03027079003 - Environment Justice x Finance - Miami, EUA - Revista Digital ÁguaOnline - www.aguaonline.com.br - III Summit - Direto de Miami - Aumenta demanda por informação sobre água - Por Cecy Oliveira 20/11/00


ctapeq.gif (3027 bytes) Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br

III Summit - Direto de Miami

Aumenta demanda por informação sobre água

Por Cecy Oliveira*

DOWNLOAD das apresentações de Zinato e Palumbo - CLIQUE AQUI

Cerca de 100 especialistas oriundos principalmente de países latino-americanos e Estados Unidos, mas incluindo também alguns da África, Europa e Ásia, estiveram reunidos durante três dias, em Miami (Flórida - EUA), no III Seminário de Informação sobre o Água. Dois trabalhos, representando o Brasil foram apresentados: o case da Águaonline, pela editora Cecy Oliveira, e a parceria Everglades-Pantanal, pelo biólogo Carlos Padovani. O encontro teve o apoio da Unesco e do órgão ambiental norte-americano (EPA). Em comum os participantes utilizam a mesma ferramenta de trabalho: a internet.

Segundo os participantes do encontro o incremento do uso da internet para a busca de dados sobre água vem crescendo a passos gigantescos e a discussão que se trava agora é sobre as formas de tornar mais acessíveis essas informações, tanto para os técnicos quanto para o público em geral.

Entre os que defendem uma maior democratização do acesso estão principalmente os organismos que atuam em gestão de recursos hídricos. Ele reconhecem que sem a participação da sociedade não será possível alcançar um gerenciamento eficaz.

Cláudio Menezes, que atua no escritório da Unesco em Montevidéu, apresentou um panorama sobre a Sociedade da Informação, uma proposta que está sendo encaminhada por organismos governamentais para facilitar o acesso à informação tanto para técnicos quanto para o público em geral. A própria Unesco está buscando a unificação de seus programas de informação, como o Programa Hidrológico Internacional (IHP), o Man and Biosfera (MAB) e Intergovernamental Oceanic Comission (IOC). Disse também que estão sendo ampliados os usos da chamada internet 2, que buscam recriar a proposta que deu origem à atual internet: uma rede de comunicação entre organismos de ciência, pesquisa e especialização.

Em sua apresentação o especialista da Unesco mostrou que hoje há 337,65 milhões de usuários da Internet com a seguinte distribuição, por continente:

Continente

Usuários

Ásia/Pacific
África
Europa
Oriente Médio
Canadá e Estados Unidos
América Latina

89,68 milhões
3,11 milhões
105,89 milhões
2,4 milhões
161,31 milhões
15,26 milhões

Informação para todos

Entre os objetivos da proposta do Programa Informação para Todos (http://www.unesco.org/webworld/future) estão: encorajar o acesso público aos centros de informação e promover a formação de redes de informação em âmbito regional, nacional e internacional. "A informação e o conhecimento são bens públicos globais e essenciais para o avanço da educação, da ciência e da cultura e ferramentas essenciais para promover a diminuição entre o nível de informação dos pobres e dos ricos".

Livro Verde

O Brasil está colocando seu Livro Verde da Sociedade da Informação para debate público. Entre os tópicos relacionados na publicação estão: Mercado, Trabalho e Oportunidades, Serviços e Treinamento dos Cidadãos, Educação para a Sociedade da Informação, Tecnologias-chave e aplicações e Infra-estrutura Avançada e Novos Serviço.

Interatividade

A especialista da Communications Solution, Honey Rand, chamou a atenção para o espantoso crescimento do uso da internet e para a necessidade de que as instituições e empresas - especialmente as que lidam com informação sobre água - se preocupem em saber se a informação que está sendo disponibilizada atende a suas necessidades. Ela fez uma crítica ao excesso do uso de instrumentos gráficos sofisticados, como flashs, mapas e diagramas que na maior parte das vezes não são entendidos por quem acessa a homepage. O segredo, segundo ela, é tornar a informação o mais acessível ao grande público.

Cidade do Saber

A Cidade do Saber, criada em 1995 na cidade do Panamá e instalada em 1999, foi um dos exemplos citados durante o encontro como uma proposta de uso da internet para a difusão do conhecimento. Segundo Rodrigo Tarte, ela oferece novas oportunidades e uma colaboração multi-institucional na integração do manejo da América Tropical.

Cecy Oliveira é editora da revista Águaonline, representante do Brasil no Comitê de Comunicação da Associação Mundial da Água   email:  cecyhi@uol.com.br - - www.aguaonline.com.br

A Rede CTA-UJGOIAS esteve representada no III Sumit por Alberto Palombo e Maria do Carmo Zinato que debateram sobre Information Commodities - O Poder da Informação e sua importância no desenvolvimento do novo Mercado de Commodities Ambientais do Brasil para o Mundo.

As apresentações de Zinato e Palumbo estarão à disposição no site www.ujgoias.com.br para download.


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano.
Mas sem ele, o oceano seria menor..."   Madre Teresa de Calcutá

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico