Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05003084002 - Information Commodities - Flórida, EUA - FONTE D'ÁGUA - http://www.ces.fau.edu - FLORIDA CENTER FOR ENVIRONMENTAL STUDIES -CES FAU - As Parcerias do Fonte D'Água 21/08/00

Information Commodities - Flórida, EUA

FONTE D'ÁGUA - http://www.ces.fau.edu

FLORIDA CENTER FOR ENVIRONMENTAL STUDIES -CES FAU

As Parcerias do Fonte D'Água

Por Maria do Carmo Zinato*

Dentre os serviços eletrônicos que o  Centro de Estudos Ambientais da Florida- CES -  oferece à comunidade de recursos hídricos das Américas está o Fonte d'Água: um serviço especial que traduz mensagens de sites dos membros da Rede Interamericana de Recursos Hídricos, do inglês ou espanhol, para cerca de 800 assinantes brasileiros (agosto 2000) . O Fonte d'Água  foi criado para preencher a lacuna que prejudica o fluxo de informação entre países de línguas diferentes.

O parceiro oficial do Fonte d'Água é a REDE CTA.  Sob o slogan "Rede CTA" , na primeira página da homepage do Universo Jurídico do Estado de Goiás-  http://www.ujgoias.com.br - encontra-se toda a série de artigos enviados pela coordenadora da Rede, a economista Amyra El Khalili, nos últimos tempos.  Trata-se de um dos projetos do Sindicato dos Economistas de São Paulo, sobre Commodities Ambientais. O Fonte d'Água é um dos "clusters" ou nó de informação para a Rede CTA, com convênio assinado em 13 de junho de 2000, em São Paulo, pelo Dr. Jamil Zantut, Presidente do SINDICATO DOS ECONOMISTAS, NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Entendendo-se que são sete as Commodities Ambientais, e dentre elas a Água figura como uma das mais relacionadas à vida no planeta, a Rede CTA vem divulgando diversos artigos sobre este tema. Outros artigos relacionados a biodiversidade, práticas de agricultura e de mineração, mudanças climáticas e cidadania  também completam o panorama do mundo das águas.  Dentre eles, os mais recentes, que também se encontram na homepage da Rural Net - http://www.ruralnet.com.br   - são:

· Século XXI - A Era da Sede  - Por Cecy Oliveira

· Alcançando a Segurança da Água: Negócios de Todos - Tradução Por Ninon
Machado

· Água é energia e gasta energia     Por Carlos A. Amaral

· À Conferencia Ministerial a ser anexada à Declaração Ministerial, Conferência Ministerial, da Haia, 16-21 de Março de 2000.     (ESTA DECLARAÇÃO FOI APOIADA POR MAIS TRÊS OUTROS     PAISES)     Tradução por Ninon Machado

· Declaração do Grupo de Organizações Não Governamentais para a Conferência Ministerial, Haia, em 21 de março de 2000 -   Tradução por Ninon Leme Franco

· O Futuro do nosso Planeta     Por Maria do Carmo Zinato

· Haia- Fórum Mundial da Água  - Por Liana John

· Para Valorar o Dano Sócio-Econômico-Ecológico da Baía de Guanabara   - Por Sérgio de Mattos Fonseca

· Nós e a Água   Por Alfredo Marques

· Captando águas da chuva (e economize 51 % do precioso líquido que está
faltando.) Por Gert Roland Fischer

· Água, a commodity do próximo século Por Sérgio Santos

· Crise da água - ações e palavras Por Washington Novaes

· O quê anda acontecendo com as águas minerais de São Lourenço - Por
José Celso Garcia

· Novo mapa da USGS mostra destino da água pluvial que chega ao Aquífero
do oeste de Cape Cod. Tradução Maria do Carmo Zinato

· Ouro deixa um rastro tóxico nos rios da Europa, por Payal Sampat

· A ANA - Agência Nacional de Águas, vetos e opiniões - Por Malu Ribeiro

Ligada a 600 nós de comunicação internacional e 150 editoriais de imprensa, desde jornalistas ambientalistas até os especializados em imprensa econômico- financeira, além de 1.500 formadores de opinião do sistema  financeiro, investidores, empresários, governos e líderes dos mais variados seguimentos,  a rede CTA vem construindo uma base de conhecimento sobre meio ambiente, do ponto de vista holístico empresarial, ambiental e do desenvolvimento humano.

A parceria com o Gota d'Água, http://ipb.8m.com/ , do Instituto Pinho-Bravo, também fortalece o Fonte d'Água, assim como a eventual colaboração com o Água Online - http://www.aguaonline.com.br   que acaba de lançar o Guia do Saneamento que foi criado para facilitar a consulta, através de um banco de conteúdos e matérias relacionadas com  a Água, Esgoto, Saúde e Resíduos Sólidos. O Info-Agua, do Chile - http://www.infoagua.org - também "dialoga" com essa rede brasileira, com uma homepage bastante rica em informações. Todos empenhados em apoiar iniciativas que despoluam as águas de nossos países.

A criação recente da homepage da IPE, Iniciativa Pantanal Everglades - http://epi.ces.fau.edu - é, igualmente, uma vitória da cooperação interamericana com relação a Águas, pois trata-se de uma valiosa ferramenta de pesquisa sobre esses dois ecossistemas, considerados irmãos. Sua construção está sendo feita com a colaboração de diversos participantes do Brasil, Paraguai, Bolívia e EUA.

O CES, como o primeiro Centro de Referência Internacional do Movimento de Cidadania pelas Águas - www.radiobras.gov.br/agua.html - agradece seu interesse no Fonte d'Água e espera também divulgar as boas experiências brasileiras em outros países das Américas, circulando a informação no sentido inverso ao do Fonte d'Água.

Maria do Carmo Zinato é Coordenadora, Fonte d'Água email: fontedagua-request@ces.fau.edu. http://www.ces.fau.edu - Facilitadora, lista Pantanal 2025 - http://epi.ces.fau.edu


Visite:
· a Ecolativa no: http://www.ecolatina.com.br ,
· o Festival das Águas no:
www.issoai.com.br/festivalaguanoterceiromilenio,
· o IV Diálogo Interamericano sobre Gerenciamento de Águas no: http://www.iwrn.net/ e
· outros eventos no Gota d'Água: http://ipb.8m.com/  com mais de  10 mil visitantes!
***********

Esta é a primeira mensagem do Fonte d'Água eletrônico. Dirija seus comentários, se houver, para fontedagua-request@ces.fau.edu.
***********

Para falar com a coordenação do Fonte d'Água, escreva para e-mail:
fontedagua-request@ces.fau.edu. (Se você escrever para fontedagua@ces.fau.edu, sua mensagem será rejeitada automaticamente.)

Para sair da lista envie a seguinte mensagem para listserv@ces.fau.edu deixando subject/assunto em branco: SIGNOFF FONTEDAGUA .O e-mail que você usar para enviar a mensagem será automaticamente retirado da lista.

Para se inscrever na lista, envie a seguinte mensagem para listserv@ces.fau.edu deixando subject/assunto em branco: SUBSCRIBE FONTEDAGUA. O e-mail que você usar para enviar a mensagem será automaticamente inscrito na lista.


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico