Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


03027104005 - Environment Justice x Finance - Dossiê Trangênicos - Os transgênicos podem prejudicar a saúde? - Por Fátima Oliveira 19/10/00

Environment Justice x Finance - Dossiê Trangênicos

Os transgênicos podem prejudicar a saúde?

Por Fátima Oliveira*

A maioria da população brasileira já ouviu a palavra transgênico. O que significa que o debate sobre organismos, alimentos e outros produtos transgênicos está aumentando. Organismos transgênicos são seres vivos obtidos por uma tecnologia biológica (biotecnologia) denominada transgênese ou transgenia, que é uma manipulação genética que consiste na adição de um gene estrangeiro (animal ou vegetal) ao genoma (conjunto dos genes de uma espécie) de um ser vivo qualquer, animal ou vegetal.

Enquanto alguns cientistas dizem que os transgênicos não fazem mal, até hoje nenhum conseguiu provar isso e dar alguma garantia de que eles não prejudicam a saúde. Outros cientistas são mais prudentes  e exigem mais pesquisas, pois sabem que há pistas que indicam que os transgênicos podem fazer mal à saúde.

Na verdade, os impactos ambientais e na saúde humana dos transgênicos ainda são uma incógnita. Faltam pesquisas suficientes para provar que eles são "do bem" ou do "mal". Mas é certo que os perigos potenciais dos transgênicos são previsíveis, tais como: alergias, toxicidades, diminuição da resistência das pessoas às infecções e aumento da resistência aos antibióticos. Por exemplo, o herbicida RoundUp Ready (glifosato), que é o único que pode ser usado na chamada "soja da Monsanto", representa a terceira causa de adoecimento de  agricultores norte-americanos, pois provoca vários tipos de alergias.

Sabe-se que 2% dos adultos e 8% das crianças apresentam padrões de respostas alérgicas aos alimentos em geral. Ora, como pessoas sabidamente alérgicas a determinados produtos animais e/ou vegetais poderão prevenir alergias se os alimentos transgênicos não possuírem rótulos que discriminem sua origem e composição? É ético expor as pessoas a "coisas" (como os transgênicos) que podem causar danos à saúde?

Com a resistência a antibióticos, evidenciada em alguns produtos transgênicos (variedades de milho Bt, dentre elas "Event 176", da Novartis) é certo que a ingestão de tais alimentos provocará aumento da resistência aos antibióticos, que hoje é um grave problema para a medicina. Mas o que dizer de um alimento que produz isso? Poderá ser catastrófico. Estamos diante de uma questão, inegavelmente, de saúde pública!

Fiquemos alertas, pois quando os cientistas estão divididos em pró e contra os transgênicos, nós, as pessoas comuns, devemos ter medo. Não é possível ter segurança a respeito de algo que nem os cientistas sabem. Causa indignação pensar que nos induzem a comer coisas que não sabem se poderá nos dar mais vida ou se nos trará doenças e a morte. A rotulagem dos transgênicos é necessária, pois assegura sabermos o que estamos comprando e se desejamos comer aquele alimento, mas não garante e nem substitui as questões pertinentes à segurança alimentar, pois não é prova de que os alimentos transgênicos não fazem mal à saúde.

É tendo em conta a ignorância da ciência que não podemos permitir que os transgênicos  passem a fazer parte de nossa alimentação tal como os produtos  alimentícios da natureza, sob pena de que talvez sequer tenhamos tempo para maldizer o amanhã.

Fátima Oliveira é Médica. Bolsista da Fundação MacArthur, projeto: "Divulgação e Popularização da bioética: direitos, reprodutivos". Da Coordenação Nacional da UBM – União Brasileira de Mulheres. Diretora da RedeSaúde/Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos e da SBB/Sociedade Brasileira de Bioética. Autora, dentre outros de Engenharia genética: o sétimo dia da criação  (Moderna, 1995). email: <fatimao@medicina.ufmg.br>


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico