Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05010000001 - Information Commodities - Convite - Fórum Intergovernamental de Segurança Química - Primeiro Workshop Preparatório do Forum-III

Information Commodities - Convite

Fórum Intergovernamental de Segurança Química

Primeiro Workshop Preparatório do Forum-III

Este Workshop será dedicado à área programática "E" do Capítulo 19 da Agenda 21, que é consagrado ao "fortalecimento institucional e capacitação em nível de países, para a gestão de produtos químicos". Os documentos substantivos que serão discutidos nesta oportunidade serão: "Conscientização e Priorização, em nível político, dos Assuntos relativos ao Fortalecimento Institucional e Profissional da Gestão de Substâncias Químicas" e a "Rede de Capacitação Institucional e Profissional para a Gestão Segura de Substâncias Químicas – Termos de Referência." Estes temas terão como discutidores um time de primeira linha entre eles: Miguel Spohr representando a CEBDS, Antônio Remiggio Todeschini a CUT, Lara Moutinho da Costa os Defensores da Terra, Marília Marreco Cerqueira o IBAMA, Haroldo de Mattos de Lemos a UFRJ e Ângela de Luca R. Wagener a PUC/RJ.

Os Objetivos dos workshops são: reunir representantes do governo e da sociedade para uma análise dos objetivose suas perpectivas para opróximo triênio; promover a discussão dos documentos básicos a serem apreciados e de subsidiar a formulação da posição brasileira na Terceira Sessão do Forum.

" Um instrumento singular e abrangente para desenvolver e promover estratégias e parcerias entre os governos dos países, instituições intergovernamentais e não governamentais e não governamentais visando a segurança química mundial."

O Capítulo 19 da Agenda 21 é consagrado à gestão ambientalmente segura das substâncias químicas tóxicas, incluindo a prevenção do tráfico internacional dos produtos tóxicos e perigosos. O Forum III realizar-se-á em Salvador/BA de 14 ao 20 de Outubro de 2000. O tema do Fórum III está baseado na proposta de "Parceria para a Segurança Química Global" e a sua atuação nas diversas áreas programáticas do Capítulo 19. Esta terceira sessão do FISQ irá realizar uma revisão na sua estrutura organizacional, administrativa e financeira, bem como uma avaliação de sua eficácia.

O Forum oi criado pela Conferência Internacional sobre Segurança Química em abril de 1994 em Estocolmo, em resposta a demanda dos governos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Forum é um novo mecanismo de cooperação para promover a avaliação do risco químico e da gestão ambientalmente segura dos produtos químicos. O Forum é um dispositivo não institucional, no qual representantes governamentais se reunem com Organizações Intergovernamentais e Organisações Não Governamentais com o objetivo de integrar e consolidar os esforços nacionais e internacionais em favor da segurança química. A segurança química é a prevenção dos efeitos nocivos para o ser humano e o meio ambiente, em curto e longo prazo, devido à produção, ao transporte, à armanezagem, à utilização e descarte de produtos químicos.

O Fórum Intergovernamental de Segurança Química realizará o Primeiro Workshop Préparatório do Forum Intergovernamental de Segurança Química, no dia 13 de abril de 2000, das 8h30 às 17h00 no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública, Av. Leopoldo Bulhões, 1480 Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ. Maiores informações e inscrições atráves do email: fisq@mma.gov.br.

Veja também: www.mma.gov.br / entre em instituição / entre em Secretaria de Qualidade ambiental nos Assentamentos   Humanos / entre em Segurança Química

Divulgado por Andre Fenner email: andre.fenner@mma.gov.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico