03027112002 - Environment Justice x Finance - Amapá Sustentável - Instituto Socioambiental - São Paulo terá ato de apoio ao desenvolvimento sustentável do Amapá 22/11/00


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br

Instituto Socioambiental

São Paulo terá ato de apoio ao desenvolvimento sustentável do Amapá

ONGs e personalidades do cenário político e intelectual brasileiro se reúnem para apoiar o Governador Capiberibe e sua política de desenvolvimento sustentável, ameaçada pela ação de deputados estaduais

Acontecerá no próximo dia 20 de novembro, 2ª feira, solenidade de apoio à política de desenvolvimento sustentável do Amapá e seu representante, o governador João Alberto Capiberibe, a realizar-se na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, às 10hs, no Salão Nobre.

A solenidade, aberta à participação pública, está sendo organizada por um conjunto de instituições lideradas pelo Instituto Socioambiental, Transparência Brasil, ABONG, PNBE e Comissão Justiça e Paz que, acompanhando a política de desenvolvimento sustentável implementada no Amapá, sentem-se solidárias ao Governador desse Estado, cujo corajoso trabalho vem sofrendo oposição sistemática de forças políticas contrárias ao modelo paradigmático de desenvolvimento de um estado amazônico.

Na ocasião, João Alberto Capiberibe, que está em seu segundo mandato, irá relatar as experiências que têm sido promovidas no Estado na implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável. Como é de conhecimento público, Capiberibe vem enfrentando sérias dificuldades políticas em sua luta para implementar esse amplo e pioneiro projeto, assim como no combate ao tráfico de drogas no Estado, que tem sete deputados investigados pela CPI do Narcotráfico.

A última tentativa de inviabilizar os avanços produzidos pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), em implantação há seis anos, quando Capiberibe assumiu seu primeiro mandato, partiu de deputados estaduais ligados a setores contrários ao projeto. No dia 17 de outubro passado, 14 parlamentares anunciaram que uma comissão processante da Assembléia Legislativa votou pelo afastamento do governador por 180 dias, devido a um suposto desvio de verbas.

A decisão é apenas a mais recente das artimanhas políticas arquitetadas por setores conservadores do Estado, cuja influência se estende do Legislativo aos principais meios de comunicação locais. O Supremo Tribunal Federal anulou a decisão, em razão das irregularidades no processo do qual resultou, enquanto o Ministério Público entrou com pedido de afastamento do deputado Fran Júnior, presidente da Assembléia.

Conhecedores da seriedade e dedicação com que o Governador Capiberibe vem atuando no sentido de modernizar o Estado do Amapá e melhorar a gestão dos serviços públicos, de seu compromisso em combater a corrupção e fomentar o desenvolvimento sustentável, algumas instituições têm manifestado seu apoio ao PDSA.

As instituições organizadoras do evento entendem que a desqualicação desse programa por segmentos locais conservadores significará uma perda irremediável não apenas para o Amapá, mas de todas as frentes que pregam o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

S. Paulo, 17 de novembro de 2000

Informações adicionais:

Instituto Socioambiental
A/C João Paulo Capobianco, Nilto Tatto

Assessoria de Comunicação: Rachel Biderman, Valéria Macedo
Email: rbiderman@socioambiental.org ; valeria@socioambiental.org
Fone: (11) 38255544


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano.
Mas sem ele, o oceano seria menor..."   Madre Teresa de Calcutá

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico