Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05031000002 - Information Commodities - Fortaleza - Banco do Nordeste realiza eventos para discutir desenvolvimento sustentável - Banco do Nordeste

Banco do Nordeste

Eventos serão transmitidos ao vivo por TV parabólica para todo o país

Banco do Nordeste realiza eventos para discutir desenvolvimento sustentável e mobilização de parcerias empreendedoras

FORTALEZA, 10.05.2000 – O Banco do Nordeste realiza em Fortaleza o seminário O Enfoque Empresarial no Desenvolvimento Sustentável, na próxima quinta-feira, 11; e o workshop Mobilizando Parcerias Empreendedoras, na sexta-feira, 12, que marcará o primeiro ano de atuação do Farol do Desenvolvimento Banco do Nordeste e o lançamento do novo programa Parcerias Empreendedoras.

Os dois eventos acontecerão no auditório do Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (av. Paranjana, 5700 – Passaré) e serão transmitidos por meio de videoconferência para as nove capitais do Nordeste e Montes Claros (MG), possibilitando a interatividade entre os participantes, e também via TV parabólica, ao vivo, para todas as agências do Banco na Região.

Em qualquer lugar do país, as pessoas que dispuserem de TV parabólica poderão assistir aos eventos nas seguintes freqüências e horários:

O Evento - Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste realiza em Fortaleza, amanhã e depois, dois eventos envolvendo mais de 10 mil pessoas em toda a Região. Na quinta-feira, o evento será o seminário O Enfoque Empresarial no Desenvolvimento Sustentável, no qual o Banco firma acordo de trabalho conjunto com o Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); na sexta-feira, será o workshop Mobilizando Parcerias Empreendedoras, que marcará o primeiro ano de atuação do Farol do Desenvolvimento Banco do Nordeste e o lançamento do novo programa Parcerias Empreendedoras.

Os dois eventos acontecerão simultaneamente em todas as capitais do Nordeste e Minas Gerais, com transmissão por meio de videoconferência a partir de Fortaleza, sede do Banco. Além da videoconferência, que permite a interatividade entre os participantes, os eventos serão transmitidos pela internet, através do site www.banconordeste.gov.br, e também via TV parabólica, ao vivo, para todas as agências do Banco na Região.

Quem dispuser de TV parabólica, poderá assistir, em qualquer lugar do País, ao seminário na freqüência 1240 (polaridade H, horizontal), a partir das 14h00 de amanhã, e ao workshop na freqüência 1280 (polaridade H), a partir das 08h00 da sexta-feira.

Lançado em maio de 1999, o Farol do Desenvolvimento Banco do Nordeste é um espaço empresarial de discussão, identificação e viabilização de vocações e potencialidades econômicas locais, visando ao desenvolvimento local integrado e sustentável dos municípios. O programa já funciona em 1.950 dos 1.955 municípios da área de atuação do Banco (Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo).

No Farol do Desenvolvimento, neste primeiro ano, já foram realizadas 9,9 mil reuniões de trabalho, envolvendo 219 mil participações de lideranças. O Programa gerou 17,9 mil compromissos, que se transformam dia a dia em ações concretas de desenvolvimento.

SEMINÁRIO "O ENFOQUE EMPRESARIAL NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Promovido em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o seminário destina-se a empresários nordestinos, universidades, centros de pesquisa, órgãos ambientais, equipe do CEBDS e clientes e funcionários do Banco do Nordeste.

O seminário O Enfoque Empresarial no Desenvolvimento Sustentável será aberto pelo presidente do CEBDS e ex-presidente da empresa White Martins, Félix de Bulhões, e o presidente do Banco do Nordeste, Byron Queiroz, às 14h30min da quinta-feira, 11.

O CEBDS é um fórum onde as empresas brasileiras compartilham experiências e expectativas quanto à promoção do bem-estar das comunidades sob sua área de influência. É também um importante veículo para a difusão e aplicação dos princípios do Desenvolvimento Sustentável, viabilizando a cooperação entre sociedade civil, setor empresarial e governo. O Conselho já conta com a adesão de mais de 50 empresas e o seu Conselho de Administração reúne 26 dirigentes e líderes de grandes empresas brasileiras.

Durante o seminário, Banco do Nordeste e CEBDS assinarão termo de parceria com a finalidade de disseminar, junto às empresas nordestinas, novos processos e tecnologias limpas que objetivem a redução de risco à natureza, alcance de produção mais limpa e eliminação dos desperdícios relacionados ao processo produtivo, com ganhos de competitividade.

No decorrer do evento, haverá ainda a apresentação de quatro painéis, seguidos de debates: Produção Mais Limpa: Uma Visão Econômica e Ambiental, por Marise Keller Santos, assessora do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Rio Grande do Sul; Responsabilidade Social Corporativa como Instrumento da Sustentabilidade Regional, por Fernando Almeida, vice-presidente executivo do CEBDS; Banco do Nordeste e a Questão Ambiental dentro do Enfoque Empresarial, por um representante do Banco do Nordeste; e Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21, por José Carlos Carvalho, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. O encerramento do seminário está previsto para as 17h30min.

WORKSHOP "MOBILIZANDO PARCERIAS EMPREENDEDORAS"

No dia seguinte, o workshop, com início previsto para as 8h30min, marcará o primeiro ano de atuação do Farol do Desenvolvimento Banco do Nordeste e o lançamento do novo programa Parcerias Empreendedoras, que fortalecerá a ação do Banco no apoio ao desenvolvimento local das comunidades nordestinas.

Após a abertura, haverá a conferência do consultor José Carlos Teixeira Moreira, sobre Empresas Válidas: Empreendedorismo, Capacitação e Sucesso. Teixeira Moreira é professor do Instituto Europeu de Administração de Negócios – INSEAD (Fontainebleau, França), da Escola de Gestão Avançada J. L. Kellogg (Northwestern University, Chicago, EUA), Fundações Getúlio Vargas (FGV) e Dom Cabral, além de presidente do Instituto de Marketing Industrial.

Logo depois, serão apresentados os resultados do primeiro ano de atuação do Farol do Desenvolvimento Banco do Nordeste, seguidos de debates. No período da tarde, a partir das 14h30, haverá o detalhamento do programa Parcerias Empreendedoras.

A apresentação do novo programa compreende a discussão e elaboração de agenda de trabalho conjunta, com o objetivo de ampliar e aprimorar as parcerias institucionais já firmadas e a conseqüente integração das ações para o desenvolvimento da Região. Em seguida, o consultor José Carlos Teixeira Moreira apresentará novo painel, agora intitulado Alianças Estratégicas para o Desenvolvimento. Às 18h00, o presidente do Banco do Nordeste, Byron Queiroz, fará o encerramento do encontro.

Luciano Sá - Banco do Nordeste - Assessoria de Comunicação - Fone: (85) 299.3515 e fax: (85) 299.3530 - Email: evangelina@banconordeste.gov.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico