Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


03027045003 - Environment Justice x Finance - Paraná - Manejo Florestal Sustentável - Proibições para Preservar? - Por Tatyana Hala Brylynskyi 03/09/00

Environment Justice x Finance - Paraná

Manejo Florestal Sustentável - Proibições para Preservar?

Por Tatyana Hala Brylynskyi*

O mundo Global busca alternativas para agregar a Corporação (no caso, o país)  como Comunidade para fundamentar o sucesso do desenvolvimento social,   econômico e ambiental. Um modelo coletivo e consciente, coloca fim a uma   violência estrutural, proibitiva e coercitiva, estimulando o  equilíbrio e a   moderação de todas as atividades voltadas ao meio ambiente.

No entanto, nos deparamos com um retrocesso absoluto e absurdo, por parte   dos legisladores de gabinete, distantes da realidade das comunidades de ponta,   em nosso país, que busca alternativas econômicas para sobreviver diante de   tantas regras, normas proibições, impostas por aqueles que desconhecem a luta   incansável da sobrevivência. Induzindo-os ao êxodo aos centros urbanos, de   médio e grande porte, a fome e a violência.

Mas, se voltarmos nossos olhos ao passado, e observarmos as atividades   ambientais utilizadas pelos povos que extinguiram suas florestas, matas, esses   mesmos nos sinalizaram as alternativas saudáveis para manter o meio ambiente    renovado. Um rumo comum a todos e com o despontar do crescimento dos sistemas   naturais finitos.  Onde, no inverno, demarcavam as árvores a serem derrubadas   na primavera e verão. Oportunizando a renovação de suas florestas, matas,   biodiversidades, além de manterem e gerarem frentes de trabalhos.

Um produto, diferenciado em seu valor, de origem natural, corretamente   certificados, obtendo a contrapartida da consciência de preservar pelo valor   diferencial do produto, a renovação do ecossistema e a satisfação comunitária   do ganho honesto. Hoje, chamamos de Manejo Sustentável, Ordenamento Florestal,   etc.

Parece-nos que ao longo do desenvolvimento intelectual do Ser Humano, os  legisladores que possuem a força de transformar a Nação e o Bem-Estar  Social,  esquecem-se de analisar a calamidade social-econômica que será desencadeado  pela proibição das atividades em áreas nativas, além de suprimir o direito de  muitos em obter seu rendimento econômico para prover a si e aos seus, a  alimentação e a moradia.

A proibição do Manejo Florestal Sustentável, terá como contrapartida da  natureza, a sua renovação. Seja ela pela combustão espontânea, fenômeno este,  já fotografado por satélites e divulgados pela imprensa escrita, falada e de  imagens, entre outras modalidades que ela puder dispor. Cabe lembras as  palavras de Commener, 1971, "A natureza é mais sábia e Tudo está ligada com  tudo o mais". A ignorância dessas Leis Naturais, podem produzir uma tragédia  dos bens comuns.

Ao invés de utilizarem a Leis Naturais de sua necessidade de renovação,  propõe ou  a impele ao seu envelhecimento, colocando a sociedade em estado de  revolta onde tudo e qualquer coisa poderá ser desencadeado pela supressão do  seu ganho.

Perguntamos: Será, que a falta de manejo nãos as tornarão concorrentes, se  auto destruindo(a mata)?

Até que ponto, a sociedade suportará sem reagir? Será que não estamos no  limite da pressão, com tantos desempregos? A violência que o diga.... Ou o  país está pronto para prover essa sociedade de proventos para sua  subsistência? Ou, serão todos indenizados por suas perdas? Sabe-se que até  hoje muitos, ainda não o foram.... Quem arcará com as conseqüências sociais?

Ao invés de pensarem e atuarem de maneira coercitiva, não será mais saudável  economicamente, socialmente, globalmente e sabiamente, como a natureza o faz,  manejá-la, ordená-la, certificá-la adequadamente?

Propiciar sua renovação, com condições de maior absorção de poluentes através  da renovação de sua massa verde e biodiversidade e passar a incentivar a  criação de Banco de Sementes, Banco de Reintrodução de Espécies, Cooperativas  Regionais de Produtos Manejados sob supervisão de técnicos habilitados,  através de novas técnicas e tecnologias para esta finalidade?

Uma velha Lei da Natureza - "O velho cede lugar ao novo" - pelo seu vigor, pela sua necessidade em ocupar espaços e lacunas... E o Manejo Sustentável de  Florestas poderá fazê-lo, de forma consciente e tecnicamente correto, provendo  a biorregionalidade, ecologicamente unificada que partilham semelhanças de  habitat, solo, clima e fauna.

A essência vincula-se ao desafio de retrabalhar o nosso atual sistema de  valores de preservação ambiental, que supõe ser objeto de propriedade do  planejamento central, onde a eficiência e a racionalização do produto  ambiental independente do local ou da cultura. Esses e muitos outros valores  semelhantes que mal nos damos conta, é ainda menos analisado o fator de  sustentabilidade econômica-social e passam a ser submetidos ao escrutínio de  poucos.

Numa visão mais ampla, poderemos ofertar os produtos provenientes de manejo  florestal sustentável em Bolsa de Commodities Ambientais(proposta BECE*) - através de leilões  nacionais e internacionais, como forma de prover um diferencial pela  manutenção e preservação de matas nativas, com origem legal, beneficiando  diretamente aos mantenedores dessas áreas, oportunizando a entrada de novos  capitais que, trará benefícios a sociedade, ao meio ambiente, a economia e o  finalmente o compromisso consciente da necessidade de preservar para ganhar.

BECE - Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais

Tatyana Hala Brylynskyi* é Administradora c/ Hab. CEX - Pós-Graduanda em Ecoturismo  Estudiosa da Quarta Onda - Negócios do Século XXI e Coordenadora em parceria com Tania M. Matsuno Albino Ramos IBAPE-PR da proposta BECE no Estado do Paraná. Email:  taty@dog.com


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico