Lgcta2.gif (7527 bytes)

 

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05045000003 - Information Commodities  - Curitiba, PR - SEMANA DE AVALIAÇÃO RURAL - IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná

27/06/00 15:52:23

Information Commodities  - Curitiba, PR

SEMANA DE AVALIAÇÃO RURAL

IBAPE – Pr Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná

O IBAPE – Pr foi constituído em março de 1995 com o nome de INAPAR – Instituto de Engenharia de Avaliações e Perícias do Paraná. Em fevereiro de 2000 buscando um alinhamento com a maioria dos estados da federação, mudou o nome visando fortalecer a entidade a nível nacional, já que na maioria dos estados os institutos estaduais assumem este nome.

A atual gestão tem como presidente o Eng. Civil Emerson de Mello e sua diretoria conta com engenheiros civis, florestais e químicos. E no seu quadro de sócios estão representados todas as profissões registradas no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná.

Como entidade de classe o IBAPE - Pr  mantém frequente relacionamento com outras entidades e órgãos públicos como o CREA , IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, FEAPAR – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, Comitê Brasileiro de Normas Técnicas, Corregedoria Geral da Justiça no Paraná, Prefeitura Municipal, Bancos Públicos , buscando sempre a aproximação com a sociedade organizada e desta maneira procura desenvolver e tornar reconhecida a área de atuação dos profissionais dedicados às avaliações e perícias no setor.

Em seu estatuto rege que o Instituto deverá oferecer a seus associados todos os meios para que estes profissionais venham a se reciclar através de cursos, palestras e debates que visem sempre a formação e atualização dentro da área de avaliações e perícias. O Instituto também está representado , através de alguns sócios, dentro do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas, onde todos os meses se deslocam para São Paulo para participar de estudos das normas relativas a avaliações e perícias.

Assim o IBAPE - Pr vem constantemente oferecendo cursos de extensão na busca do aprimoramento dos profissionais e do reconhecimento da profissão . Neste ano já foram ofertados cursos de Avaliações de Imóveis Urbanos, visando atender uma demanda de profissionais e empresas que precisavam se cadastrar na Caixa Econômica Federal. Também apoiou a realização do curso de Perícias Judiciais de Engenharia, cujo objetivo é formar profissionais capazes de auxiliar o Poder Judiciário, quando acionado para decidir assuntos que envolvam questões técnicas.

SEMANA DE AVALIAÇÃO RURAL

Agora o IBAPE – Promove a Semana de Avaliações Rurais. Está sendo oferecido o Curso de Avaliação de Imóveis Rurais que buscará transmitir as técnicas e métodos existentes para encontrar o verdadeiro valor de mercado do imóvel, que corresponde ao valor médio praticado no mercado, dentro da flutuação normal de preços. Sabe-se que os preços de transações imobiliárias rurais possuem um componente racional da ordem de 70 a 90% na sua formação e outro componente emocional, da ordem de 10 a 30%. O objetivo deste treinamento é o de esclarecer a formação do preço de imóveis rurais no seu componente racional. Para isto serão discutidas Normas Brasileiras e sua aplicação através de estudos teóricos e exemplos práticos. O programa prevê o estudo de métodos de avaliação tanto de imóveis ditos "de porteira fechada" como dos componentes de uma propriedade de forma individual: terras, benfeitorias reprodutivas (culturas), benfeitorias não reprodutivas (edificações), semoventes (rebanhos), máquinas e recursos naturais.

Outro curso, será o de Commodities Ambientais – Novas Alternativas de Gerenciamento Financeiro para o Setor Florestal, que vem apresentar um tema inovador voltado a área ambiental. O programa deste curso pretende discutir o que são Commodities Ambientais e a importância da conceituação brasileira na aplicabilidade da cultura local. Também pretende apresentar como funciona e o que funciona no mercado internacional, além de discutir projetos financeiros para o setor florestal.

A Semana de Avaliação Rural será de 3 a 6 de julho, sendo o Curso de Avaliação de Imóveis Rurais nos dias 3 e 4 das 8:30h às 18h e o de Commodities Ambientais nos dias 5 e 6 das 19h às 22:30h. O evento será realizado no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP , situado a Rua Emiliano Perneta 174 , em Curitiba – Pr.

Maiores informações poderão ser obtidas no Escritório Arquiteta Francisca Cury 41 – 362 – 7067 ou pelo e-mail: francury@terra.com.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico