Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05041000008 - Information Commodities - Dicas Didáticas [07] -Seminários, Sites de Pesquisas, Cursos, Prêmios e Revista Brasil Energia

18/06/00 04:35:00

Information Commodities - Dicas Didáticas (7)

Seminários, Sites de Pesquisas, Cursos, Prêmios e Revista Brasil Energia


Ministério do Meio Ambiente - Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável

Os bilhões perdidos no Lixo

Ciclo de debates sobre Economia e Meio Ambiente

A Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável   convida Vossa Senhoria e demais técnicos dessa Instituição para   participarem do Seminário, OS BILHÕES PERDIDOS NO LIXO, a ser  realizado no próximo dia 19 de junho, no auditório Guimarães  Rosa/FUNARTE, Esplanada dos Ministérios, Bl. "B" - Brasília-DF.

PROGRAMA

9:00h. - Abertura

09:15 às 10:45h. - Palestra: "OS BILHÕES PERDIDOS NO LIXO"

Palestrante: Sabetai Calderoni

10:45 às 11:00h. - Coffee Break

11:00 às 11:45h. - Debate

11:45: às 12:00h. - Encerramento.

Neste Seminário serão apresentados os seguintes temas: Visão  geral da viabilidade econômica da reciclagem do lixo sob o ponto de  vista da sociedade; o ganho econômico que a reciclagem proporciona ao  município de São Paulo e ao Brasil; os ganhos das prefeituras, dos  Governos Estaduais e Federal; os ganhos da indústria, a atuação dos  setores ligados à produção de embalagens - papel, plástico, vidro,   lata  de alumínio, lata de aço; os ganhos dos sucateiros, carrinheiros e   catadores; e a nova abordagem teórica e metodológica da reciclagem  relativa ao meio ambiente, economia, papel do estado e escala  espacial.

O palestrante, Sabetai Calderoni, Doutor em Ciências pela  Universidade de São Paulo, pós graduado em Planejamento pela  Universidade de Edimburgo, Grã-Bretanha, e bacharel em Ciências  Econômicas e em Direito pela USP. Atualmente Professor, Pesquisador- Doutor e Diretor de Políticas Ambientais do Núcleo de Políticas e   Estratégia da USP.

As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (61) 317 1232, fax  (61) 322 6800 ou no local do evento.

Sérgio Braga - Secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável

Luiz Camargo de Miranda - Diretor de Produção e Meio Ambiente Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável

Ministério do Meio Ambiente

Esplanada dos Ministérios - Bloco B, sala 940 - 70068-900 Brasília-DF - f: (61)317-1188 -  email: luiz.miranda@mma.gov.br


Ministério da Educação  - Secretaria de Educação Fundamental Departamento de Políticas da Educação Fundamental

Teleconferência de Educação Ambiental

A Secretaria de Educação Fundamental/Coordenação Geral de Educação Ambiental e a Assessoria de Comunicação Social/TV Executiva, do Ministério da Educação, realizarão no próximo dia 30 de junho de 2000, das 09:00 às 11:30, uma teleconferência nacional sobre Educação Ambiental.

Para assistir procure o auditório da Embratel da sua cidade ou sintonize a sua parabólica no Transponder 6A1, frequência 3910 (banda C) ou 1240 (banda L), polarização horizontal.

DATA: 30/06/2000 - HORÁRIO: 09:00 às 11:30

LOCAL: Auditório da Embratel em Brasília - Setor Comercial Sul - Fax para dúvidas e sugestões antes da data: (061) 410 9192 - Fax para participação durante o evento : (061) 316 8338

PARTICIPANTES:

LUCILA PINSARD VIANNA - Coordenadora Geral de Educação Ambiental Ministério da Educação

JAIME TADEU OLIVA - Coordenador dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação - Meio Ambiente/MEC

ANA AMÉLIA AINOUE- Consultora da Secretaria de Educação Fundamental/MEC

COORDENAÇÃO – GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL -  Esplanada dos Ministérios – Bloco "L" – 6º Andar – Sala 640 – CEP: 70.047-900 – Brasília-DF - Fone: (0XX61) 410-8466/ 410-8098 – Fax: 410-9276/ 410-9274 – E-mail: eambiental@sef.mec.gov.br

Visite o site do Ministério da Educação: http://www.mec.gov.br

Leia os textos de educação ambiental para os Programas do Salto para o Futuro, previstos para 28/08 a 02/09: http://www.tvebrasil.com.br/salto/ambiental/default.htm

Lucila Pinsard Vianna - Coordenadora Geral de Educação Ambiental

Secretaria de Ensino Fundamental - MEC - email: lucilav@sef.mec.gov.br - tel: 061-4108466

Divulgado pelo Instituto 5 elementos email:monicab@5elementos.org.br


Editora Brasil Energia

Revista Especializada em Energia

Há 18 anos no mercado, a Brasil Energia, revista especializada em petróleo, gás e energia elétrica, é hoje a mais respeitada e confiável publicação disponível, indispensável no meio industrial, acadêmico e político. Com amplo investimento em profissionais especializados, a Brasil Energia vem aumentando cada vez mais a cobertura do setor energético do Brasil e do mundo, com conteúdo noticioso e analítico, desenvolvido por jornalistas e articulistas experientes.

Da sua tradicional cobertura do setor de petróleo offshore nesses 18 anos, a publicação foi enriquecida e hoje traz mensalmente um panorama não só sobre toda a cadeia do petróleo e do gás natural, do upstream ao downstream, como de todos os segmentos do setor de energia elétrica, com foco inclusive sobre as soluções em implantação pelos grandes consumidores e o desenvolvimento de fontes alternativas de geração.

Por ser a única revista do setor que vem circulando ininterruptamente em todo esse período, a Brasil Energia é hoje usada como referência em artigos e apresentações e é fonte de consulta permanente, por conter todos os projetos em desenvolvimento no setor de energia no País, trazer as discussões atualizadas sobre o modelo institucional em processo de mudança, além de indicadores de produção, consumo e venda de petróleo, gás, derivados e energia elétrica, processos em licenciamento ambiental e o comportamento do mercado de ações das empresas do setor.

Gisele Santana

Departamento de Assinaturas/ Pesquisa

Editora Brasil Energia email: gsantana@brasilenergia.com.br


Renctas - Rede Nacional Contra Tráfico de Animais

Workshop Animais Silvestres

Informamos aos interessados em participar do Workshop Animais Silvestres

Normatização e Controle que o mesmo será realizado no seguinte endereço:

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Auditório Augusto Rushi - Av. Professor Frederico Hermann Junior, nº 345, Alto de Pinheiros, São Paulo/SP.

Lembramos aos interessados que as vagas são limitadas!!!

EDITORIA: Ciência / Agrícola 

Coordenação Geral

RENCTAS email: renctas@renctas.org.br

Divulgado por Sidney Grippi email: sidney.grippi@polibrasil.com.br


IPEF - Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais

Seminário Apresenta Novas Tecnologias para o manejo de ferrugem de eucalipto

Nos dias 13 e 14 de julho, na UNESP/Botucatu, será realizado o 1º Seminário de Ferrugem do Eucalipto, promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). 

A ferrugem, causada pelo fungo Puccinia psidii Winter, é nativa do Brasil. Nos últimos anos tornou-se uma doença muito comum, causando epidemias severas, principalmente nas regiões do Vale do Paraíba e Sul do Estado de São Paulo. A tendência de se ampliar o uso da propagação vegetativa e a homogeneidade genética das plantas, torna o manejo desta doença muito importante na cultura do eucalipto. 

Com o objetivo de levar aos técnicos ligados ao setor conhecimentos sobre ecologia e taxonomia de P. psidii, seus hospedeiros, aspectos nutricionais, epidemiológicos e de manejo da doença e explorar o uso de técnicas moleculares, em estudo no melhoramento genético para resistência ao patógeno, o evento abordara os seguintes temas ligados à ferrugem do eucalipto: ciclo vital e ecologia de Puccinia psidii; avaliação de danos da ferrugem do eucalipto; aspectos nutricionais envolvidos no controle da ferrugem do eucalipto; manejo integrado da ferrugem do eucalipto; utilização da biologia molecular no melhoramento do eucalipto, no controle da ferrugem; herança da resistência e obtenção de eucalipto transgênico resistente à ferrugem. Além da apresentação e discussão desses temas, haverá uma visita de campo na Fazenda Rincão, da Duratex S. A.. Serão realizadas também palestras de representantes de empresas florestais apresentando as ações da instituição com relação à ferrugem. 

O seminário é voltado para engenheiros e técnicos das empresas florestais,  de empresas de produtos e de serviços relacionados à proteção florestal, professores e pesquisadores da área de entomologia agroflorestal, estudantes de graduação e pós-graduação e demais profissionais ligados a área agroflorestal. 

Os interessados em outras informações podem entrar em contato com o Setor de Eventos do IPEF, telefone/fax (19) 430-8602 ou e-mail: eventos@carpa.ciagri.usp.br. A programação está disponível também no IPEF On Line, no endereço http://www.ipef.br/eventos/2000/ferrugem.html

Matéria detalhada sobre a ferrugem do eucalipto está disponível para utilização da imprensa no IPEF On Line: http://www.ipef.br/imprensa/, arquivo e Release11a/2000.

Silvicultura Clonal é tema de evento promovido pelo IPEF

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, IPEF, realizará, no dia 12 de julho, o 14º Simpósio sobre Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais, na ESALQ/USP, em Piracicaba/SP. 

O evento pretende servir de mecanismo para divulgar e trocar informações sobre novas tecnologias; identificar necessidades e definir prioridades comuns na clonagem de essências florestais; compartilhar o estado da arte nos sistemas e processos de produção de clones de essências florestais; coordenar e facilitar a pesquisa básica, pesquisa & desenvolvimento, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia da clonagem no setor florestal; promover e facilitar a comunicação, a captação e a utilização de recursos; servir de fórum para avaliação de impactos políticos, legais, sociais e ambientais do uso da clonagem; e facilitar o contato entre fornecedores de equipamentos, produtos e serviços, universidade e compradores.

O Programa de Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais do IPEF realiza desde sua criação, em 1992, eventos que reúnem empresas do setor florestal, empresas produtoras de insumos e equipamentos, instituições de pesquisa, empresas de  consultorias e de prestadores de serviços florestais, professores e alunos de graduação e pós-graduação, buscando promover a troca de informações entre os diversos segmentos envolvidos à silvicultura clonal. 

Os temas que serão abordados nesta 14a edição do evento serão: fisiologia do estresse; embriogênese somática de eucalipto; equipamento para previsão de doenças fúngicas em vegetais; substratos – atualidades, alternativas, tendências, custo de produção e benefícios; e irrigação de áreas florestais 

Para inscrever-se ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Setor de Eventos do IPEF, telefone/fax (19) 430-8602 ou e-mail: eventos@carpa.ciagri.usp.br. A programação está disponível também no IPEF On Line, no endereço http://www.ipef.br/eventos/2000/silviculturaclonal.html.

Contatos para entrevista: Rubens M. Louzada – IPEF - tel: (19) 430-8613 / Biólogo Edson Namita Higashi – IPEF - tel: (19) 430-8610

Assessoria de Comunicação:  Bianca Rodrigues Moura / IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais  Tel: (19) 430-8678 / (19) 9716-9320  E-mail: brmoura@carpa.ciagri.usp.br

Visite nosso Instituto: http://www.ipef.br/   - IPEF "Florestas com Ciência"


Site de pesquisas

www.cienciapress.bio.br

Visite o site www.cienciapress.bio.br Integralmente voltada à divulgação de pesquisas brasileiras em ciência e tecnologia desenvolvidas tanto em centros e institutos de pesquisa quanto  em empresas nacionais de inovação tecnológica.

Divulgado por Instituto 5 elementos - email:monicab@5elementos.org.br


Conservation

Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica

O "Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica" foi, afinal, lançado em São Paulo e em Porto Alegre nesta última quinta-feira. O regulamento e o release estão no site http://www.conservation.org/intercom/award   e a coordenadora desse concurso  de jornalismo ambiental é a Cristiane Fontes, da SOS Mata Atlântica.

Agradecemos todo o apoio de vocês na divulgação do concurso. Estaremos esperando o(a) vencedor(a) em Katmandu, Nepal, no ano que vem.

Haroldo Castro email: H.CASTRO@CONSERVATION.ORG


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico