Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05041000018 - Information Commodities - Dicas Didáticas (17) - Cursos, Seminários, Redes, Opiniões, NetForuns, E-Cursos - 31/07/00 15:09:09

Information Commodities - Dicas Didáticas (17)

Cursos, Seminários, Redes, Opiniões, NetForuns, E-Cursos


Opinião de Economistas de muito valor!

Economistas Protestam contra comercial da UOL

Prezada Amyra El Khalili,

Você não me conhece, mas todos os dias recebo seus e-mail no Escritório do Jornalista Washington Novaes, sou seu secretário.

Embora (ainda) não exerça a minha profissão, fiquei também muito indignado com o teor do comercial da UOL, preconceituoso. De igual imprudência outros veículos de comunicação, responsabiliza os economistas por todos os fracassos de nossa sociedade, criticam nossa formação, bem como o uso do economês.

Com certeza o respeito é bom para todas as categorias profissionais, crenças, dentre outros.

Concordo com você, "nada como um dia após o outro..."

Atenciosamente,

Wagno Pereira da Costa - 759/p - Corecon-GO   email: novaes@ih.com.br

Cara Amyra,

Desejo manifestar meu irrestrito apoio a você, que tanto tem feito pela nossa categoria e pelo contínuo desenvolvimento de idéias proporcionado pela Rede CTA.

Ricardo Justi Rodrigues - Economista
Presidente do Instituto de Gestão Ambiental - INGÁ

Email: ricardo@econofinance.com  


Nínguém faz nada sózinho!

A Rede CTA-UJGOIAS foi reconhecida pelo Prossiga Brasil CNPq, projeto coordenado pelo Nucleo Núcleo de Computação do IE/UFRJ  integrando a Biblioteca Virtual de Economia - http://www.prossiga.br/nuca-ie-ufrj/economia/ , e sem dúvida este mérito pela qualidade da informação e relevância do tema a que se propõe nada mais é do que o reflexo, o espelho do nível dos seus participantes. 

Este reconhecimento é também a confirmação de que nossos objetivos progressivamente estão sendo alcançados: provar que o "Ser Humano" integrado ao "Meio Ambiente"  é ativo (investimento/lucro)  e não passivo (custos/prejuízos).

Estes participantes são formadores de opinião, empresários, gestores financeiros, ambientalistas, educadores, estudantes, advogados, produtores rurais, cientistas, jornalistas e intelectuais entre outros que compõe um grupo de indivíduos responsáveis, conscientes e preocupados com os destinos da economia do Brasil para o mundo.

Todos integrantes desta Rede CTA-UJGOIAS, bem como aqueles que recebem as informações por nós transmitidas pelos replays de cada multiplicador, são potenciais economistas. São economistas por "direito" ,  os legítimos representantes do "poder econômico" , a força motriz capaz de transformar o mundo, para melhor!

Maktub

Amyra El Khalili
Coordenadora do Projeto CTA - Consultant, Trader and Adviser

e Rede CTA-UJGOIAS de Informações
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo


IBEIA - Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais

Cursos sobre Interpretação e Análise da Lei 9605 - Lei de Crimes Ambientais

O IBEIA - realiza no dia 25/08/2000 em Campos do Jordão e 29/09/2000 em São Paulo, Cursos sobre Interpretação e Análise da Lei 9605 - Lei de Crimes Ambientais.

O 1º curso, em Campos do Jordão, será no Hotel Leão da Montanha - Centro de Capivari, de 9:00 h às 18:00 h, sendo palestrante o Dr. Elton Martinez Carvalho Leme - Juiz de Direito da 3a. Vara Cível do Rio de Janeiro, Diretor do Instituto " O Direito por um Planeta Verde" e com especialização em Direito Ambiental nos EUA e Bélgica.

O 2º curso realizar-se-á em auditório do SENAI - Bresser, em São Paulo, também no horário de 9:00 às 18:00 h, ministrado pelo Dr. José Rubens Morato Leite, Doutor em Direito pela UFSC / Universidade de Coimbra (Portugal) e Mestre em Direito pela University College London.

Esse curso vem despertando o interesse dos mais diversos públicos, como engenheiros, advogados, biólogos, ambientalistas, estudantes de nível superior e ainda candidatos ao próximo Concurso de Fiscal do IBAMA.

Apoiam a realização destes eventos, importantes instituições e empresas do Brasil e do exterior, destacando-se a World Watch , CREA-SP, OAB-SP, SENAI e FIESP.

As inscrições já se encontram abertas, através de nosso site: www.ibeia.com.br ou do e-mail: ibeia@ibeia.com.br ;

Maiores informações através dos telefones (32) 214.3834, (32) 211.5152. Fax (32) 216.5334.


SOBRADE  - Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas

IVSimpósio Nacional de Recuperação de ÁreasDegradadas

Realiza-se, no período de 2 a 5 de outubro próximo, o IV Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, promovido pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas - SOBRADE.

A Comissão Organizadora recebeu 170 trabalhos técnico-científicos, que juntamente com pesquisas, experiências e estudos de casos a serem apresentados em palestras, conferências e mesas-redondas, deverão trazer importantes subsídios para quem atua na recuperação ambiental, na mineração, agropecuária, urbanização, construção de estradas e barragens.
Paralelamente acontecerá um workshop sobre Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração de Carvão e dois cursos sobre Recuperação de Matas Ciliares e de Manguezais Degradados. Informações:  41-360.4256 - e-mail   sirade@floresta.ufpr.br  e   Home page: http://www.floresta.ufpr.br

Prof. Mauricio Balensiefer  - Presidente da SOBRADE email: mbalen@pr.gov.br


Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais

VII Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais

A Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, instituição privada sem fins lucrativos, reúne profissionais que atuam nos diversos setores de higiene em todo o pais, sejam estes oficiais ou privados.

O site da ABHO (http://www.abho.com.br/cgi-bin/lnkinlte.cgi?l=7E1-4E_A),  entre ricas abordagens sobre área, apresenta também uma de suas realizações anuais marcantes. Trata-se do seminário aberto aos higienistas Ocupacionais e industriais, e a todos os que trabalham nas áreas de Segurança & Saúde do Trabalho e Preservação do Meio Ambiente, e aos que trabalham com temas afins, como engenheiros e técnicos de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho, químicos, físicos e biólogos, consultores e auditores ambientais, estudantes e empresários do setor.

O ,VII ENCONTRO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS OCUPACIONAIS programado de 21 a 23 de Agosto de 2000, em Campinas (SP), apresentara temas distribuídos em sete painéis e nove cursos. A programação visa difusão técnica e cientifica, mas sobretudo pratica.

Venha ao VII Encontro e participe do evento que mais apresenta as novidades do setor.

Maiores informações: Web Site
http://www.abho.com.br/cgi-bin/lnkinlte.cgi?l=7E1-4E_A

Link para as páginas do VII Encontro
http://www.abho.com.br/cgi-bin/lnkinlte.cgi?l=7E1-4E_B


ABHO - Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais
CX Postal 3066 Campinas, SP, Brasil, CEP 13033-990
E-mail: abho@abho.com.br - E-mail: VIIencontro@abho.com.br
Fone/FAX: +55 019 242 6946


Revista Ligação - SABESP

Edição gratuíta da Agenda 21 para discussão

A revista Ligação, da Sabesp, soltou uma edição especial com o texto completo da Agenda 21 brasileira, para debates.

A edição - como é seu propósito - busca ampliar as discussões sobre este importante texto, página essencial para o desenvolvimento sustentado deste País; vem com espaço para anotações e o endereço para o envio de comentários, ao Ministério do Meio Ambiente.
Exemplares, gratuitos, 3030-4276 ou sgalli@sabesp.com.br

Sérgio Lapastina - Comunicação - Sabesp


Manifesto

Carta Aberta aos Geólogos Brasileiros

Por Cacilda Nascimento de Carvalho*

"À Comissão Organizadora do 31st IGC: Hoje é o prazo final para geocientistas do mundo todo se  inscreverem no 31st IGC ao preço de US$375. Eu sou geóloga,   sou brasileira, e tenho dois trabalhos aceitos para sessões   "poster".
Não me inscrevi. A causa? É que com valor equivalente eu realizo  despesas de campo, pagas pela minha Universidade, para continuar a  pesquisa onde busco viabilizar o Desenvolvimento Sustentável na escala  de pequenas bacias hidrográficas, junto a comunidades menos  privilegiadas. As Universidades Federais, e com elas a CPRM e outras  muitas instituições brasileiras, não têm mais verbas destinadas a  inscrição em congresso. Este valor previsto foge ao poder aquisitivo   individual do professor que precisa comprar livros para se atualizar,  e, frequentemente, tirar dinheiro do próprio bolso para realizar suas  pesquisas.
O 31st IGC com certeza terá muito sucesso, alegrando os que  conseguiram trazê-lo pela primeira vez ao hemisfério sul do planeta Terra. Mas, por favor, não digam que o tema principal é o  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (DS)!

DS é o processo de ampliação, equalizada, das opções de satisfação  humana, que reconhece as funções sociais dos sistemas naturais e suas  limitações, e que resulta da prática da cidadania para a solução dos  conflitos. EQUALIZAR, em eletrônica, significa diminuir as distorções  de um sinal, por meio de ações que compensem as deformações,  reforçando a intensidade de algumas frequências, e diminuindo a de  outras.

Por estas definições, DS significa uma nova postura  que pressupõe a inserção dos direitos dos menos favorecidos na pauta  de difusão do bem-estar no planeta. Nas mesas de  negociações, os pobres trocando com os ricos, em moedas diferentes de   dinheiro.

No 31st IGC, qual o tratamento dado aos geocientistas institucionalmente   enfraquecidos por atitudes de governos  centralizadores? Aos geocientistas desempregados, que hoje se avolumam  no mundo inteiro, e que, mais do que nunca   precisam manter-se capazes de recuperar seus empregos? Eu, como indivíduo e profissional, nunca me senti tão excluída.

Como cidadã do mundo, como mulher, e como habitante do hemisfério sul,  é que escrevo esta mensagem. Embora ela não  possa ser divulgada no forum apropriado, que são os salões decorados  do Rio-Centro, vai pela Internet, que possibilita a   discussão em nível mais amplo.

Se V. concorda com esta mensagem, divulgue-a aos nossos colegas.

Vamos ver o tamanho da onda desta pedrinha, lançada na lagoa  serena da acomodação das elites intelectuais e financeiras deste  país Brasil!"

Cacilda Nascimento de Carvalho email:gema@alternex.com.br

Divulgado por  Maria de Lourdes P. dos Santos (IUDE)

IGAM email: iude@igam.mg.gov.br   e apoidado por uma série de cientístas e pesquisadores


AMAJF Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora

Site da AMAJF

A AMAJF Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora possui um site específico sobre suas atividades e participa de um sobre informações gerais sobre ecologia.

Aos interessados que quiserem visitar o endereço é:

www.proecologia.com.br - www.refloresta.com.br

Todas as sugestões e críticas são bem-vindas, OK? Saudações

Theo - presidente da AMAJF <theogoj@terra.com.br>

Divulgado por  Maria de Lourdes P. dos Santos (IUDE)

IGAM email: iude@igam.mg.gov.br   


Instituto Pró-Sustentabilidade - Forum do Clima

Conferência das Partes (COP-6)

Próxima Conferência das Partes (COP-6) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática ocorrerá entre 13 e 24 de novembro deste ano, em Haia, Holanda. Mais informações podem ser obtidas através do site do Secretariado da Convenção: http://www.unfccc.de

Rachel Biderman Furriela - Instituto Pró-Sustentabilidade
Email: biderman@uol.com.br


Sitio Mudanças Climáticas

Gostaria que anotasse como o principal referencial sobre mudanças climatica o sitio virtual http://www.unfccc.de/ que dispõe de um vasto cadastro de informações sobre o tema que estamos abraçando e começando a discutir no Brasil. Saudações a todos.

Gert R. Fischer email: gfischer.joi@zaz.com.br

Forum do Clima BR

PARA SE ASSOCIAR A ESTE GRUPO, Va para nosso site em 
http://www.egroups.com/invite/forumclimabr   e clique no botão "ADERIR"

Moderador, forumclimabr  email: <forumclimabr-owner@egroups.com>


Rede SBS dia a dia

Programa Nacional de Florestas

O PNF foi criado pelo Decreto no 3.420, tendo como propósitos assegurar a produção de matéria prima para atender a demanda interna de produtos florestais, assim como de excedentes exportáveis; ampliar a base florestal; recuperar áreas degradadas, melhorar e disciplinar o manejo e a reposição florestal; modernizar os sistemas de monitoramento, informações e extensão florestal; ampliar as Florestas Públicas de Produção e prevenir e combater as queimadas e incêndios florestais.

A SBS promoveu reunião, dia 12 de julho, sobre o Documento Básico de Consulta Pública do Programa Nacional de Florestas – PNF, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA. A SBS, com as empresas e entidades do setor de florestas plantadas presentes na reunião, formataram documento com as seguintes sugestões: metas de reflorestamento; condições de financiamento; desburocratização da atividade florestal; consolidar e difundir tecnologias já disponíveis; agilização do zoneamento ecológico-econômico; entre outros.

A SBS tem participado intensamente das reuniões regionais de consulta pública no sentido de garantir a inserção do setor de florestas plantadas na pauta do PNF. A SBS entende que todos os segmentos do setor de produção devem enviar suas contribuições.

Em reunião, dia 20.07, na FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina organizada pela Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais – ASBR, a SBS esteve presente. Na ocasião foi entregue ao MMA o documento "As Necessidades de Novas Políticas para o Desenvolvimento Florestal da Região Sul do Brasil". No mesmo dia a SBS participou de reunião organizada pela Gerência de Desenvolvimento Regional de Açailândia – MA.

Ontem, 25.07, a SBS também esteve presente em Brasília na reunião organizada pelo Fórum de Atividades Florestais para discutir o PNF.


IX Seminário de Educação Ambiental

Nos dias 4,5 e 6 de outubro de 2000 estaremos realizando o "IX Seminário de Educacão Ambiental: Transversalidade em Questão" que tem por objetivo discutir, em âmbito nacional, a presença e importâcia da Educação Ambiental nas diversas áreas do conhecimento.

Neste mesmo Seminário estaremos selecionando experiências bem sucedidas  em Educação Ambiental para apresentação e publicação nos anais do Seminário. Fomos informados que essa empresa desenvolveu atividades de Educação Ambiental, motivo pelo qual estamos enviando este convite para participação no Seminário.

Informações: http://educamb.ime.eb.br - educamb@ime.eb.br
(0xx21)546-7115 (horário:8h às 12h)


Rede SBS - Dia a Dia email: sbsilvic@wm.com.br

E-Cursos -www.e-cursos.com.br

Internet Interativa democratizando a Educação

A e-cursos é uma escola virtual interativa voltada à educação profissional e aprimoramento pessoal, e permite a você realizar seus estudos onde quiser e na hora que preferir, distribuindo seus cursos por e-mail gratuitamente.

Tem como proposta ser um instrumento ágil e moderno para levar até você informação e conhecimento de qualidade sobre os mais variados temas, permitindo a você uma constante reciclagem profissional.

Maiores Informações: www.e-cursos.com.br

Luciano Belfiore email: l.belfiore@uol.com.br (11) 224.4704 - 224.3134


Revista InfoGEO

Novidades no site da infoGEO

Em setembro, estará no ar o resultado do trabalho de reformulação do website da revista infoGEO. A equipe de jornalistas e designers da revista está trabalhando no sentido de fortalecer o http://www.infogeo.com.br como provedor de conteúdo, ampliando seus serviços atuais e criando outros inéditos e exclusivos. Ele terá novos canais de comunicação e integração com os usuários de Geoinformação, tornando-se cada vez mais uma fonte indispensável para quem quer aprender e estar por dentro do que acontece na área. Uma reforma visual está sendo empreendida com o intuito de tornar a navegação e pesquisa rápida, simples e eficiente.   Ficamos por aqui.

Jornalista Deise Roza - Email: deise@infogeo.com.br   41-338-77-89 


Cursos - Ciclos Consultoria Ambiental

Educação Ambiental em Empresas e Indústrias

Princípios básicos da educação ambiental; Educação ambiental como instrumento do sistema de gestão ambiental; Metodologias de implantação de programas de educação ambiental; Diagnóstico da percepção ambiental; Elaboração de programas de educação ambiental; Estudos de casos; Dinâmica de grupo.

Professor: José Doma Alves Lima (Assistente social com especialização em Análise e Avaliação Ambiental pela PUC/RJ e Diretor Técnico da Ciclos Consultoria Ambiental)

Dia 28 de outubro de 2000

Maiores Informações_ Na sede do Instituto Ecológico Aqualung Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010 // Tels: (0xx21) 558-3428 ou 558-3429         Fax: (0xx21) 558-3419 ou 558-1233
E-mail:  instaqua@uol.com.br

Assessoria de Comunicação: Jaqueline B. Ramos - jaquelinebr@super11.net


SENAC - SP

Participem da Rede SENAC de Educação Ambiental !

O  SENAC-SP vem criando um espaço especial dedicado à saúde ambiental e ocupacional, com objetivo de  atender às demandas do mercado quanto à formação profissional e prestação de serviços nas duas áreas Esta proposta é resultado de anos de experiência acumulada envolvendo vários setores da sociedade e personalidades ligadas à questão ambiental, culminando numa programação sintonizada com os anseios da sociedade brasileira.

Desta maneira o raio de ação do Centro de Educação Ambiental abrange desde saneamento básico, poluição ambiental e desenvolvimento auto-sustentado até ações abarcando o campo relacionado com as diretrizes legais e técnicas na área de saúde ocupacional. Promoverá a formação de recursos humanos desde o nível técnico até o de especialização para profissionais portadores de diploma de cursos superiores, prestará serviços e constituirá um acervo técnico-científico que possibilitará a divulgação de informações e material para publicações.

Tomamos a liberdade de enviar, para seu conhecimento, informações acerca de nossas atividades programadas.

Nos meses subsequentes estaremos adotando esta prática, salvo sua decisão contrária ao recebimento. Caso não deseje receber o aviso com nossa programação, prefira recebê-lo por correio normal ou indicar outro e-mail, solicitamos responder ao endereço cea@sp.senac.br. A nossa programação também está disponível em nossa home-page: www.sp.senac.br

Claudio Luiz de S. Silva - Gerente Corporativo

Centro de Educação Ambiental - Av.: do Café, 298

(próx. a estação Conceição do metrô - Tel : (11) 5581.06. Fax: (11) 5581.29.10 - Email: cea@sp.senac.br


Ecojet - Minas Gerais

Reciclagem de Cartuchos e a Lei n. 9.605

A Ecojet, desenvolveu um programa simples que permite a V.sa fazer um levantamento de quanto se gasta mensalmente na compra de cartuchos de impressoras, e quanto poderia economizar na utilização de cartuchos compatíveis e remanufaturados, bem como transformar em receita seus resíduos de cartuchos vazios de impressoras que antes eram jogados fora.

Outro dado importante, cartuchos vazios de impressoras são resíduos classe ll, devem ser tratados como tal. É importante que estes resíduos sejam encaminhados somente para empresas licenciadas e ambientalmente corretas.

A ECOJET, é a única empresa em Minas Gerais a possuir a licença Ambiental para a  Remanufatura de cartuchos de impressoras.

De acordo com a lei de crimes ambientais ( LEI Nº 9.605) somos responsáveis pelo destino final de todos os nossos resíduos, e no mínimo co-responsáveis pela ação indevida de nossos fornecedores / prestadores de serviços. Por isso torna-se impressindível exigir no mínimo a licença ambiental dos mesmos.

Muitas vezes sua empresa ganha mais vendendo seus resíduos para certos recicladores, mas poderá estar perdendo muito mais na hora de prestar contas com o orgão Ambiental ou com a comunidade.

www.ecojet.com.br E-mail: gerencia@ecojet.com.br Tel: 0-XX-31-482-6416

Ecojet/ Robson Kleuver


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico