Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


05036000018 - Information Commodities - Campinas, SP - Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 4º PROGRAMA DE ESTUDOS EM REDISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CONDIÇÕES DE VIDA 07/10/00

Information Commodities - Campinas, SP

Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

4º PROGRAMA DE ESTUDOS EM REDISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CONDIÇÕES DE VIDA

Desde 1998, o Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) vem realizando anualmente o Programa de Estudos em Redistribuição Espacial da População, Meio Ambiente e Condições de Vida, como parte do projeto "Redistribuição da População e Meio Ambiente: São Paulo e Centro Oeste". Contando com o apoio financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)/CNPq/FINEP e Ministério de Educação e do Desportos/CAPES, este curso insere-se no contexto do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX).

Com o 4º Programa, inicia-se uma nova fase. Considerando o sucesso dos primeiros anos, resolveu-se manter o Programa, independente do financiamento pleno do PRONEX. O Programa continua gratuito, sem taxa para inscrição e para material didático. Para os custos de transporte até Campinas e de estadia durante o Programa há um número limitado de bolsas. Os candidatos que desejam solicitar uma dessas bolsas devem indicar isso no ato de inscrição, justificando o pedido.

Objetivos do Curso:

O Programa de Estudos consiste em uma atividade de ensino e reciclagem, objetivando oferecer cursos a profissionais com diferentes formações acadêmicas, envolvidos em pesquisa ou atuando em atividades técnicas ligadas ao planejamento urbano, meio ambiente, políticas sociais e outras atividades no campo dos estudos de população. Visa atingir profissionais de instituições federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais e movimentos sociais.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará o intercâmbio de experiências, a ampliação de interesses de pesquisa, maior conhecimento de nossa realidade nacional, contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e a sociedade civil. O objetivo do Programa é atualizar o conhecimento e informações do profissional que trabalha com questões demográficas.

A quem se destina:

O Programa destina-se a profissionais envolvidos nas áreas temáticas sobre urbanização, migração, redistribuição espacial da população e meio ambiente, com formação em ciências humanas, biológicas e exatas, trabalhando em universidades, instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais.

Exigências do Programa

O programa terá a duração de 12 (doze) dias. A frequência em cada módulo não poderá ser inferior a 75%, sob pena de reprovação no mesmo. As atividades do Programa serão desenvolvidas das 9:00 às 19:00 horas, no período de 06 a 17 de fevereiro de 2001.

Conteúdo:

O programa de Estudos é composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, com particular destaque às características e tendências recentes da população brasileira. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobre movimentos migratórios, meio ambiente, políticas sociais e outras dimensões significativas. As atividades do curso serão desenvolvidas em três módulos, a saber:

MODULO I - Conceitos Básicos em Demografia

Temas:

  1. Introdução aos Estudos Populacionais

    Natureza e alcance do conhecimento demográfico; Análise demográfica e estudos populacionais; Composição e dinâmica populacional; Procedimentos de análises específicas.

  2. Transição Demográfica

    Experiências históricas; Teorias explicativas; Transição demográfica nos países em desenvolvimento; Transição demográfica no Brasil e suas implicações; Visão prospectiva para o início do século XXI.

  3. Estruturas Etárias: transformações e implicações

    Comparação entre pirâmides etárias de países desenvolvidos e em desenvolvimento; Componentes do crescimento populacional; Composição dos grupos etários; Implicações das mudanças nas estruturas etárias para as políticas sociais.

  4. Principais fontes de Dados e Medidas

    Censos (demográficos, econômicos); PNADs; Estatísticas Vitais; Sistema de Informações sobre Mortalidade; Estatísticas Setoriais (ocupação, saúde, educação); Levantamentos localizados.

  5. Introdução ao estudo da mortalidade, fecundidade, migração e projeções populacionais

Coeficientes gerais e específicos; Taxas de crescimento; Medidas de fecundidade, mortalidade e migração; A lógica das projeções e o planejamento.

MODULO II - Processo de Urbanização, Redistribuição Espacial da População, Meio Ambiente e Condições de Vida

Temas:

  1. Migrações: questões teóricas e metodológicas

    Visão geral dos movimentos migratórios, metodologia de análise, características e tendências. Principais teorias ou enfoques explicativos a respeito dos processos de redistribuição espacial da população.

  2. Distribuição Espacial da População, Fronteira Agrícola e Urbanização no Brasil

    Cartacterísticas e tendências do processo de urbanização brasileira nos últimos cinquenta anos, bem como do processo de redistribuição da população, com ênfase no papel da expansão das fronteiras agrícolas. Principais medidas de Distribuição Espacial.

  3. População, Meio Ambiente e Condições de Vida

Crescimento e concentração populacional: impactos sobre as condições de vida da população e meio ambiente, Dinâmica econômica e potencialização dos riscos ambientais. Aplicabilidade dos conceitos de sustentabilidade, capacidade de suporte e limites ambientais.

MODULO III - Questões Urbanas e Planejamento

Temas:

  1. Novas territorialidades: dinâmica regional e deslocamentos intra-urbanos

    Destacar a nova configuração dos espaços urbanos, cuja integração se operacionaliza através das distintas dinâmicas e ecônomico-regionais, com o surgimento de novas modalidades de deslocamentos de população (pendular, de retorno).

  2. Demandas Sociais, Políticas Sociais e Planejamento

    Destacar as implicações do novo perfil demográfico brasileiro para as políticas sociais, bem como para o planejamento global e setorial.

  3. O uso do Sistema Georeferenciado no Planejamento

Este módulo tem por objetivo apresentar noções básicas sobre o uso e as potencialidades dos Sistemas de Infomação Geográfica na análise demográfica e planejamento urbano. Muito mais que preparar o aluno para o uso de nova tecnologia, o programa desse tema está voltado a motivar e sensibilizar os alunos quanto à conveniência e importância dessa ferramenta de análise espacial. Os tópicos a serem abordados são os seguintes:

a) noções básicas sobre Sistemas de informações geográficas: filosofia, principais conceitos e aplicações;

b) exemplos de aplicações nas análise demográfica, ambiental e planejamento urbano.

Organização:

Daniel Joseph Hogan - IFCH/NEPO-Unicamp

José Marcos Pinto da Cunha - IFCH/NEPO-Unicamp

Rosana Baeninger - IFCH/NEPO-Unicamp

Roberto Luiz do Carmo – NEPO-Unicamp

Corpo Docente Permanente:

Daniel Joseph Hogan - IFCH/NEPO-Unicamp

José Marcos Pinto da Cunha - IFCH/NEPO-Unicamp

Rosana Baeninger - IFCH/NEPO-Unicamp

Roberto Luíz do Carmo - Nepo-Unicamp

Donald Sawyer - ISPN-Brasília

Duval Magalhães - Codeplan-DF/BR

Eduardo Nunes Guimarães – UFU

Professores Convidados:

O curso contará também com a participação de Professores de renomadas Instituições de Ensino Superior, a ser divulgado posteriormente.

Informações:

Período das inscrições: até 16 de outubro de 2000

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente no NEPO-UNICAMP, no horário das 9:00 às 17:00 horas, ou por correio, obedecendo o prazo de inscrição para sua postagem.

Para inscrever-se o candidato deve apresentar:

- fotocópia do R.G.;

- comprovante de residência;

- 1 (uma) foto 3x4;

- fotocópia do diploma de Curso Superior;

- curriculum vitae completo atualizado;

- comprovante do vínculo empregatício (carta ou declaração da Instituição).

- carta de intenção expondo como a atividade profissional do candidato se vincula às áreas temáticas do curso e como os conhecimentos adquiridos durante o curso serão utilizados no futuro

No caso de inscrição por procuração, deve ser apresentado o instrumento de mandato e documento de identidade do procurador.

A não apresentação de qualquer documentação acima mencionada eliminará o candidato do processo seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.Seleção:

 

O critério de seleção terá como referência a inserção do candidato nas áreas temáticas mencionadas (urbanização, migração, redistribuição espacial da população e meio ambiente) e seu currículo (formação profissional, vinculação institucional).

Os critérios de seleção terão como referência:

- possuir curso superior;

- análise do curriculum vitae;

- análise da carta de intenção.

Número de vagas: 20 (vinte). O período da seleção dos candidatos será de 27 de outubro a 14 de novembro de 2000. O resultado será divulgado no dia 20 de novembro de 2000, via correio. Também estará disponível na Internet, no endereço: www.unicamp.br/nepo.

Para os alunos selecionados, nesse 4º Programa poderemos dispor de um número limitado de bolsas para participação com todas as despesas pagas. Os demais alunos selecionados deverão arcar com suas despesas, ou seja, hotel, alimentação e transporte, sendo que não haverá custo com relação ao curso. Todo o material didático ficará por conta do Programa. Isento de taxa de inscriçãoNúcleo de Estudos de População - NEPO

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Av. Albert Einstein, 1300 - Caixa Postal 6166 - Cidade Universitária

13.081-970- Campinas - SP - Fone: (019) 3788 5893 – 3788 5898

Fax: (019) 3788 5900 - E-mail: propop@nepo.unicamp.br.

Secretária: Maria Ivonete Z. Teixeira

Apoio: Pronex/Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq/Finep e Ministério de Educação e do Desportos/Capes.

4º Programa de Estudos em Redistribuição Espacial da População, Meio Ambiente e Condições de Vida. - Nepo-Unicamp - Av. Albert Einstein, 1300 - Caixa Postal 6166 - Cidade Universitária -13.081-970- Campinas - SP; ou pessoalmente, no horário das 9:00 às 17:00 horas.


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico