Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 -
amyra@netdoctors.com.br


05060084001 - Information Commodities - Caxambu, MG - FONTE D'ÁGUA - http://www.ces.fau.edu - FLORIDA CENTER FOR ENVIRONMENTAL STUDIES -CES FAU - Festival Água no 3º Milênio: Um sucesso em número e qualidade dos trabalhos inscritos 09/10/00

Information Commodities - Caxambu, MG

FONTE D'ÁGUA - http://www.ces.fau.edu
FLORIDA CENTER FOR ENVIRONMENTAL STUDIES -CES FAU

Festival Água no 3º Milênio: Um sucesso em número e qualidade dos trabalhos inscritos

Pela primeira vez no planeta Terra, a Água é tema de uma grande festa popular, onde cerca de 500 ambientalistas e artistas apresentarão trabalhos ao público.

O Festival "Água no 3º Milênio", a ser realizado em Caxambu, no sul de Minas Gerais, de 23 a 26 de novembro, terá uma programação artística diversificada, ao lado de um fórum ecológico, com a realização de palestras  e mesas redondas, vivências e oficinas ambientais.  O evento é um marco no trabalho de preservação de um bem que ser torna cada dia mais precioso, tanto que já é considerado o ouro azul do novo milênio. O objetivo do Festival é destacar para a sociedade o valor da água para a sobrevivência da humanidade, no 3º milênio. Em vista do risco de escassez desse tesouro mineral, poderão ser enfocadas questões como a situação atual no Brasil e no mundo, o que precisa ser feito para preservação da água potável no planeta e o que já tem sido realizado por grupos ambientalistas e entidades da sociedade civil.

No campo artístico, haverá lançamentos de livros, recitais poéticos, apresentações musicais, de dança, de teatro, exposições e outras atividades que sensibilizem o público e despertem a atenção das pessoas para os significado da água na vida de todos nós. Esse objetivo é realçado também com a valorização da cultura de raiz.

Estão previstos ainda resultados práticos dentro do Festival. No último dia da programação, será criado em Caxambu um Centro de Referência do Movimento de Cidadania pelas Águas, pelo  coordenador nacional do Movimento, Luiz Carlos Baeta Neves.

Inscrições: A organização do evento obteve um resultado significativo quanto à quantidade e à qualidade dos trabalhos ecológicos e artísticos inscritos para apresentação a um público diversificado.

Painéis: Os interessados vão poder assistir a três painéis, com temas básicos, que abrangem praticamente todas as palestras do evento:

I. Quantidade e Qualidade da Água/ Desenvolvimento Sustentável

II. Água e Saúde

III. Natureza e Consciência.

Entre os palestrantes, destacam-se as inscrições de representantes da Unesco, do IV Diálogo Interamericano de Manejo das Águas (do Ministério do Meio Ambiente), do Flórida CES - Centro de Estudos Ambientais - das Universidades da Flórida. O IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - OEA, será representado pelo consultor Franklin Frederick , que fará palestra e vivência de litopuntura - acupuntura da Terra.

No Fórum Ecológico, uma das presenças importantes é do presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro, José Chacon de Assis. O CREA-RJ é hoje uma instituição com reconhecida atuação na área de preservação da água potável no Brasil.

A economista Amyra El Kalili, coordenadora da Rede CTA-UJ GO, vai expor um tema muito oportuno,  "Água como Valor Econômico", que será também apresentado no 2º Fórum de ONGs AMBIENTALISTAS, da ECOLATINA 2000.

Vivências e Oficinas Ambientais:  As atividades de educação ambiental serão de grande importância, dentro da programação do Festival, pois poderão atingir não só o público adulto, mas também crianças e adolescentes. O Parque das Águas será o local da realização dessas oficinas, como a do Projeto Palavra Mágica, realizado através da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Niterói, Rio de Janeiro.

Arte: As atrações artísticas do Festival serão diversificadas, vão desde manifestações da cultura regional mineira,  até produções de diversos Estados brasileiros e de outros países. Por exemplo, estará expondo seus quadros o angolano Ndalu. O violeiro brasiliense Marcos Mesquita e sua Banda vão apresentar interessante trabalho de pesquisa musical de raiz.

Ao mesmo tempo, poetas do Uruguai, Argentina, Canadá, Brasil, etc. realizarão publicamente recitais e leitura de textos. O Coral da Fundação Matutu e a peça infantil "Glub, a Gotinha", de São Paulo serão mais duas das muitas atrações artísticas que acontecerão no Parque das Águas, ruas, praças, escolas, hotéis e outros espaços cedidos pela sociedade local. A Banda da Cultura Racional, com 150 integrantes, estará percorrendo a cidade e, como manda a tradição, também poderá ser vista no coreto do Parque das Águas. Caxambu será, por quase todo lugar, uma festa popular de reverência à água.

Shows: Um show regional dará início ao Festival, na 5ª feira (23/11), 21 hs, no Centro de Convenções de Caxambu. Nas duas noites seguintes, mais dois shows, mesclando artistas regionais com artistas de outros estados e países. A seqüência será coroada com a apresentação do GRUPO EL KHALILI BELLY DANCE - Estudos e Pesquisas de Ritmos Árabe-Brasileiros, ONG para difusão da cultura árabe-brasileira. O espetáculo é a Dança pelas Águas em Missão de Paz, num percurso que se inicia com os beduínos e seus rituais de consagração da água, passa por vários países, numa integração com as culturas de outros povos, até chegar ao Brasil, com o samba do ventre. Uma verdadeira peregrinação pela água.

Algumas informações importantes: A iniciativa do Festival Água no 3º Milênio é de duas ONGs: Projeto Cultural Sul- PCSUR e Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico - ANEDE. O PCSUR é um movimento de artistas latino-americanos em prol da cultura de raiz. O presidente mundial, o escritor Tito Alvarado, reside no Canadá e mantém uma rede de comunicação com os artistas e interessados, via internet, pelo e-mail pcsur@magma.ca

A ANEDE é uma organização não governamental, que se posiciona no sentido de preservar o meio ambiente, por meio do desenvolvimento auto-sustentável. E principalmente, procura atuar para que cresça a compreensão espiritual da Natureza e de nosso lugar dentro dela.

Destacam-se, dentre a atuação da ANEDE, a preservação de áreas na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica e no Cerrado, além da participação na ECO-92, apresentando a Carta "Ecologia e Espiritualidade". O e-mail de contato com a entidade é encant@zaz.com.br

Apoio: O Festival Água no Terceiro Milênio tem apoio da UNESCO, do CIM - Câmara de Integração do Mercosul, do Movimento de Cidadania pelas Águas - Ministério do Meio Ambiente, dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, da Secretaria de Turismo de Minas Gerais. Na cidade de Caxambu, o Festival está sendo organizado com o apoio, entre outros, da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, da Associação Comercial, do Sindicato de Hotéis.

Porquê Caxambu: Caxambu, conhecida estância hidromineral brasileira, além da beleza da geografia montanhosa e de passeios interessantes, oferece o Parque das Águas com 12 fontes de água mineral, cada qual com propriedades terapêuticas específicas. De acordo com pesquisas respeitadas no mundo científico, constitui o maior lençol de água mineral do planeta. O bem cuidado Parque mantém ainda um balneário. A rede hoteleira e o comércio local são adequados a uma cidade turística.

Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas na homepage

www.issoai.com.br/festivalaguanoterceiromilenio 

ou pelo e-mail

festivalaguanoterceiromilenio@hotmail.com

A lista de hotéis pode ser obtida tanto através do site, como das divulgações feitas pela Comissão do Festival. Os hotéis de Caxambu já estão recebendo as reservas de diárias. Os visitantes também podem contar com os serviços de traslado da agência de viagens e turismo Bom Destino, através do e-mail bomdestino@attglobal.net  ou do telefone (0xx11)- 5678-6178.

Durante o Festival, o público terá livre acesso a todas as apresentações, tanto artísticas, como científicas.

Boa Notícia Assessoria de Comunicação e Eventos Ivanir V. de Oliveira - Jornalista  Mtb 11.601 - boanoticia@hotmail.com

Para falar com a coordenação do Fonte d'Água, escreva para e-mail:
fontedagua-request@ces.fau.edu.


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker


Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico