03027079004 - Environment Justice x Finance - Miami, EUA - Revista Digital ÁguaOnline - www.aguaonline.com.br - III Summit - Direto de Miami - EPA usa geografia para orientar população - Por Cecy Oliveira 20/11/00


ctapeq.gif (3027 bytes) Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br

III Summit - Direto de Miami

EPA usa geografia para orientar população

Por Cecy Oliveira

DOWNLOAD das apresentações de Zinato e Palumbo - CLIQUE AQUI

Aumentar o acesso e facilitar o acompanhamento das condições ambientais de cada comunidade norte-americana é a meta que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está buscando com o site que vem aperfeiçoando a cada dia. Segundo a especialista Karen Klima um dos instrumentos mais eficientes que estão sendo usados é o detalhamento da informação, usando a geografia, e localizando o que se passa no bairro onde reside o internauta.

Combinando várias bases de dados é possível atender ao desejo de informação ambiental, principalmente sobre as condições do ar , solo e água, mas também a localização dos depósitos de lixo da vizinhança, possíveis riscos de contaminação e até ONGs e órgão públicos aos quais recorrer no bairro, com endereço e nome dos responsáveis.

Karen Klima explica que a legislação sobre água, o Safe Drink Water Act, obriga também que anualmente a população seja informada sobre as condições da água de sua comunidade.

Rede

Uma verdadeira rede, abrangendo fontes federais, estaduais e comunais, fornece as informações necessárias para atender às necessidades de informação das comunidades.

Consulta

Recentemente a Agência concluiu uma consulta entre os usuários para conhecer as necessidades de informação da população. O resultado foi uma enorme demanda por mais informação e mais fácil acessibilidade.

Rede Mundial

A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GTZ) está estruturando em associação com Os Parceiros Mundiais da Água (Water Global Partnership) um site global (www.globwinet.org) com o objetivo de facilitar o acesso à informação.

A especialista da África do Sul, Zeria Banda, mostrou os detalhes de funcionamento do site que tem como missão promover os 4 princípios da Rio/Dublin na integração dos recursos hídricos:


• Água é um recurso finito e vulnerável e essencial à vida;

• O manejo da água deve ser baseado na participação dos usuários, planejadores e elaboradores das políticas;

• As mulheres têm um papel fundamental a desempenhar no manejo e proteção da água;

• A água tem valor em todos os usos competitivos e deve ser reconhecida como um bem econômico..

Aguaonline assina convênio com CES/Flórida

A Revista Digital Aguaonline assinou um convênio de cooperação com o Centro de Estudos Ambientais da Universidade da Flórida (CES-FAU) para a troca de informações sobre manejo de água e outros temas ambientais e ao mesmo tempo atuar no sentido de fortalecer o Diálogo Interamericano sobre Manejo de Água, promovido pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos. O convênio foi assinado durante a realização, em Miami (Estado Unidos) do III Seminário sobre Informação sobre Água, com a participação do diretor do CES/FAU, Leonard Berry, e da editora da Aguaonline, jornalista Cecy Oliveira. Leonard Berry ressaltou na ocasião que entre os princípios deste acordo está ä disseminação de informação de qualidade sobre a água entre os usuários, profissionais e envolvidos com a elaboração e implementação das políticas de recursos hídricos, conforme recomendado pela II Segundo Fórum Mundial da Água , relalizado em Haia, em 22 de março de 2000, e pelo Diálogo Interamericano em Manejo de Água, realizado em Miami, em março de 1993".

Commodity

O projeto da rede CTA Consultant Advisors, outra entidade parceira do CES/FAU, que busca a valorização da água como uma das sete commodities ambientais, ao lado da madeira, florestas, biodiversidade, minérios, foi apresentado aos participantes do III Summit por Maria do Carmo Zinato. Ela ressaltou a situação do Brasil, detentor de todas esses recursos naturais e da mobilização da sociedade brasileira em torno da preservação de sua biodiversidade, como aconteceu recentemente com o movimento que impediu a modificação do Código Florestal, grande parte da qual foi feita através da internet

"Se os formadores de opinião puderem ser convencidos do valor da água como uma commodity econômica e social e o grande público se tornar mais consciente do real valor da água então a questão da sustentabilidade se tornará um conceito menos abstratocontribuindo para fortalecer a cooperação em torno de uma manejo integrado da água", disse Zinato.

O CES/FAU está desenvolvendo a Iniciativa Pantanal/Everglades, (www.epi.ces.fau.edu) uma cooperação técnico-científica entre dois ecossistemas semelhantes dos dois países: os everglades, localizados na Flórida e o Pantanal brasileiro. Nas próximas semanas um grupo de estudantes da Universidade da Flórida estará visitando o Pantanal Mato-grossense, dentro da proposta de intercâmbio.

Cecy Oliveira é editora da revista Águaonline, representante do Brasil no Comitê de Comunicação da Associação Mundial da Água  email:  cecyhi@uol.com.br - - www.aguaonline.com.br

A Rede CTA-UJGOIAS esteve representada no III Sumit por Alberto Palombo e Maria do Carmo Zinato que debateram sobre Information Commodities - O Poder da Informação e sua importância no desenvolvimento do novo Mercado de Commodities Ambientais do Brasil para o Mundo.


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano.
Mas sem ele, o oceano seria menor..."   Madre Teresa de Calcutá

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico