Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05003084001 - Information Commodities - Flórida, EUA - Fonte D'Água Parceiro da Rede CTA-UJGOIAS - FONTE D’ÁGUA – fonte de informação sobre água - Por Maria do Carmo Zinato - 25/07/00 15:58:08

Information Commodities -  Flórida, EUA
Fonte D'Água Parceiro da Rede CTA-UJGOIAS

FONTE D’ÁGUA – fonte de informação sobre água

Por Maria do Carmo Zinato*

O Fonte d’Água é um serviço especial de informações sobre água, que busca trazer mensagens, do inglês ou castelhano, para os mais de 700 assinantes brasileiros (junho 2000) . Muitas das mensagens vêm de homepages dos membros da Rede Interamericana de Recursos Hídricos – RIRH (http://iwrn.net) ou do Consórcio de Webs de Água (http://www.waterweb.org) . Seu endereço é http://www.ces.fau.edu e o e-mail para solicitar inscrição é fontedagua@ces.fau.edu .

O Fonte d’Água foi criado para preencher uma lacuna que prejudicava o fluxo de informação entre países americanos de línguas diferentes. De fato, desde a II Cúpula de Informação sobre Água (Water Information Summit – out 99- http://waterweb.org ), "idioma" têm sido apontado como um dos obstáculos para o diálogo mais profícuo sobre o manejo sustentável dos recursos hídricos nas Américas. O estímulo recebido naquele evento encorajou o CES a lançar o Fonte d’Água.

Por trás deste serviço eletrônico, está a intenção de abrir horizontes para os profissionais das águas, facilitando sua pesquisa e, ao mesmo tempo, encorajando-os a multiplicar essa informação entre os usuários das águas. Muitos dos artigos traduzidos apontam as diferenças entre os países americanos e, algumas vezes, indicam temas polêmicos no manejo dos recursos hídricos. Caberá ao leitor, fazer o seu julgamento e tomar suas decisões individuais, e coletivas, sobre o melhor caminho a seguir.

Existe um esforço crescente em introduzir mensagens recebidas pelos leitores do Fonte d’Água, em inglês, na lista Dialog-Agua-L, também mantida pelo CES, como instrumento dos profissionais das águas. Entretanto, novamente, o problema do idioma aparece: são poucas as homepages brasileiras que possuem ao menos uma página em inglês e/ou castelhano, para que possamos divulgá-los entre os norte e latino-americanos. Apesar de o Brasil ter uma riqueza enorme de bons exemplos, de novas metodologias e projetos fabulosos, ainda não "exportamos" metodologias e estudos de caso. Isso seria igualmente importante para fomentar o diálogo interamericano entre os profissionais das águas.

Exatamente por colaborar com formadores de opinião e multiplicadores de informação, o Fonte d’Água foi aceito entre eles como parceiro, fonte de pesquisa e, algumas vezes, referência para suas homepages. Mensagens do Fonte d’Água são eventualmente reproduzidas pela Rede CTA-UJGOIAS – http://www.ujgoiás.com.br, revista eletrônica Água Online– http://wwwaguaonline.com.br, no site da Rede ambiente: http://www.redeambiente.com.br ,dentre outros. E está linkado no portal Gota d’Água – http://ipb8m.com.br.

REDE INTERAMERICANA DE RECURSOS HÍDRICOS - RIRH www.iwrn.net e www.waterweb.org

 O que é o Floria Center for Environmental Studies?

Fundado em julho de 1994 pelos Reitores do Sistema Universitário do Estado da Florida, o Centro de Estudos Ambientais foi criado para ser a entidade que "sintetizaria e transferiria o conhecimento... à comunidade em geral". Esse "conhecimento" refere-se ao manejo de problemas dos ecossistemas da Florida e outros ecossistemas dominados por água doce ou estuários, tropicais e sub-tropicais, mundiais.

As diretrizes implícitas na definição do coração intelectual do Centro incluíam a necessidade de ele vir a ser relevante em questões do Estado da Florida, apoiado pelo e compatível com o potencial científico e interesses das instituições participantes, além de ser capaz de atrair apoio financeiro de várias fontes. Resumindo, a missão do Centro precisava promover as responsabilidades do Sistema Universitário Estadual, ser baseado nos pontos fortes e nos interesses de seus professores e pesquisadores, prover os recursos financeiros e intelectuais do Sistema, e desempenhar um papel necessário e singular na identificação e resolução dos problemas ambientais. Além disso, seu foco deveria ser tão amplo a ponto de permitir a participação igualitária das instituições do Sistema Universitário do Estado da Florida, ao mesmo tempo sendo enxuto o suficiente para excluir o que não está dentro de seu escopo.

A Missão do Centro é coletar, analisar e promover o uso de informação estritamente científica, relativa a ecossistemas tropicais e subtropicais de água doce.

Para realizar esta Missão, o Centro:

Promoverá e coordenará pesquisa em processos naturais de ecossistemas tropicais e subtropicais de água doce e em processos de tomada de decisão que afetem esses sistemas.

Oferecerá apoio a pesquisa, promoverá o interesse de patrocinadores e estimulará a criação de uma agenda de pesquisa internacional para ecossistemas tropicais e subtropicais de água doce.

Oferecerá um inventório interativo de interesses, atividades e potenciais dos cientistas, administradores e outras instituições de pesquisa, que afetam ou se preocupam com sistemas tropicais de água doce.

Disponibilizará informações úteis, via publicações periódicas, conferências científicas e um Jornal interativo.

Organizará e apoiará diálogos sobre políticas envolvendo tomadores de decisão, administradores de recursos, cientistas e aqueles com interesse econômico em recursos de água doce, tropicais e subtropicais.

Periodicamente, avaliará e relatará o status do Everglades e outros ecossistemas de água doce tropicais e subtropicais selecionados, e sistematicamente analisará a efetividade das intervenções de manejo.

* Maria do Carmo Zinato - é Arquiteta, Mestre em planej. urbano e rural - Technical University of Nova Scotia (Canadá), pesq. do Florida Center for Environmental Studies, coordenadora do Fonte d’Água. e-mail: mariacz@ces.fau.edu.


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker
==================================================
Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

 


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico