03027095002 - Environment Justice x Finance - Documento BECE - Instituto Brasileiro de Engenharia e Perícias -IBAPE-PR - As Commodities Ambientais Brasileiras - BECE - Analisadas e Estudadas pela Sociedade Atuante. - Relator: Robson Assis Paniago 18/11/00


ctapeq.gif (3027 bytes) Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br

As Commodities Ambientais Brasileiras - BECE* - Analisadas e Estudadas pela Sociedade Atuante.

Relator: Robson Assis Paniago*

Os paranaenses, conscientes da necessidade da busca de uma via alternativa para seu desenvolvimento sustentado, unem-se a discussão nacional capitaneada pela economista Amyra El Khalili, na constituição da BECE - Brazilian Environment Commodities Exchange. Preocupados com a necessidade de avanço nas discussões e ações, o IBAPE-PR sediará proximamente o "Forum Nacional da proposta BECE", que contará com a presença de vários especialistas no assunto.

Acreditamos na BECE como geradora de negócios , proporcionando oportunidades econômicas as várias camadas sociais, servindo como base das alternativas de sustentabilidade para as regiões excluídas de oportunidades de desenvolvimento e, desta forma, contribuindo para uma distribuição de renda mais equânime.

Espera-se que essa iniciativa possa trazer ao contexto nacional uma visão mais realista e integradora da necessidade da conciliação entre a produção e a conservação dos recursos naturais, e das oportunidades de negócios que essa visão pode gerar.

As Commodities Ambientais Brasileiras, representando uma nova alternativa de gerenciamento financeiro para o Setor Agro-Florestal e sendo o Estado do Paraná a abrigar o Fórum Nacional, o IBAPE/PR (Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia-PR), promoveu nos dias 27 e 28/09/2000 – com o apoio do Sindicato dos Economista/SP e CTA(Consultant, Trader and Adviser), uma nova etapa para a formação de massa crítica de opiniões sobre as Commodities Brasileiras, viabilizando a composição de debatedores para o Fórum a ser instalado neste Estado.

Os trabalhos foram realizados com a participação das pessoas mencionadas abaixo, que distribuídas em grupos debateram sobre vários aspectos na formação das Commodities Ambientais e deram a seguinte contribuição para a proposta BECE - Brazilian Environment Commodities Exchange, as Commodities Ambientais Brasileiras:

Neste fórum será discutido as questões para implantação, criação da BECE e todos os assuntos pertinentes as Commodities Ambientais Brasileiras, inclusive as parcerias, que seriam importantes para o futuro da mesma.

Participantes: Pres. CORECON/Pr- Affonso Corrêa de Araújo e Repres. CRA/Pr - Robson Assis Paniago (Convidados pelo IBAPE/PR), Álvaro Raurich(Eng. Flor), Arno Emílio Gerstenberger Júnior (Jornalista), Edilberto Pereira (Eng. Agron.) Emerson de Mello (Eng. Civil e Pres. IBAPE), Francisca Cury (Arquiteta), Gilson Beckert ( Eng. Flor), Luciana Brito Nunes (Bacharel em Direito), Luiz Gustavo Camboim de Oliveira (Eng. Civil e Vice-Pres.IBAPE),Marcelo A. Fernandes(Estag. Eng. Flor), Márcia Maria Mussi (Eng. Agrônoma), Maria Aparecida B. M. Rodrigues (Eng. Agrônoma), Nelson Kühn Denes Filho (Eng. Civil), Paulo Zadrozny (Eng. Civil), Paulo Zadrozny (Economista), Rolf Félix J. Gieseler (Eng. Flor), Rolf Venske (Geólogo), Tânia Matsuno Albino (Eng. Flor e Coord Forum Nac BECE), Tatyana Hala Brylynskyi (Adm c/ hab. em Com. Ext. e Coord Forum Nac BECE), Vinicius Kaminski Milazzo (Eng. Agrônomo).

Robson Assis Paniago* é relator dos trabalhos -Diretor do Campus Água Verde das Faculdades SPEI, Conselheiro do CRA-PR, Diretor na ANGRAD-SUL, Consultor, Doutorando em Ciências Empresariais pela UMSA(Buenos Aires-Argentina) e Mestre em Administração pela PUC-SP. Email: r.paniago@cinq.com.br

Proposta BECE* - Brazilian Environment Commodities Exchange (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais) elaborada para o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica -  "Inventário dos Recursos Florestais da Mata Atlântica" , realizado entre os dias 29 de junho e 02 de julho de 1999, na sede do Instituto Florestal /SP, projeto patrocinado pelo Funbio – Fundo para a Biodiversidade do Banco Mundial.

FONTE D'ÁGUA - Informativo sobre Água em português do
FLORIDA CENTER FOR ENVIRONMENTAL STUDIES - http://www.ces.fau.edu
Para falar com a coordenação do Fonte d'Água, escreva para e-mail:
fontedagua-request@ces.fau.edu


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano.
Mas sem ele, o oceano seria menor..."   Madre Teresa de Calcutá

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico