Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05025000004 - Information Commodities - Rio de Janeiro, RJ - Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) da Escola de Administração Pública (EBAP) da FGV - Seminário Internacional Gestão Sustentável da Baía de Guanabara 25/07/00 08:39:33

  Information Commodities - Rio de Janeiro, RJ

Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) da Escola de Administração Pública (EBAP) da FGV

Seminário Internacional Gestão Sustentável da Baía de Guanabara

O Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) da Escola de Administração Pública (EBAP) da Fundação Getulio Vargas, criado pela Dra. Aspásia Camargo, realiza com o patrocínio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e da PETROBRAS o Seminário Internacional "Gestão Sustentável da Baía de Guanabara" nos dias dias 14,15 e 16 de agosto na Fundação Getulio Vargas.

O objetivo geral do evento é promover uma reflexão sobre a sustentabilidade ambiental, social, institucional e econômica da Baía, discutindo novos modelos de gestão sustentável, integrada e participativa, analisando seu ecossistema, suas atividades econômicas, os assentamentos humanos, os usos muitas vezes conflitantes dos seus recursos naturais, os desafios do presente e as perspectivas do futuro.

workshops setoriais preparatórios 26, 27 e 28 de julho

Para a realização do Seminário Internacional "Gestão Sustentável daBaía de Guanabara" serão realizados nos dias 26, 27 e 28 de julho, no mesmo Auditório da Fundação Getulio Vargas, 03 workshops setoriais preparatórios (governo, empresas e ong’s, Mídia e Instituições acadêmicas), com o objetivo de promover antecipadamente, a mobilização, a contextualização e a integração de propostas que possam somar construtivamente na elaboração e implementação de programas futuros de gestão sustentável da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara.

A organização dos workshops preparatórios conta com a participação efetiva do Instituto Baía de Guanabara (IBG). Todos os interessados devem entrar em contato com o CIDS no telefone 21 559 6041 ou através do e-mail cidsfgvluz@openlink.com.br.

Um dos destaques do Seminário Internacional "Gestão Sustentável da Baía de Guanabara será a sessão técnica inicial: Experiências Internacionais de Gestão Sustentável de Corpos Hídricos, com a apresentação de "cases" demonstrativos da Lagoa de Veneza (Itália), das Baías de São Francisco e Chesapeake (EUA), da Baía de Tóquio (Japão) e da região estuarina dos rios Reino e Meuse (Holanda).

O Seminário contará com as seguintes presenças internacionais:

Grant Davis, diretor do The Bay Institute de São Francisco (EUA); Guido Perin, diretor de pesquisa do Dep. de Ciências Ambientais da Universidade de Veneza, Itália; Bill Matuszeski, diretor do Chesapeake Bay Program, EPA ( Environmental Protection Agency), Eua; Dr. Yasushi Hosokawa, diretor da divisão de Meio Ambiente Marinho, Ministério dos Transportes do Japão e Prof. Bela Petry, Infrastructure Hydraulies Environment (IHE), Holanda.

Na sessão de abertura contará com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Dr. José Sarney Fo, e das mais expressivas lideranças, além da participação das mais importantes representações governamentais, lideranças empresariais das áreas pública e privada e dirigentes de destaque das organizações da sociedade civil organizada envolvidos com a problemática ambiental da Baía de Guanabara. Palestrantes e debatedores estarão reunidos em painéis e sessões técnicas, onde os principais aspectos que constituem modelos bem sucedidos, matrizes de planejamento e práticas de gestão sustentável, integrada e participativa, poderão ser avaliados e comparados com as citadas experiências internacionais.

Ao final do seminário será elaborada a "AGENDA 21 DA BAÍA DE GUANABARA", propondo um pacto pela sua sustentabilidade alicerçado em um modelo de gestão que acelere sua recuperação e revitalização através de ações integradas.

Serão produzidos, um dossiê técnico, um vídeo institucional e publicações relativas ao tema, tais como: "Baía de Guanabara em Fatos e Números" e o " Manual Institucional da Baía de Guanabara", além do lançamento do número zero de um informativo, direcionado a assuntos ligados à realidade ambiental da região. Como produtos resultantes do evento serão lançados posteriormente um CD-Rom e um Site temático interativo.

 

O Seminário Internacional "Gestão Sustentável da Baía de Guanabara" deverá se tornar um fórum permanente, de modo a se consolidar como uma plataforma instituída de discussão, aprimoramento e monitoramento do processo de recuperação e administração sócio-político-ambiental de um dos patrimônios naturais de maior importância e visibilidade do país e do mundo.

Programa  - Dia 28 de julho de 2000,  das 9h às 17h

 

8h30 às 9h - credenciamento

9h às 9h30 - Abertura/Apresentação do Panorama Diagnóstico da Baía de Guanabara

9h30 às 10h30 - Problematização da Gestão Ambiental: visão do setor das organizações civis

10h30 às 10h45 - Formação dos grupos de trabalho para debate

10h45 às 11h - Coffee-break

11h às 13h - Debate, em grupos de trabalho, sobre: Responsabilidade de cada segmento social com a gestão da Baía de Guanabara/Avanços recentes no processo de gestão/Propostas de ações

13h às 14h30 - Almoço, oferecido pelo Cids

14h30 às 15h30 - Apresentação, em plenária, da síntese de cada grupo

15h30 às 15h45 - Coffee-break

15h45 às 17h - Debate em plenária e consolidação dos trabalhos

Local: Fundação Getúlio Vargas

Auditório da EBAP (Escola Brasileira de Administração Pública)

Praia de Botafogo 184 / 3o. andar

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO: CIDS/EBAP-FGV e SQA/MMA

Coordenação Geral: Márcio Santa Rosa -e-mail.: cidsfgvmar@openlink.com.br Tel.: (21) 559-6041 / 559-6043 - Fax.: 559-6042

Coordenação Técnica: Maria Eduarda Marques e Renata Salles e-mail.: cidsfgvluz@openlink.com.br -Tel.: 21 559-6043/ 559-6044 - Fax.: 559-6042

Coordenação Operacional: Liane Reis -e-mail.: cidsfgvasp@openlink.com.br Tel.: 21 559-6045 - Fax.: 559-6042

Assessoria de Imprensa: Brum & Ficher Produções e Assessoria de Imprensa e-mail: eficher@uol.com.br - Tel: 21 512 3787

Divulgado por

Cesar A Schenini email: geologo@domain.com.br  

Lista Recursos Hídricos email:recursos_hidricos@egroups.com 

APREC email: semattos@nitnet.com.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker
==================================================
Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico