Lgcta2.gif (7527 bytes)

Rede CTA-Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo
Rede - Sindecon Tel/Fax.: 3107.2035 - amyra@netdoctors.com.br


05093000001 - Information Commodities - Forum do Clima - Instituto Pró-Sustentabilidade - 28.07.00 - Palestra de Pat Keegan no IEE-USP- Por Rachel Birdeman, 31/07/00,11:15:21

Information Commodities - Forum do Clima

Instituto Pró-Sustentabilidade - 28.07.00

Palestra de Pat Keegan no IEE-USP

Por Rachel Birdeman*

O Palestrante é Mestre em Administração Pública, com enfoque em Política Energética. Fez palestra na USP, na data de hoje, à convite dos professores do IEE. Pat Keegan trabalhou 10 anos no Washington State Energy Office na área de conservação de energia. Desde 1993 tem trabalhado em projetos internaicionais na área de eficiência energética, energia renovável e mudança climática. Atualmente coordena um projeto de transferência de tecnologia no Brasil.

Sua palestra enfocou temas relacionadas à mudança climática global, à eficiência energética e a programas de eficiência energética no Brasil. Algumas colocações seguem listadas a seguir sem qualquer ordem lógica (apenas para conhecimento de todos sobre as questões abordadas).

  1. Sobre os gases de efeito estufa: enfatizou que representam apenas 1% do total de gases na atmosfera, mas são responsáveis pela manutenção da temperatura na atmosfera em níveis aceitáveis. Sem esses gases de efeito estufa a temperatura seria 36o C menor. Indicou que dos gases efeito estufa, o CO2 atingiu níveis 30% superiores aos índices anteriores ao período pré-industrial.

  2. Destacou que o IPCC foi criado em 1988 pela WTO (World Metereologial Organization), conta com 2000 cientistas e tem representantes do Brasil, como o Prof. Moreira.

  3. Fez apresentações de gráficos que ilustram diferentes cenários de emissões de gases de efeito estufa e seu impacto sobre o aumento da temperatura, refletindo a manutenção dos padrões atuais ou a implementação das medidas propostas nos tratados internacionais do clima. Caso nada seja feito, preve-se o aumento da temperatura média em até 9o C até o ano 2300, cujos impactos sobre a vida e os ecossistemas do Planeta são imprevisíveis. Citou exemplo tirado de um site canadense sobre mudança do clima onde está prevista a mudança dos ecossistemas com o aumento da temperatura (a floresta boreal, por exemplo, deixará de existir na região central do Canadá, se as temperaturas continuarem subindo).

  4. Destacou que o IPCC concluiu que os impactos do aumento da temperatura ocorrerão nas seguintes áreas: saúde, agricultura, florestas, recursos hídricos, áreas costeiras, espécies e ecossistemas naturais.

  5. O aumento da temperatura média no planeta tem como principal responsável a queima de combustíveis fósseis (3/4 dos impactos são decorrentes da queima desses combustíveis)

  6. O Brasil é o 18o maior emissor de gases efeito estufa, se considerarmos apenas fatores energéticos. Se consideramos a queima das florestas, o Brasil fica entre os dez primeiros maiores emissores de gases efeito estufa.

  7. Destacou o discurso de políticos, representantes do governo, gente de mídia e de empresas nos EUA, que após a aprovação do Protocolo de Kyoto fizeram grande estardalhaço na mídia afirmando que o cumprimento dos tratados internacionais do clima implicariam num grande desastre para a economia norte-americana, o que poderia significar perda de 1 milhão de empregos e uma queda de 4,2 % do PIB.

  8. Destacou a importância dos sistemas de co-geração para o cumprimento das metas de redução da emissão de gases efeito estufa.

  9. Destacou projetos de eficiência energética e a necessidade e importância da implementação de projetos de eficiência energética em prédios comerciais, residenciais, nos sistemas de transportes e na indústria. Contou sua experiência sobre a dificuldade de convencimento dos tomadores de decisão nas indústrias sobre os ganhos econômicos advindos da adaptação de seus sistemas para novos sistemas mais eficientes em termos energéticos. Apesar dos números comprovarem a economia, há grande lentidão no convencimento dos tomadores de decisão, que podem ter outras prioridades em mente.

  10. Comentou sobre os mecanismos do Protocolo de Kyoto (CDM e Joint Implementation) e do papel das empresas concessionárias de serviços energéticos (ESCOs) na implementação desses mecanismos. Têm grande vantagem nessa área por dominarem o conhecimento e têm posição vantajosa que possibilitará sua liderança nos mercados de carbono.

  11. Citou o projeto de que faz parte (TCAPP) cuja ações visam aumentar investimentos em energia limpa, transferência de tecnolgia e redução da emissão de gases efeito estufa. As prioridades que esse projeto estabeleceu para o Brasil são nas seguintes áreas: co-geração; transporte; fontes de energia renováveis para zonas rurais; células de combustível.

Rachel Biderman Furriela é coordendora em conjunto com Fábio Feldmann e Laura Valente do Forum do Clima e Diretora do Instituto Pró-Sustentabilidade email:biderman@uol.com.br

Convite de associação a forumclimabr

Gostariamos de convida-lo(a) para participar deste grupo de discussao eletronica que visa implementar o Forum Brasileiro de Mudancas Climaticas, criado por Decreto do Presidente Fernando Henrique para conscientizar e mobilizar a sociedade para a implementacao da convencao sobre mudanca climatica e mecanismo de desenvolvimento limpo (Protocolo de Kyoto). Essa eh uma iniciativa do Instituto Pro-Sustentabilidade, ONG de Sao Paulo, composta por profissionais da area ambiental, com 20 anos de experiencia. Os facilitadores iniciais da rede serao os srs. Fabio Feldmann, Laura Valente e Rachel Biderman.

Favor confirmar se deseja participar, seguindo as instrucoes desta mensagem. Agradecemos se puder divulgar para colegas que tenham interesse na area.

PARA SE ASSOCIAR A ESTE GRUPO, simplesmente  Va para nosso site em 
http://www.egroups.com/invite/forumclimabr   e clique no botão "ADERIR"

Moderador, forumclimabr  email: <forumclimabr-owner@egroups.com>


Consulte o banco de dados da Rede CTA-UJGOIAS
O Universo Jurídico do Estado de Goiás
http://www.ujgoias.com.br - ujgoias@ujgoias.com.br

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"    Peter Drucker
==================================================
Rede CTA-UJGOIAS - Consultant, Trader and Adviser
Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro!
Sindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo

amyra@netdoctors.com.br - www.sindecon-esp.org.br


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"     Peter Drucker

[ Topo ]

UJGOIÁS - O Universo Jurídico