Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05041000021 - Information Commodities - Dicas Didáticas (21) - Consultas, Palestras, Cursos, Intercâmbio 15/08/00

Information Commodities - Dicas Didáticas (21)

Consultas, Palestras, Cursos, Intercâmbio


Divindindo estímulo e força para a Rede CTA-UJGOIAS!

Querida Amyra,

        Escolho este último e-mail recebido de você e de sua Rede CTA para enviar-lhe uma mensagem de agradecimento e de estímulo. Embora não lhe tenha escrito antes, saiba que tenho compulsado diariamente o meu inbox e passado os olhos sobre essa torrente de informações sobre questões ambientais, sociais e de interesse público em geral que você vem veiculando com  entusiasmo, sensibilidade e discernimento, o que tem feito de seu site um repositório precioso de dados e de opiniões dos segmentos mais esclarecidos da sociedade a respeito de uma série de questões que certamente ocuparão lugar destacado na agenda dos temas que amanhecerão com o despertar do terceiro milênio. Obrigado, portanto, a você, por haver-me incluído na lista dos beneficiários dessas informações, com o resultado de chaqualhar saudavelmente a minha consciência e a minha atenção, como brasileiro, para a problemática ecológica, bem como ensinando-me a reverenciar esses heróis, muitos deles modestos e quase anônimos, que desenvolvem aguerrida militância nessa área.

        Espero, ter a oportunidade de abraçá-la pessoalmente e informar-me de perto sobre tudo o que você anda desenvolvendo nessa sua rica e multifacética atividade. 

Até lá, receba um abraço de quem muito a estima e admira,

Genésio Silveira da Costa

Ministério das Relações Exteriores

Embaixada do Brasil em Toquio - Japão


Flora Brasil Comunicações

Intercâmbio Internacional de Verao no Campo Cientifico França-Japao

Quinze jovens franceses de 15-18 anos viajam para o Japao onde vao viver uma "Aventura Scientifica" fora do comum durante os 25 dias da experiência, ao lado de 10 jovens japoneses com a mesma idade.

Este projeto esta sendo realizado a partir de uma proposiçao do Laboratorio Inter-Universitario de Pesquisa em Ensino Cientifico e Técnico de Paris com a participaçao do Embaixador da França no Japao em parceria com muitas instituiçoes e empresas francesas e japonesas.

O intercâmbio abordara na pratica os seguintes assuntos: biodiversidade; energias renovaveis; sismologia e vulcanologia; educaçao para os riscos maiores, industriais ou naturais; o ato de pesquisa; o ato de comercializaçao; a arte pluri-cultural; idiomas; obstaculos culturais à apredizagem e à comunicaçao; as inteligências multiplas; etc...

De 1° ao 18 de agosto, receberemos mensagens trilingue, realizadas a cada dia por dois dos jovens (cada um de uma cultura), informando sobre os trabalhos desenvolvidos com links para descobrir imagens realizadas por eles.

Cada um podera encontrar um interesse pessoal nesse intercâmbio peculiar e podera ainda conversar com um ou outro destes jovens cientistas, respondendo às mensagens que lhe interessarao mais especificamente.

Favorecer o despertar de uma consciência sensivel às apostas cientificas e técnicas atuais ou por vir; transmitir sua visao do mundo; realizar estudos metodologicos em diversas areas; ser ator na sua sociedade e cada um fazer o outro tomar consciência da sua especificidade, sao alguns dos objetivos especificos do programa.

Esses jovens sao representativos do nosso futuro na otica do desenvolvimento sustentavel. Participe dos seus esforços lendo e retransmitindo as informaçoes resultando dessa experiência (imprensa, tv, radio, sites web ...)

Agradecemos o apoio e o interesse.

Thomas EGLI - Horizon Consulting - www.horizon-consulting.net
Mail to : thomas.egli@horizon-consulting.net

A Horizon Consulting é uma associaçao Suiça com sede em Genebra que objetiva constituir uma rede de consultores independentes, de praticas e competências diversas e complementares. Esta rede objetiva desenvolver sinergias entre os consultores membros da associaçao e atender o melhor possivel à demanda do mercado e implementar os orgaos adequados à consecusao das suas missoes. 

Tradução Lucas Matheron Flora Brasil comunicações email: lucas.mh@wanadoo.fr 


Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus

Comercialização e Mercado de Plantas Medicinais no Brasil.

Estamos realizando uma pesquisa sobre Comercialização e Mercado de Plantas Medicinais no Brasil. O objetivo deste trabalho é organizar pequenos produtores e extrativistas que lidam com essas plantas na Amazônia, visando comercializá-las de forma regular e eficiente, oferecendo um produto de qualidade, com a escala e regularidade exigidos pelo mercado. Os nossos objetivos finalísticos estão voltados para a geração de emprego e renda nessas pequenas comunidades, através do manejo sustentável, desses produtos.

Os produtos pesquisados são os seguintes:

Para atender a esses objetivos, estamos levantando dados estatísticos sobre produção, consumo, preços, agentes da comercialização, destino do produto, exportações, importações, contatos comerciais para elaboração de contrato de fornecimento e instituições governamentais ou não-governamentais de pesquisa, comercialização, apoio ou fomento a esses produtos. Com base no exposto, recorremos a V. Sa. no sentido de verificar a possibilidade de fornecer quaisquer informações sobre os itens acima, relacionados à produção, consumo ou comercialização desses produtos. Agradecemos antecipadamente a sua colaboração.

Gilberto Carlos Cerqueira Mascarenhas- Universidade Estadual de Santa Cruz - C.Postal 383 – CEP: 45.650-000 - Ilhéus - Bahia - Fones p/ Contato: (73) 214-3274 FAX (73) 214-3204 - E-mail: gccmascarenhas@uol.com.br


ABES - São Paulo

Fórum Estadual LIXO E CIDADANIA do Estado de São Paulo

Segue anexo, para conhecimento e, se possível, participação de todos, convite para a sessão de instalação da Frente Parlamentar de Apoio à futura instalação do "Fórum Estadual LIXO E CIDADANIA do Estado de São Paulo", a ser realizada no dia 21.08.2000, às 10 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek, Assembléia Legislativa de SP.

Considerando a situação da nossa grande Metrópole em relação ao lixo e resíduos de uma forma geral, não custa lembrar aqui as do Dr. Lúcio Brusch durante o seminário "O futuro que queremos" (Fórum SP 21, 28.006.00): "Muitas pessoas preferem ficar muito mais apegadas aos problemas que conhecem do que às soluções que não entendem". Soluções para o lixo existem....sem dúvida!

Saudações, Darcy Brega Filho ABES-SP  email: manancial@terra.com.br

Venho, pela presente, convidar Vossa Senhoria para a sessão solene, a ser realizada em 21.08.2000, às 10 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek, para a instalação da Frente Parlamentar de Apoio à futura instalação do "Fórum Estadual LIXO E CIDADANIA do Estado de São Paulo".

A Assembléia Legislativa que representa a população de nosso Estado costuma estar à frente dos anseios da sociedade.

Esta Frente Parlamentar objetivará a convergência de todos os esforços que estão sendo efetuados em alguns Municípios de nosso Estado e possibilitará o debate e o enfrentamento da questão do Lixo num Fórum Estadual.

Esta proposta visa promover uma intervenção social de resgate da cidadania de milhares de trabalhadores que sobrevivem às custas do desperdício e a erradicação do trabalho infantil nas áreas de coleta e disposição do lixo.

Já foram criados Fóruns Estaduais no Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima e, em fase de articulações, os de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

RODOLFO COSTA E SILVA - Deputado Estadual


Planeta Coppe on line 

Livro Publicado pela COPPE suscita Debate sobre Auditoria Ambiental

No proximo dia 16 de agosto,  pesquisadores, politicos, representantes do poder publico e de empresas estarao reunidos para debater um tema que requer maior espaco na agenda dos empresarios e das autoridades brasileiras:
Auditoria ambiental. Participam do debate o presidente da FEEMA, Axel Grael, o coordenador do laboratorio  interdisciplinar de meio ambiente (LIMA) da COPPE, professor Emilio La Rovere, o superintendente de planejamento do BNDES, Paulo Sergio Moura da Fonseca, o gerente geral de meio Ambiente da CSN, Luiz Claudio Teixeira, o presidente da CEDAE, Alberto Jose Mendes Gomes e o deputado estadual Carlos Minc.
Durante o evento, marcado para as 19:30 hs, no auditorio   Reginaldo Friger, BNDES, sera apresentado o Manual de Auditoria  Ambiental, uma publicacao inedita coordenada pelo professor da COPPE,  Emilio la Rovere, em co - autoria com seis alunos de mestrado e  doutorado do programa de planejamento energetico da COPPE, editado  pela Quality Mark. Os pesquisadores do LIMA convidam a todos para o debate no BNDES.


Mais informacoes sobre a publicacao no Planeta COPPE. O endereco e
http://www.planeta.coppe.ufrj.br <http://www.planeta.coppe.ufrj.br

Mais informacoes sobre o manual de auditoria ambiental na  secao
Agenda do Planeta COPPE pelo endereco
http://www.planeta.coppe.ufrj.br <http://www.planeta.coppe.ufrj.br>

Sobre o Manual

O Manual de Auditoria Ambiental é uma referência  para profissionais que realizam auditoria ambiental, seja na esfera legal ou empresarial. A publicação procura familiarizar o leitor com o conceito de auditoria ambiental e sua evolução, enfatizando as transformações ocorridas nesta área nos últimos anos. Trata -se de uma ferramenta de apoio para a realização de uma auditoria ambiental em qualquer atividade.

Durante dois anos uma equipe interdisciplinar trabalhou na  produção deste manual, que fornece uma visão abrangente da evolução   da questão ambiental nas empresas e evidencia as vantagens provenientes  de uma auditoria ambiental. Nos cinco capítulos do livro os pesquisadores identificam as regras e sinalizam os caminhos de como atuar para realizar uma auditoria ambiental eficiente. Os autores também descrevem as tipologias de auditorias ambientais e suas aplicações, identificam todas as etapas necessárias para se estabelecer um programa de auditoria, ressaltando os elementos essenciais para se obter um bom resultado.
Estimulados pelas recentes transformações ocorridas com o  lançamento dos
códigos empresariais de gestão ambiental, como a série  ISO 14000, os pesquisadores da COPPE  trabalharam dois anos na  produção deste manual, que contou com financiamento da Finep. Este  trabalho é  fruto de atividades de pesquisa  do mestrado e doutorado em  engenharia ambiental da COPPE, realizadas no Laboratório  Interdisciplinar de Meio Ambiente  (LIMA). Os co -autores são    Alexandre D'Avignon, Carla Valdetaro Pierre, Débora Cynamon Kligerman, Heliana Vilela de Oliveira Silva, Martha Macedo de Lima  Barata, Telma Maria Marques Malheiros.

Dominique Ribeiro - Assessora de Comunicacao - COPPE/UFRJ - TEl: (021)590 5036 - Fax: (021)290 6626 - Jornal Interativo Planeta COPPE: www.coppe.ufrj.br/planetacoppe -<http://www.coppe.ufrj.br/planetacoppe>

 


Professor de Sociologia Geral

Estou precisando de um professor para me substituir na FIPLAC na disciplina de Sociologia Geral (Introdução à sociologia) para o curso de Direito.

É uma turma, às terças (de 21:10h  às 22:50h) e sextas (de 19:20h às 21:00). Eles estão pagando, mais ou menos r$ 550,00 pela turma (R$ 30,00 h/a) para pessoas com Mestrado.
Caso vocês saibam de algum interessado(a), me avisem pois pretendo deixar a turma já nesta semana, até porque o semestre ainda está começando e não avancei muito no conteúdo. Assim, o substituto pode adaptar a disciplina a seus interesses sem muita perda de conteúdo, nem tempo. Também me comprometo em fazer a transição da turma e passar umas dicas (turma, conteúdo, etc.) para o(a) candidato(a).

Justificativa: estou largando a turma porque o horário ficou impraticável para mim depois que mudaram a aula de sexta do segundo para o primeiro horário.

Meus telefones: 9961-6653 cel.; 410-9060 ou 4108479 tr.

Franco email: franco@inep.gov.br

Divulgado por Ieda Rizzo email: ieda.rizzo@transportes.gov.br 


Programa de Pós-Graduação em Energia da USP

Análise Concorrencial do Mercado Europeu de Distribuição de Derivados de Petróleo: Existem lições aplicáveis à realidade brasileira?

Seguindo com a nossa Programação de Eventos Noturnos no Programa de Pós-Graduação em Energia da USP, convidamos todos para a palestra do Sr. Luís Felipe Corrêa (Ex-Shell do Brasil e atualmente na Comgás). Como sempre, trata-se de um evento com entrada franca. As informações detalhadas do evento são apresentadas a seguir: 

Palestrante: Sr. Luís Felipe Corrêa

Data e local: Quinta-feira, 17/08/00 - 18:00
Sala de Aula do Programa de Pós-Graduação em Energia - Instituto de Eletrotécnica e Energia - USP  - Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 - Cidade Universitária  - Tel: (011 - 3818-4912 - R. 410 - email: edsantos@iee.usp.br  -  C/ Prof. Edmilson) 


Massacre de Corumbiara

O Julgamento começaho hoje em Porto Velho

www.diariodaamazonia.com.br

Divulgado por Waldecy de Oliviera email: waldecy@ariquemes.com.br 


IPEF - http://www.ipef.br/

Curso abordará genômica de plantas

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), realizará, nos dias 12 e 13 de setembro, o Curso sobre Genômica de Plantas, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”(ESALQ/USP), em Piracicaba, SP.

    Com o objetivo de fornecer uma visão atual do uso da genômica em agricultura, o curso será voltado para profissionais da área florestal, pesquisadores, estudantes e demais interessados. Serão abordados conceitos básicos em genômica, incluindo as estratégias de clonagem de genes, técnicas de construção de bibliotecas de genes e estratégias de seqüenciamento.

    O curso abrangerá os vários projetos genoma em andamento no Brasil e no exterior. Serão discutidas técnicas de manipulação dos dados gerados pelos programas genoma para a criação dos programas genoma de segunda geração: a genômica funcional. O uso da bio-informática para a manipulação de informações genômicas também será abordado.

    O engenheiro agrônomo Marcelo Carnier Dornelas, instrutor do curso, desenvolve atualmente trabalhos de pesquisa em biologia molecular do desenvolvimento floral de espécies arbóreas no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP. Dornelas obteve seu mestrado em genética e melhoramento de plantas em 1995 pela USP, quando trabalhou com cultura e fusão de protoplastos para obtenção de híbridos somáticos. Durante o seu doutorado participou do Projeto Genoma da planta Arabidopisis thaliana (Projeto ESSA, European Scientists Sequencing Arabidopsis). Obteve seu PhD em fisiologia celular e molecular de plantas pela Université de Paris, França, em 1999, quando trabalhou com a clonagem e caracterização de uma família de genes importante para o desenvolvimento de plantas. Recebeu o Prêmio Jovem Geneticista 1999 (pharmacia/Amersham Biotec – Sociedade Brasileira de Genética). Atualmente desenvolveu trabalhos de pesquisa em biologia molecular do desenvolvimento floral de espécies arbóreas no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP. Apresentou mais de 20 trabalhos em congressos nacionais e internacionais, publicou 14 artigos em periódicos de circulação internacional, bem como dois capítulos de livros e é detentor de uma patente nos Estados Unidos.

    Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Setor de Eventos do IPEF, telefone/fax (19) 430-8602 e e-mail: eventos@carpa.ciagri.usp.br. A programação completa do evento está disponível no IPEF On Line, no endereço http://www.ipef.br/eventos/.

Plantas Transgênicas serão tema de Curso Promovido pelo IPEF

Nos dias 14 e 15 de setembro o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) realizará o Curso sobre Plantas Transgênicas, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”(ESALQ/USP), em Piracicaba, SP.

    Voltado para profissionais da área florestal, pesquisadores, estudantes e demais interessados, o curso pretende apresentar aos participantes um panorama básico e atual do uso e das técnicas de obtenção de plantas geneticamente modificadas por eventos de transformação.

    A obtenção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) tem sido discutida no meio científico e na mídia recentemente. Neste curso, será dada ênfase às possibilidades de aplicação destas técnicas no melhoramento de espécies arbóreas e suas aplicações no melhoramento genético de plantas. Serão abordados os seguintes tópicos: o conceito de OGMs; a cultura de tecidos e células vegetais e o seu uso na transformação de plantas; a obtenção de plantas transgênicas por infecção com Agrobacterium; a transformação por bio-balística; estratégias e abordagens do uso de plantas transgênicas em florestas; e a aplicação da engenharia genética para a obtenção de árvores melhoradas e as implicações do uso de OGMs no desenvolvimentos sustentado e em bio-segurança.

    O curso será ministrado por Marcelo Carnier Dornelas, que atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa em biologia molecular do desenvolvimento floral de espécies arbóreas no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP. Dornelas obteve seu mestrado em genética e melhoramento de plantas em 1995 pela USP, quando trabalhou com cultura e fusão de protoplastos para obtenção de híbridos somáticos. Durante o seu doutorado participou do Projeto Genoma da planta Arabidopisis thaliana (Projeto ESSA, European Scientists Sequencing Arabidopsis). Obteve seu PhD em fisiologia celular e molecular de plantas pela Université de Paris, França, em 1999, quando trabalhou com a clonagem e caracterização de uma família de genes importante para o desenvolvimento de plantas. Recebeu o Prêmio Jovem Geneticista 1999 (pharmacia/Amersham Biotec – Sociedade Brasileira de Genética). Atualmente desenvolveu trabalhos de pesquisa em biologia molecular do desenvolvimento floral de espécies arbóreas no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP. Apresentou mais de 20 trabalhos em congressos nacionais e internacionais, publicou 14 artigos em periódicos de circulação internacional, bem como dois capítulos de livros e é detentor de uma patente nos Estados Unidos.

    Os interessados em efetuar a inscrição ou em obter outras informações, podem entrar em contato com o Setor de Eventos do IPEF, telefone/fax (19) 430-8602 e e-mail: eventos@carpa.ciagri.usp.br. A programação completa do evento está disponível no IPEF On Line: http://www.ipef.br/eventos/

Abertas as inscrições para o curso de especialização em educação ambiental

Os interessados no Curso de Especialização em Educação Ambiental têm até o dia 11 de agosto para efetuarem suas inscrições. Promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), é realizado pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental (LEPA) do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP.      O curso terá aulas presenciais e à distância, com início no mês de setembro. A carga horária é de 720 horas, sendo que 360 são presenciais e 360 à distância.

        O curso pretende formar educadores ambientais, em todos os setores da sociedade, capazes de promover ações pela sustentabilidade. Esses profissionais poderão contribuir para a resolução de problemas sócio-ambientais emergentes; construção de Agendas 21 locais; formação de grupos de cidadania ativa; implantação de projetos de educação ambiental nas escolas, nos meios de comunicação e na educação cotidiana da população; e, compreensão dos conceitos e propostas do ambientalismo, enquanto ciência, movimento histórico-social e filosofia.

        Envolvendo disciplinas, ciclos de seminários e atividades de campo, o curso estará organizado em módulos que trabalham as dimensões educacionais e sócio-ambientais em suas diferentes interações. O corpo docente é formado por professores especialistas de reconhecida experiência na área.

        O conteúdo referente à carga horária à distância será via internet e/ou correio. As atividades serão de estudo individual, em grupo, pesquisa, produção de trabalhos, chat, groupware e o projeto de intervenção educacional. As 360 horas presenciais serão oferecidas em três encontros concentrados (40 horas em setembro, 125 horas em janeiro-fevereiro/2001 e 80 horas em julho/2001) e outros sete aos finais de semana.

        O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de agosto. O período de matrícula será de 15 a 19 do mesmo mês. Mais informações podem ser obtidas no IPEF, telefone (19) 430-8602, e-mail: eventos@carpa.ciagri.usp.br ou no IPEF On Line: http://www.ipef.br/eventos/.  

Bianca Rodrigues Moura  - Assessora de Comunicacao   - IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais  - Tel: (19) 430-8678 / (19) 9716-9320
E-mail: brmoura@carpa.ciagri.usp.br


SENAC - São Paulo

Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos

Vivemos um momento complexo de demandas sociais cada vez mais agravadas e antagônicas. Nesse panorama, as políticas e os recursos públicos não são mais capazes de dar conta da situação.

As ações de muitas Organizações Não-Governamentais e as Universidades por serem mais ágeis, sensíveis e criativas, têm muito o que oferecer na busca de soluções. No entanto, suas ações têm sido aquém de seu potencial, principalmente devido a problemas estruturais e gerenciais na elaboração dos projetos que geram uma dificuldade para obter os fundos com os quais possam implementar e sustentar as propostas. Com isso, bons projetos sociais deixam de ser realizados, incorrendo em um ônus social direto e indireto crescentes.

Um bom projeto social por si só não é suficiente para alavancar esses recursos. Expressões como gestão social, marketing social, relação custo/benefício, passaram a fazer parte do cotidiano.

Quase todas as organizações possuem em seus quadros, profissionais altamente capacitados em suas atividades fins, mas poucos são especialistas em elaboração de projetos e negociação.

Objetivos:

Fortalecer institucionalmente as organizações por meio da elevação dos níveis de excelência de seus membros;

Mapear e discutir as principais variáveis que impactam e condicionam o comportamento das instituições na elaboração de projetos;

Analisar as modernas estratégias de elaboração de projetos;

Apresentar uma forma mais pragmática, simples e objetiva de conceber um projeto;

Vivenciar as diversas fases de um projeto, desde a concepção da idéia até a avaliação final.

Programa:
     1) Elaboração de projetos para um novo mercado;
     2) Concepção de um projeto;
     3) Desenvolvimento de um projeto;
     4) A captação e a negociação.

Público Alvo: Técnicos de nível superior ou que exerçam funções ligadas a planejamento ou elaboração de projetos.

Consultor: Ricardo de Souza Falcão - Mestrado em Economia, Sócio - Gerente da RFALCAO Consultoria e Planejamento LTDA. Consultor na área de projetos e instrutor do Curso de Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos do IEE-PUC / SP e do IBAM.

25 anos de experiência profissional sendo 15 destes, dedicados ao gerenciamento, elaboração e avaliação de projetos na iniciativa privada, Nações Unidas, United States Agency for International Development e em organizações da sociedade civil.

Data / Horário: 16 a 19 de Agosto de 2000, das 09h às 18h. Obs. dia 16/08 das 12h00 às 20h00 - Informações: Fone: (11) 6191-5151, fax: (11) 217-1619, das 08h às 21h.email: cct@sp.senac.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico