sejam deslocadas para outro ponto após terem estercado a terra,que será usada para outro fim, enquanto que as galinhas preparam e adubam uma nova área.

Associam árvores, ervas, arbustos, que se alimentam e se protegem mutuamente, visa criar assentamentos mais ecológicos em harmonia com a natureza, tem como objetivo minimizar o impacto que uma construção causa ao meio ambiente, técnicas antigas foram novamente resgatadas junto com modernas tecnologias ecológicas, buscando o máximo possível a auto suficiência em: energia, água, alimentos e reciclagem de dejetos e lixo onde cada casa terá sua fonte de agua através de captação de chuva, reciclagem ou poço, sua própria energia renovável como a solar, reciclará seu lixo e esgotos antes de lançarem para fora de sua propriedade, produzira um mínimo de alimentos como frutas e hortaliças orgânicas, os materiais de construção serão retirados do próprio local da obra ou da região, tem preferência por materiais reciclados em vez de materiais industrializados.

Este assentamento ecológico tem como meta à qualidade de vida de seus moradores e o mínimo impacto ambiental para se habitar, criando assim uma conexão da moradia com o meio ambiente. A Permacultura trabalha a favor da natureza e não contra ela.

Marcelo Bueno* é  Bio arquiteto , visitou vários lugares no mundo onde se vivem em ecovilas , morou em um centro de capacitação ( THE FARM)  , desenvolve projetos de casas ecológicas e auto sustentáveis.

Trabalha com A REDE DE ECOVILAS , um movimento mundial que visa criar assentamentos ecológicos e sustentáveis em todas as partes do planeta , desenvolve pesquisa em reciclagem de agua, reciclagem de lixo, e construções de solo cimento.

Criou o Instituto de Permacultura da Mata Atlântica, onde pretende fornecer informações,cursos e material didático para as populações que vivem dentro de áreas de preservação.<institutopermacultura@hotmail.com>

Institutopermacultura@hotmail - www.ybytucatu.com.br/permacultura.htm


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano.
Mas sem ele, o oceano seria menor..."   Madre Teresa de Calcutá

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico