Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


05045000006 - Information Commodities - Curitiba, PR - IBAPE-Pr Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná - Curso Commodities Ambientais - Novas Alternativas de Gerenciamento Financeiro para o Setor Agro-Florestal 12/09/00

Information Commodities - Curitiba, PR

IBAPE-Pr Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná

Curso Commodities Ambientais

Novas Alternativas de Gerenciamento Financeiro para o Setor Agro-Florestal

O IBAPE – Pr foi constituído em março de 1995 com o nome de INAPAR – Instituto de Engenharia de Avaliações e Perícias do Paraná. Em fevereiro de 2000 buscando um alinhamento com a maioria dos estados da federação, mudou o nome visando fortalecer a entidade a nível nacional, já que na maioria dos estados os institutos estaduais assumem este nome.

A atual gestão tem como presidente o Eng. Civil Emerson de Mello e sua diretoria conta com engenheiros civis, florestais e químicos. E no seu quadro de sócios estão representados todas as profissões registradas no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná.

Como entidade de classe o IBAPE - Pr  mantém frequente relacionamento com outras entidades e órgãos públicos como o CREA , IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, FEAPAR – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, Comitê Brasileiro de Normas Técnicas, Corregedoria Geral da Justiça no Paraná, Prefeitura Municipal, Bancos Públicos , buscando sempre a aproximação com a sociedade organizada e desta maneira procura desenvolver e tornar reconhecida a área de atuação dos profissionais dedicados às avaliações e perícias no setor.

Em seu estatuto rege que o Instituto deverá oferecer a seus associados todos os meios para que estes profissionais venham a se reciclar através de cursos, palestras e debates que visem sempre a formação e atualização dentro da área de avaliações e perícias. O Instituto também está representado , através de alguns sócios, dentro do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas, onde todos os meses se deslocam para São Paulo para participar de estudos das normas relativas a avaliações e perícias.

Assim o IBAPE - Pr vem constantemente oferecendo cursos de extensão na busca do aprimoramento dos profissionais e do reconhecimento da profissão . Neste ano já foram ofertados cursos de Avaliações de Imóveis Urbanos, visando atender uma demanda de profissionais e empresas que precisavam se cadastrar na Caixa Econômica Federal. Também apoiou a realização do curso de Perícias Judiciais de Engenharia, cujo objetivo é formar profissionais capazes de auxiliar o Poder Judiciário, quando acionado para decidir assuntos que envolvam questões técnicas, e foi o pioneiro na implantação do Curso  "Commodities Ambientais"  que resultou no "Forum Nacional da Proposta BECE - Brazilian Environment Commodities Exchange":

"Os paranaenses, conscientes da necessidade da busca de uma via alternativa  para seu desenvolvimento sustentado, unem-se a discussão nacional capitaneada  pela economista Amyra El Khalili, na constituição da BECE - Brazilian   Environment Commodities Exchange (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais) proposta elaborada para o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - CNRB-MA. Preocupado com a necessidade de avanço nas  discussões e ações, o IBAPE-PR sediara proximamente o "Forum Nacional da  proposta BECE", que contará com a presença de vários especialistas no assunto.

Acreditamos na BECE como geradora de negócios , proporcionando oportunidades   econômicas as varias camadas sociais, servindo como base das alternativas de   sustentabilidade para as regiões excluídas de oportunidades de desenvolvimento   e, desta forma, contribuindo para uma distribuição de renda mais equânime.

Espera-se que essa iniciativa possa trazer ao contexto nacional uma visão mais  realista e integradora da necessidade da conciliação entre a produção e a  conservação dos recursos naturais, e das oportunidades de negocio que essa  visão pode gerar."

Alunos do  1o Curso de Commodities Ambientais- Novas Alternativas de Financiamento para o Setor Agro-Florestal no Estado do Paraná

Folha de São Paulo/Folha Ciência

18.08.2000

ONG propõe "Commodity ambiental"

Ambiente

Por Claudio Angelo* - Enviado Especial ao Rio

Para economista, Brasil tem abundância de bens para o novo mercado

O Brasil poderá se tornar um grande exportador de um novo tipo de commodity - a ambiental. O conceito, formulado pela economista Amyra El Khalili, foi apresentado ontem no seminário "O Setor financeiro e o Meio Ambiente", promovido pela Câmara do Comércio Brasil-EUA no Rio.

Segundo El Khalili, da organização Não Governamental CTA (Consultant, Trader and Adviser), commodity ambiental é qualquer commodity produzida de acordo com critérios de desenvolvimento sustentável.

Um exemplo: água mineral que fosse explorada obedecendo as regras de proteção da mata ciliar. Ou produtos orgânicos.

Segundo a economista, há sete matrizes para as commodities ambientais: água, energia reno'vavel, minérios, biodiversidade, madeira, reciclagem e controle de emissão de poluentes. "O País tem tudo isso em abundância",  afirmou a economista. "Há um mercado novo a se explorar."

Os compradores dessas commodities seriam fundos de investimento em terceiro setor. Eles atuariam em uma bolsa de commodities ambientais.

Mercado de carbono

A posição do Brasil no mercado mundial de carbono também foi discutida. Esse mercado, que deverá ser regulamentado em novembro, com a continuidade da discussão do Protocolo de Kyoto, pode ser fonte de investimentos.

"O aquecimento global é uma realiadade inegável. Se ele não for tratado pelo mercado financeiro, algum outro mecanismo terá de ser criado para fazêr-lo",   disse o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat'sitica (IBGE), Sérgio Besserman Vianna.

Uma maneira de negociar o caborno é vender "créditos"  aos países poluidores - obrigados pelo Protocolo de Kyoto a reduzir suas emissões. Os créditos viriam di carbono sequestrado por projetos de reflorestamento. (CA)

O Curso Commodities Ambientais

Objetivos:

A quem se destina:

Engenheiros Civis, Agrônomos, Florestais, Arquitetos, Ambientalistas, Empresários,  Advogados, Setor Publico, Sistema Financeiro, Tradings, Sindicatos, Conselhos Regionais, Cooperativas Agropecuárias, Produtores Rurais, Líderes Clusters , entre outros.

Programa

1. O que são Commodities Ambientais?

2. A importância da conceituação brasileira na aplicabilidade da cultura local.

3. Como funciona, ou o que funciona no mercado internacional.

4. Commodities Ambientais e o Setor Agro-Florestal

5. Marketing & Agribusiness versus Marketing & Ecobusiness

6. Proposta BECE - Brazilian Environment Commodities Exchange

7. Aplicação de Case

  1. BECE - Brazilian Environment Commodities Exchange – Proposta para o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

  2. Produzindo um projeto Econômico Financeiro para o Setor Agro-Florestal

Carga Horária :16 horas

Instrutora

Economista Amyra El Khalili

Apoio

Datas e Horários

dias 27 e 28 de setembro - das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

VAGAS LIMITADAS.

Inscrições serão aceitas até o dia 22.09.00

Local

Hotel Bourbon

Rua Cândido Lopes, 102  - Sala Catuaí

Curitiba - Pr

Informações e inscrições

IBAPE - PR

Rua Emiliano Perneta, 174 3º andar Curitiba - Pr

Telefone: 41 - 225 - 1167 ( pela manhã)

e-mail : inscricoes@ibapepr.org,br

Escritório Arquiteta Francisca Cury

Rua Dr. Faivre 750 cj.602 Curitba - Pr

telefone: 41 - 362 - 7067    fax: 41 - 362 - 5306

e-mail : francury@terra.com.br  -   www.ibapepr.org.br


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico