Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


05036000016 - Information Commodities - São Paulo - Commodities Ambientais: a Proposta BECE 13/09/00

Information Commodities - São Paulo

O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

CONVIDA V. Sa PARA A PALESTRA

Commodities Ambientais: a Proposta BECE

A SER MINISTRADA PELA ECONOMISTA AMYRA EL KHALILI

LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO FLORESTAL

DIA: 17 DE OUTUBRO

HORA: 9:30 ÀS 17 HORAS

50 VAGAS

RUA DO HORTO, 931

BAIRRO TREMEMBÉ – SP/SP

 FICHA DE INSCRIÇÃO

 PESSOA FÍSICA

Nome:
Sexo: M ( ) F ( ) Data Nascimento: / /
CPF: RG:
E-mail: Home page:
Tel.: ( ) Fax: ( )
Profissão: Cargo:
Endereço:
CEP:
Cidade/Estado País:
Empresa:
Área de interesse
 

PESSOA JURÍDICA

Razão Social:
Contato:
Secretária:
CGC: Inscrição Estadual:
E-mail: Home page:
Tel.: ( ) Fax: ( )
Endereço
CEP
Cidade/Estado País
   

Favor confirmar sua presença através do envio de ficha de inscrição pelo

e-mail: luciana-cnrbma@iflorestsp.br ou fax: (11) 62318555 ramal 265

CONSELHO NACIONAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA
RUA DO HORTO, 931
SÃO PAULO - SP
CEP 02377-000

FONE(11) 62318555 RAMAL 246, 354
FAX (11) 62318555 RAMAL 265

www. unicamp.br/nipe/rbma

Proposta 

BECE - Brazilian Environment Commodities Exchange

O Projeto Consultant, Trader and Adviser – CTA, Geradores de Negócios nos Mercados Futuros e de Capitais do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo, juntamente com 300 especialistas de diversas áreas da atividade econômica, apresenta uma proposta alternativa para solucionar o problema de extração ilegal de recursos florestais da Mata Atlântica, no âmbito do projeto "Inventário dos Recursos Florestais da Mata Atlântica" coordenado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera , por solicitação do CTA – Flávio Gut , consultor do CNRBMA, no projeto "Inventário dos Recursos Florestais da Mata Atlântica".

O Projeto CTA -SINDECON foi o pioneiro na conceituação e difusão da importância do desenvolvimento das "commodities ambientais" no Brasil, tanto no aspecto econômico quanto no aspecto social, entendendo que com a geração de negócios, além de serem gerados novos empregos, cumpri-se efetivamente novas formas de atuações de lideranças sindicais no 3o milênio.

O Projeto CTA também trabalha em parceira com o GENOMA-ESPM – Grupo de Estudos e Negócios de Operações de Marketing em Agribusiness da Escola Superior de Propaganda e Marketing com o objetivo de conscientizar o seguimento Agribusiness para a agregação de valor do Marketing em Ecobusiness e viabilizar a produção agropecuária para credenciá-la nos financiamentos agro-ambientais através destas commodities. As "commodities ambientais" são mercadorias originadas de recursos naturais: água, energia, madeira, biodiversidade, reciclagem, emissão de poluentes e minério, ou seja, matérias primas vitais para a sobrevivência da agricultura e da indústria no Brasil e no mundo.

Analisando o processo de comercialização dos produtos naturais da Mata Atlântica foram levantados os seguintes aspectos:

O Projeto CTA concluiu que para impedir a extração ilegal e o desmatamento desenfreado seria necessária a criação de um centro de comercialização internacional especializado para estas commodities, não governamental, sem fins lucrativos, cujos recursos oriundos destes negócios fossem revertidos em investimentos de pesquisa, certificação, classificação de produtos, marketing , educação e treinamentos agro-ambiental.

Este centro de comercialização teria os moldes das maiores e melhores Bolsas de Commodities e Valores do mundo, além da comprovada experiência do sistema veiling da Cooperativa Agropecuária de Holambra. Propomos então a criação de uma Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais, onde seriam negociadas mercadorias à vista, com entrega física e no mercado futuro, através de financiamentos nos prazos adequados para a produção sustentável.

Simulamos um micro projeto denominado "Bolsa de Orquídeas", a partir deste estudamos a cadeia de comercialização e seus subprodutos. Como exemplo de um Contrato Futuro são propostas alguns mecanismos:

  1. Título CPAs – Cédulas de Produto Ambiental inspiradas nas Cédulas de Produto Rural – CPRs que já são negociadas pelo sistema de leilões eletrônicos nas Bolsas de Mercadorias de todo país com aval do Banco do Brasil, o que permitiria o financiamento da produção auto-sustentável e sua adequação as normas e regras para certificação.
  2. A BECE (Brazilian Environment Commodities Exchange) só aceitaria produtos certificados, que comprovassem sua produção auto-sustentável, criando uma nova opção de comercialização e fazendo com que o mercado de extração ilegal auto se regulamentasse, promovendo:

QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DA BECE?

TRADERS: CTAs- Consultant, Trader and Adviser, Corretores de Mercadorias e de Valores interessados em atuar neste segmento;

COMPRADORES: Empresas importadoras e exportadoras, supermercados, atacadistas e varejistas, agroindústrias, laboratórios farmacêuticos, fundos e investidores nacionais e internacionais, etc.;

VENDEDORES: Produtores Individuais, Cooperativas, Associações, pequenas e média empresas de produção, etc.;

EDUCADORES E PESQUISADORES: ONGs, associações, sindicatos, escolas, universidades, institutos, etc.;

QUEM FARÁ A BECE ACONTECER?

O Projeto CTA desenvolveu o Projeto da BECE – Brazilian Environment Commodities Exchange como contribuição para a preservação e a exploração sustentável do maior patrimônio econômico deste país: as commodities ambientais e a agricultura brasileira.

A BECE só terá função se for criada pelos organismos que têm como meta proteger este patrimônio. Desta forma a BECE deverá pertencer ao grupo de entidades e instituições comprometidas com estes objetivos.

O Conselho de Administração da BECE deverá ser misto, gerido por profissionais de credibilidade e o seus Conselheiros não poderão ser "corretores", mas certamente o Conselho poderá ter como um dos membros, representante desta categoria.

A existência de uma Bolsa só se justifica se esta estiver realmente cumprindo seu papel social, educacional e de crescimento econômico do contrário não tem porque existir!

AMYRA EL KHALILI

Projeto CTA –SINDECON

amyra@netdoctors.com.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico