05041000070 - Information Commodities - Dicas Didáticas (70) - Manifestos, Turismo Alternativo, Congressos, Legislação 24/01/01

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


Information Commodities - Dicas Didáticas (70)

Manifestos, Turismo Alternativo, Congressos, Legislação


Apropriaram-se (até) da Rapadura!

Acreditem ou não, tem uma firma meio americana, meio alemã vendendo um produto enlatado que eles descrevem como 'açucar orgânico', feito do caldo de cana de açucar seco, endurecido e ralado, e que eles chamam de -- estão preparados? - "Rapadura (tm)".

Como, minha senhora? O que é que tem? Todo mundo sabe o que é rapadura, claro, concordo. Rapadura é aquele torrão responsável por um bocado de cáries nas boquinhas dos leitores da lista, sei. Mas o detalhe é que essa firma, a Rapunzel Organic Products, botou aquele (tm) do lado do nome (e que aparece toda vez que eles mencionam a rapadura deles) indicando que eles tem direito à palavra como um 'trade mark'. Ou seja, é uma marca registrada.

Não acredita? Veja em http://www.rapunzel.com/products/sugar.html

Ora, como pode! É como se alguém quisesse pegar "banana" e fazer do nome da fruta uma marca registrada! Cada feirante ia ter que pagar royalties por estar vendendo "banana". Dá para fazer de "café" marca registrada? Não dá. Mesma coisa com a rapadura.

Mandei um e-mail pros caras falando para eles deixarem de bobagem, que a rapadura é nossa. Se eles quiserem chamar esse açúcar mascavo deles de 'rapadura Rapunzel', vá lá, mas registrar o nome não dá. Se eles insistem, eles deveriam pagar royalties para os donos do nome - que somos todos nos, os falantes da lingua portuguesa que abriga uma palavra tão simpática como rapadura em nosso vocabulário.

Sugiro que todos vocês se mobilizem e avisem a amigos, parentes e desconhecidos em geral que estão tentando rapinar nossa lingua e fazer virar propriedade privada um produto que é de uso comum.

Escreva protestando para os caras: ek@rapunzel.com (mas escreva em ingles, que de Portugues eles só devem conhecer rapadura, mesmo). Passe a mensagem para a frente. Faça a divulgação num jornal local que você conheça. Ponha a boca no trombone.

Mas não vamos entregar a rapadura!

Ricardo Paoletti - paoletti@banet.net Divulgado por Deborah Munhoz email: <deborahmunhoz@newview.com.br>


Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza

Hotel Ecológico Fazenda Lagoa

A partir de 30/12/2000, estará em pleno funcionamento na Fazenda Lagoa, sede do Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza o Hotel Ecológico Fazenda Lagoa. A Fazenda Lagoa é um lugar privilegiado, onde foram preservadas 300 hectares de florestas tropicais, contendo uma extraordinária biodiversidade (citada e mapeada no Atlas de Biodiversidade de Minas Gerais). Estas florestas constituem a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Lagoa (em processo de criação), abrigando mais de 350 espécies de aves, populações significativas de árvores de madeira de lei e várias espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. Desempenhando o papel de uma estação de campo científico contribuindo para a Educação Informal de alunos de 1o e 2o graus, assim como de estudantes universitários.

Na Fazenda Lagoa está o Centro de Pesquisas e Educação Ambiental do ISM - Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, que dispõe da seguinte infra-estrutura: Espaço de Educação Ambiental e Espiritual, Museu, Biblioteca, Herbário, e 20 trilhas nas matas.

A proposta é ampliar as fronteiras da sala-de-aula para a natureza. A Biblioteca, o Museu e o Herbário abrigam coleções da fauna, da flora e da geologia da região e dão suporte às observações e pesquisas efetuadas. Avistar aves e macacos ameaçados de extinção, observar algumas das 25 espécies de beija-flores, conhecer árvores centenárias como a figueira de 400 anos, são experiências inesquecíveis. Recebendo, há duas décadas, estudantes e pesquisadores do Brasil e de todo o mundo, que nela encontram os meios para realizar suas pesquisas e projetos em vários campos das Ciências da Natureza.

As atividades de Educação Ambiental, pesquisa e observação na mata, são acompanhadas de monitores do Grupo Ecológico Geração 2000 e do Clube de Ciências 11 de Agosto.

Banhos de cachoeira e represa, caminhadas na floresta e pela fazenda, passeio nos jardins e soneca nas redes, eis algumas das propostas de recreação e lazer durante o dia. À noite: ouvir e tocar música no piano de cauda alemão ou no violão japonês, observar estrelas e constelações, bate-papo, desfrutar do acervo bibliográfico do ISM e da Fazenda

Esperamos contar com o seu apoio, no sentido de divulgar o nosso hotel atraindo hóspedes que venham a contribuir com os projetos do ISM.

FOLDER 1 [DOWNLOAD]

FOLDER 2 [DOWNLOAD]

Hotel Ecológico Fazenda Lagoa - Fazenda Lagoa - Caixa Postal 72 - Monte Belo (MG) Fone/Fax.: 35-3561-2002 - E-mail: lagoa@carmonet.psi.br

Maria Cristina Weyland Vieira Presidente - Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza. Enviado por Carmonet" <lagoa@carmonet.psi.br>


Rede Floresta Brasil

Congresso Florestal Brasileiro A Sociedade Brasileira de Silvicultura - SBS em conjunto com a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais -SBEF definiram a realização do 8o Congresso Florestal Brasileiro e 2o Congresso Florestal Pan-Americano.

As entidades estarão organizando os Congressos, previstos para abril de 2002, em Brasília – DF, em parceria e com apoio de entidades setoriais, associações de classe e institutos de ensino e pesquisa.

O tema será "Produtos e Benefícios da Floresta: Oportunidades e Desafios no Século XXI".

Orientações para encaminhamento de trabalhos e demais informações serão apresetadas em breve. Programe-se para participar do maior evento florestal nacional.

Informações: sbs@sbs.org.br / bantel@ig.com.br

Presidente Cria a Agência Nacional de Águas

O decreto que cria a Agência Nacional de Águas (ANA) foi assinado ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelos ministros do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares. Caberá ao Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, a definição da política dos recursos hídricos e a ANA ficará responsável pela sua implementação e gerenciamento. "A instalação da ANA representará, efetivamente, o marco inicial do processo de transição de uma era em que o recurso natural ‘água’ podia ser considerado um bem de livre uso, para outra em que serão quantificadas as externalidades causadas pelos usuários dos rios, tanto pelo consumo de água quanto pelo lançamento de poluentes que afetam o meio ambiente e os demais usuários", afirmou o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.

De acordo com a Lei 9.984, que cria a Agência Nacional de Águas, a ANA será responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e do Sistema de Gerenciamento. Como uma das agências reguladoras, e parte da reforma administrativa do governo, a ANA será instituída como uma entidade de direito público, na forma de uma autarquia, sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira e funcionará vinculada ao Ministério do Meio Ambiente

A lei que institui a Agência Nacional de Águas, foi aprovada no Senado no dia 20 de junho, e sancionada pelo Presidente da República em exercício, Marco Maciel, no dia 17 de julho de 2000. Depois da criação e da sanção da lei, os cinco diretores da ANA foram escolhidos e sabatinados pelo Congresso.

O diretor da ANA, Jerson Kelman, explica que a Lei 9.433 - que disciplina o uso das águas e foi aprovada em 1997 – foi o ponto de partida para a lei da criação da ANA e adota a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e de gerenciamento dos recursos hídricos.

Interação Florestal <interacao@merconet.com.br>


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br


"A hora em que você precisa fazer alguma coisa é quando ninguém
mais quer fazê-la ou quando todos dizem que é impossível."      Eudora Welty

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico